Seleção de bolsistas vai até o dia
12 de maio. O interessado deve dizer o que gostaria de fazer no projeto e
enviar currículo para o e-mail: memoriainvencao@gmail.com Informações pelo telefone: 98315-3093.
O professor Daniel Faria, da UnB, e Carlos Henrique Siqueira estão à frente do projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A bolsa é de R$ 550,00.
Projeto de pesquisa tem o objetivo de valorizar a diversidade como a identidade cultural candango-brasiliense, por meio da promoção da memória coletiva da cidade e do mapeamento das diversas expressões imateriais que construíram e constroem a Capital dos Brasis.
A partir do levantamento e resgate de acervos relacionados a personagens fundamentais para a gênese cultural de Brasília (no plano Memória) e da produção de novos registros sobre agentes e movimentos contemporâneos (plano Invenção), a memória e o espírito inventivo serão ressaltados como patrimônios indispensáveis à compreensão da nossa identidade: a diversidade. Os resultados do projeto serão organizados em um site e apresentados em rodas de diálogos.
No detalhamento do projeto, Daniel lista cinco objetivos:
1. Pesquisa. Mapeamentos, levantamentos, resgates de acervos e produção de novos registros sobre personagens históricos e agentes contemporâneos que construíram e constroem a cultura candango-brasiliense. Consiste em minucioso trabalho de pesquisa a ser procedido por equipe profissional, em atenção às diretrizes do projeto e com base nas orientações do Conselho Curador. Este produto oferecerá as matérias-primas essenciais do projeto.
2. Site. Ambiente virtual que reunirá e disponibilizará os resultados da pesquisa, com o acervo levantado e produzido por meio do projeto. A intenção é que o site se torne uma fonte de pesquisas e estudos sobre a cultura de Brasília.
Além de servir como plataforma para disponibilização dos levantamentos, resgates, entrevistas e registros audiovisuais realizados, o site apresentará as pílulas audiovisuais.
3. Seis pílulas audiovisuais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, serão produzidas seis pílulas audiovisuais (com cerca de cinco minutos cada) com o objetivo de compor e explicitar a linha argumentativa que traduz o objetivo do projeto, revelando a essência comum entre as diversas expressões imateriais que compõem a cultura candango-brasiliense.
Servirão, assim, como instrumentos para o reconhecimento e valorização da diversidade como patrimônio constituidor da identidade cultural da Capital dos Brasis. A intenção é “viralizar” estes vídeos por meio das redes sociais, propiciando maior alcance e difusão do projeto.
4. Três rodas de diálogos. Atividades voltadas para o compartilhamento presencial dos resultados da pesquisa junto ao público envolvido e à população em geral. O formato das atividades consistirá em apresentação do projeto, exibição das pílulas audiovisuais e roda de conversa para aprofundamento das reflexões.
Visando facilitar a participação da população, o objetivo é realizar as rodas de diálogos em praças públicas, a saber: Praça do Centro Histórico, em Planaltina; Praça do Cidadão, em Ceilândia; e Praça da Quadra 07, no Varjão.
A divulgação, por meio de carro de som, se estenderá às comunidades circunvizinhas: Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Paranoá, Itapoã e núcleos rurais do Lago Norte.
O professor Daniel Faria, da UnB, e Carlos Henrique Siqueira estão à frente do projeto financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A bolsa é de R$ 550,00.
Projeto de pesquisa tem o objetivo de valorizar a diversidade como a identidade cultural candango-brasiliense, por meio da promoção da memória coletiva da cidade e do mapeamento das diversas expressões imateriais que construíram e constroem a Capital dos Brasis.
A partir do levantamento e resgate de acervos relacionados a personagens fundamentais para a gênese cultural de Brasília (no plano Memória) e da produção de novos registros sobre agentes e movimentos contemporâneos (plano Invenção), a memória e o espírito inventivo serão ressaltados como patrimônios indispensáveis à compreensão da nossa identidade: a diversidade. Os resultados do projeto serão organizados em um site e apresentados em rodas de diálogos.
No detalhamento do projeto, Daniel lista cinco objetivos:
1. Pesquisa. Mapeamentos, levantamentos, resgates de acervos e produção de novos registros sobre personagens históricos e agentes contemporâneos que construíram e constroem a cultura candango-brasiliense. Consiste em minucioso trabalho de pesquisa a ser procedido por equipe profissional, em atenção às diretrizes do projeto e com base nas orientações do Conselho Curador. Este produto oferecerá as matérias-primas essenciais do projeto.
2. Site. Ambiente virtual que reunirá e disponibilizará os resultados da pesquisa, com o acervo levantado e produzido por meio do projeto. A intenção é que o site se torne uma fonte de pesquisas e estudos sobre a cultura de Brasília.
Além de servir como plataforma para disponibilização dos levantamentos, resgates, entrevistas e registros audiovisuais realizados, o site apresentará as pílulas audiovisuais.
3. Seis pílulas audiovisuais. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, serão produzidas seis pílulas audiovisuais (com cerca de cinco minutos cada) com o objetivo de compor e explicitar a linha argumentativa que traduz o objetivo do projeto, revelando a essência comum entre as diversas expressões imateriais que compõem a cultura candango-brasiliense.
Servirão, assim, como instrumentos para o reconhecimento e valorização da diversidade como patrimônio constituidor da identidade cultural da Capital dos Brasis. A intenção é “viralizar” estes vídeos por meio das redes sociais, propiciando maior alcance e difusão do projeto.
4. Três rodas de diálogos. Atividades voltadas para o compartilhamento presencial dos resultados da pesquisa junto ao público envolvido e à população em geral. O formato das atividades consistirá em apresentação do projeto, exibição das pílulas audiovisuais e roda de conversa para aprofundamento das reflexões.
Visando facilitar a participação da população, o objetivo é realizar as rodas de diálogos em praças públicas, a saber: Praça do Centro Histórico, em Planaltina; Praça do Cidadão, em Ceilândia; e Praça da Quadra 07, no Varjão.
A divulgação, por meio de carro de som, se estenderá às comunidades circunvizinhas: Sobradinho, Samambaia, Taguatinga, Paranoá, Itapoã e núcleos rurais do Lago Norte.
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