sábado, 3 de janeiro de 2015

MORRE PRIMEIRO SENADOR NEGRO ELEITO PELO VOTO POPULAR NOS EUA

Edward W. Brooke, o primeiro negro eleito por voto popular ao Senado dos Estados Unidos, morreu neste sábado, aos 95 anos, segundo informou a porta-voz do partido republicano de Massachusetts, Kirsten Hughes, ao jornal "The Boston Globe".

Brooke, membro do partido republicano, foi senador por Massachusetts entre 1967 e 1979, após ser eleito por voto popular em 1966 no estado, em pleno auge do movimento pelos direitos civis.

O político não foi o primeiro senador negro do país, visto que houve dois senadores negros pouco depois da Guerra Civil americana, mas esses foram escolhidos pelas legislaturas estaduais e não pelo voto popular, uma prática que se instaurou no começo do século XX.

Durante o período como senador, Brooke foi ovacionado pelo restante dos representantes e obteve a maior honraria da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, a principal associação de defesa dos direitos dos negros) em 1967, 12 anos antes de Rosa Parks.

Brooke, nascido em 1919 em uma família de classe média, recebeu em 2004 a máxima honraria civil do país, a Medalha Presidencial da Liberdade, e em 2010 obteve a Medalha de Ouro do Congresso.



Desde sua chegada ao Senado, houve outros seis senadores negros: o próprio Obama, os também democratas por Illinois Carol Moseley Braun e Roland W. Burris; o democrata Mo Cowan, por Massachusetts; o republicano Tim Scott, pela Carolina do Sul; e o democrata Cory Booker, por Nova Jersey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário