segunda-feira, 18 de junho de 2018

OSUEL TRAZ CONCERTO COM JANÁCEK; DE FALLA E CAMARGO GUARNIERI

É COPA DO MUNDO! COMPOSITORES NACIONALISTAS

O clima de Copa do Mundo está no ar e nossas atenções se voltam para as mais diversas nações e suas culturas. No concerto da Temporada Ouro Verde desta quinta-feira, dia 21, a Orquestra Sinfônica da UEL traz em seu programa o tema “Compositores Nacionalistas”. Até o século XVIII, no Barroco e parte do Classicismo, os estilos musicais não podiam ser facilmente classificados como de um único país: os estilos e formas eram disseminados internacionalmente. No século XIX, porém, a política europeia foi marcada por intensos movimentos nacionalistas com objetivo de ou fortalecer nações autônomas ou de promover a independência (no caso de povos dominados por estrangeiros). Neste sentido, a música tornou-se um forte veículo para suas aspirações: autoafirmação, independência, identificação como nação e valorização da própria língua e da própria terra.


Sob a regência do Maestro Alessandro Sangiorgi, a OSUEL trará uma mostra de alguns compositores nacionalistas com as obras: “Suíte para Cordas” do tcheco Leos Janácek, "Pantomima'" e "Dança Ritual do Fogo" (de “El Amor Brujo”) do espanhol Manuel de Falla, e a “Suíte Vila Rica” do brasileiro Camargo Guarnieri.

Os ingressos estarão à venda no Teatro Ouro Verde na quarta e quinta-feira, das 13h às 19h. Na quinta-feira, dia do concerto, a venda de ingressos se estende até o início do espetáculo.

Serviço
Concerto da Orquestra Sinfônica da UEL - Compositores Nacionalistas
Data: 21/06, quinta-feira
Horário: 20h30min
Local: Teatro Universitário Ouro Verde
Ingressos: R$ 20 (entrada inteira) e R$ 10 (meia-entrada) à venda no Teatro Ouro Verde dias 20 e 21/06 das 13h às 19h

Nenhum comentário:

Postar um comentário