quinta-feira, 16 de junho de 2016

EXPOSIÇÃO RECONTA A TRAJETÓRIA DE FRANCO MONTORO





A vida e a obra do homem que empunhou a bandeira pelas Diretas Já e abriu caminho para a redemocratização do Brasil será o enredo da exposição “Franco Montoro, 100 anos”, que o Memorial da América Latina inaugura na próxima terça-feira/14, na Biblioteca Latino-americana, com entrada gratuita.
Até 17 de julho, a história do democrata André Franco Montoro, homem inquieto e de agitada atividade pública, será recontada em fotos, documentos, jornais, depoimentos e registros audiovisuais, vistos à luz do atual cenário político e social brasileiro.
Nos mais de 50 anos da trajetória política de Montoro em diferentes cargos no legislativo e executivo brasileiro, destacam-se sua atuação como governador de São Paulo (1983-87) e seu papel como líder do movimento Diretas Já. Começou no Partido Democrata Cristão (PDC), passando em seguida pelo MDB, PMDB e PSDB, que ajudou a fundar. Com formação em direito, pedagogia e filosofia, ao longo dos anos ainda manteve constante publicação de artigos e atividade docente na USP e na PUC-SP.

Não é a primeira vez que o Memorial celebra Montoro, nacionalista e grande defensor da integração dos países da América Latina. Em 2007, oito anos após sua morte (em julho de 1999), políticos, amigos, acadêmicos e familiares participaram do seminário em homenagem ao político.

“Agora, em parceria com a família, pretendemos um evento abrangente, que possa atrair um maior número de pessoas, especialmente os da nova geração que não tiveram o privilégio de ter convivido com este grande estadista que foi Franco Montoro”, diz o cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina.

Além dos itens de família, a exposição foi organizada a partir dos acervos do Centro de Memória Franco Montoro (Biblioteca Latino-Americana), Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV), Arquivo Público do Estado de São Paulo e TV Cultura.

Exposição “Franco Montoro – 100 anos”
Data: de 14/6 a 17/7
Visitações: diariamente, das 9h às 18h
Local: Biblioteca Latino-Americana – Memorial da América Latina
Acessos: Portões 1 e 5
Entrada gratuita
Classificação Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário