sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CAMPEÃO DA F1 SERÁ CONHECIDO NO BRASIL

O campeão da F-1 será decidido pela 27ª vez na última prova da temporada, neste domingo, no GP Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo, onde Sebastian Vettel (Red Bull) e Fernando Alonso (Ferrari) podem se sagrar campeões.

O histórico de decisões na prova final começa em 1950, ano da primeira temporada da F-1, quando o italiano Giuseppe Farina, o argentino Juan Manuel Fangio e o também italiano Luigi Fagioli, chegaram ao GP da Itália com chances de levantar a taça.

Fangio, que corria pela Alfa Romeo, era o líder e chegou a largar na pole position, mas abandonou na 23ª volta. Seu companheiro Farina, que era o terceiro na tabela, acabou vencendo a prova e conquistando o título. Fagioli foi o terceiro na prova e no campeonato.

Mas a conquista ser de um piloto que não era o líder antes da última prova não é a situação mais comum. Em 16 das 26 decisões, o título ficou com o então primeiro colocado. Além de 1950, a virada só aconteceu em 1964, 1976, 1981, 1983, 1986, 1997, 1999, 2007 e 2010.

Duas dessas temporadas (81 e 83) marcam dois títulos de Nelson Piquet. Na primeira, correndo pela Brabham, o brasileiro era o segundo colocado no campeonato e brigava com o argentino Carlos Reutemann, da Williams, então líder, e o francês Jacques Laffite, da Ligier, terceiro na temporada. O brasileiro levou a taça com o quinto lugar, já que o francês foi sexto e o argentino oitavo no GP dos Estados Unidos.

Dois anos depois, novamente pela Brabham, Piquet chegou a última prova, o GP da África do Sul, em segundo, atrás do francês Alain Prost, da Renault, e à frente do também francês René Arnoux, da Ferrari. O brasileiro foi terceiro e os dois rivais abandonaram a prova, o que tornou Piquet campeão pela segunda vez.

A última vez que a última prova se tornou o palco da decisão foi em 2010. Fernando Alonso, já na Ferrari, chegou ao GP de Abu Dhabi líder com oito pontos à frente de Mark Webber, 15 de Sebastian Vettel (os dois últimos da Red Bull) e 24 de vantagem sobre Lewis Hamilton.

A estratégia do espanhol visava "marcar" de perto o rival australiano, o que deu certo, já que Alonso foi sétimo e Webber o oitavo, entretanto, Vettel venceu a corrida e saiu dos Emirados Árabes campeão mundial pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário