domingo, 15 de fevereiro de 2026

PERFIL NEGRO: POETA LEDA MARIA MARTINS

Poeta, ensaísta, dramaturga, pesquisadora e Rainha de Nossa Senhora das Mercês, Leda Maria Martins é uma mestra dos saberes, uma extraordinária e notável artista das palavras. Reconhecida no Brasil e no exterior, é fonte de inspiração para artistas e intelectuais de vários campos do conhecimento.
Seu pensamento e suas obras, cuja potência desequilibra o eurocentrismo do pensamento hegemônico e interferem diretamente no fazer artístico nacional e internacional, são fundamentais e de extraordinária relevância para entender o Brasil e sua relação histórica com a negrura, assim como abre espaços para pensar o mundo, as ancestralidades e seus futuros. ​
Sobre esta admirável e extraordinária intelectual e artista, muitos já se manifestaram publicamente. Diana Taylor, professora da Universidade de Nova York, refere-se ao seu livro Performance do tempo espiral, como “brilhante e tão urgente quanto poético, uma leitura obrigatória”. O filósofo Eduardo Oliveira se dirige a ela como “Cartografia de saberes (...) artesã de tantos encantos”. E Dione Carlos, em um belo e comovente depoimento, diz que “sua majestade Leda Maria Martins” é uma “sacerdotisa de letras vivas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário