terça-feira, 30 de agosto de 2022

NOBEL DA PAZ: MORRE MIKAIL GORBACHEV

Nascido em Privolnoye, na Rússia, em 1931, Mikhail Gorbachev colocou em prática seu interesse político pela primeira vez em 1952, com pouco mais de 20 anos, quando se inscreveu no Partido Comunista da União Soviética (PCUS). No período, o partido tinha como líder Joseph Stalin, mas já estava nos anos finais do comando stalinista, que teve fim em 1953 com a morte do mandatário. Mikhail estudou direito na Universidade de Moscou. Durante seu período acadêmico, conheceu Raisa, com quem se casou em setembro de 1953, dois anos antes da formatura. Sem terminar a graduação, o casal se mudou para em Stavropol, no sul da Rússia, onde tiveram uma filha. No local, Gorbachev tornou-se secretário do Partido Comunista do da cidade.
Em 1966, também em Stavropol, Mikhail Gorbachev formou-se em agronomia. Graduado, começou a progredir na carreira política. Em 1970 foi nomeado Primeiro Secretário da Agricultura e, no ano seguinte, membro do Comitê Central. Em 1974, tornou-se representante do Soviete Supremo e, em 1979, entrou para o Politburo, órgão executivo do Partido Comunista, que reunia as lideranças do órgão. Sim, Mikhail levou pouco mais de 25 anos para sair do início e chegar ao topo do partido comunista mais poderoso do mundo na época. Ao longo de seus anos no órgão que pregava o comunismo na
União Soviética, Gorbatchev teve a oportunidade de viajar a diversas partes do mundo, o que, segundo historiadores, influenciou o seu ponto de vista político e social no comando de seu país. Esse diálogo com os líderes estrangeiros teria ajudado o último presidente da União Soviética na abertura de sua nação para o mundo após dezenas de anos da política de cortina de ferro, com de economia e política quase que completamente fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário