terça-feira, 23 de novembro de 2021

DE PARANAGI PARA O MUNDO: A EMOCIONANTE HISTÓRIA DE TIAGO ALMEIDA, GRANDE INFLUÊNCIA NA GESTÃO EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO NORTE DO PARANÁ

VIDA PESSOAL: Saudações! Sou Tiago de Almeida, tenho 37 anos e atualmente resido no município de Uraí/PR. Sou Família humilde, meu pai Sr. Elvio de Almeida, caminhoneiro, minha mãe Sra Neusa Maria Pires Almeida, dona de casa e boleira. Sou natural de uma pequena cidade chamada Rancho Alegre, interior do estado do Paraná, norte pioneiro, 70km de Londrina, mas fui criado no distrito de Paranagi, 80 km de Londrina, pertencente ao Município de Sertaneja/PR.
Minha infância foi muito tranquila, apesar de uma Família simples, meu pai nunca deixou faltar nada para eu e meus irmãos Cristhiani (mais velha) e Kleber (irmão do meio) A vida no pequeno distrito com poucos mais de 1.000 habitantes, sempre foi pacata e sem muitas perspectivas, para estudar após o fundamental tinha que se deslocar para cidade de Sertaneja, Devido a isso, muitos jovens, não seguiram em busca dos seus sonhos, porém eu fui atrás.
Minha história profissional começou com meus 14 anos de idade, minha irmã Cristhiani, funcionária de carreira do Estado, Agente de Serviços na única Escola Estadual no Distrito, fazia todo o trabalho de limpeza e merenda para os alunos no final dos anos 90, eu fazia parte destes alunos, naquela época a Escola era no período noturno, pois muitos jovens trabalhavam e não conseguiam estudar em outro horário, sendo assim eu também estudava, em certas ocasiões minha irmã tinha medo de ficar até às 23 horas, para fechar a escola, e voltar à casa dela, eu como irmão quando terminava minha aula, os alunos e professores iam embora, começava a ajudá-la limpar os banheiros e corredores da escola, para a aula do outro dia, isso começou a ser continuadamente, o que acabou virando rotina, terminava a aula já ia ajudar ela a limpar os banheiros e fechar a escola, por livre e espontânea vontade, era minha irmã, queria ajuda-la, não queria deixa-la voltar sozinha para casa, mas no fundo havia algo que me encantava: o ambiente escolar.
Sempre muito dedicado ao que me era proposto, apresentava-me nos festivais da cidade, nos jogos da escola, nas festas, e isso de certa forma foi um chamariz e despertou a curiosidade da diretora da época a convidar-me a ajudá-los na Secretaria da Escola, que de fato não era muito bem visto pelos alunos, pois eu era estudante e tinha acesso a secretaria então era visto como o protegido e privilegiado.
A evolução foi contínua passando por 3 (três) direções ficando quase uma década ajudando voluntariamente os professores, diretora e secretários da época. Fui um assistente administrativo, logo terminei meus estudos e fui para outro colégio do município de Sertaneja: Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Médio e Normal.
Estudava de manhã no Colégio acima referido, a tarde voltava ao distrito de Paranagi, ajudava minha irmã nos serviços gerais da escola, e a noite ainda ajudava na secretaria. Era, de fato, bastante prestativo. Destaquei-me como Voluntario no PROGRAMA AMIGOS DA ESCOLA, onde fui premiado por 3 vezes com CERTIFICADOS DE HONRA AO MÉRITO. Comecei a ser cerimonialista em formaturas e assumir destaque dentro da Escola, e lá permaneci até 2005.
Concluí meu ensino médio e logo ingressei no curso de PEDAGOGIA, na cidade de Cornélio Procópio, porém seguindo com minha rotina. Ajudava na escola nos períodos alternados a faculdade. Um dia recebi um convite de um Fazendeiro muito influente no Distrito de Paranagi para fazer um teste como Secretário Agrícola em seu escritório Não tendo medo de desafios, aceitei, e fiquei lá por um tempo. Concomitantemente ajudando na escola, isso despertou o interesse da então Secretária Municipal de Educação de Sertaneja na época que me convidou para uma reunião.
VIDA PROFISSIONAL: Quando cheguei em seu gabinete, veio a surpresa, para ser professor de Informática no Programa de Estágio do Município. Mais um desafio. Não sabia quase nada de informática, porém como sou persistente, estudioso e resiliente, aceitei o convite e acabei deixando o escritório agrícola e fui trabalhar no curso de Informática do Município de Sertaneja foram muitos desafios, públicos distintos me empenhei me destaquei e fui promovido. Além do professor de informática, fui auxiliar da secretária da Escola Municipal Ana Nery, conciliava 3 rotinas, a escola de informática, a secretária da Escola Ana Nery e o programa amigos da escola.
Entre este tempo, meu destaque era tanto dentro do Distrito que quando alguma secretária de outras repartições municipais entravam de férias eu ia cobri-las, e foi assim também junto a CRECHE que na época se chamava São Judas Tadeu. Fiquei então nesta rotina de Faculdade e os trabalhos nas 3 instituições que havia no Distrito. Em 2009 me formei, conclui meu estágio remunerado, e naquela ocasião éramos em 3 estagiários no qual o Prefeito da época só poderia contratar 1 e caberia ao meu chefe fazer a escolha.
Confesso que fiquei dias aflito para saber quem seria o escolhido, até porque os 3 éramos profissionais competentes. Um dia recebo a ligação da Secretária Municipal de Educação para que fosse em seu gabinete, e lá recebi a notícia de que fui o escolhido para ser contratado.
E comecei a atuar de forma mais direta dentro das Instituições, fui auxiliar de Coordenação na Escola Ana Nery no ano de 2008, na contrapartida também ajudava nos serviços acadêmicos na Creche São Judas Tadeu, que neste época estava em fusão para se tornar CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, e dava as aulas de informática no período noturno. E assim fui ganhando destaque e acumulando cargos dentro da Prefeitura Municipal, até que a convite da Secretária Municipal de Assistência Social na época, fui nomeado para ser Coordenador de um projeto Assistencial dentro do Distrito, o chamado PROJETO PIPA.
Onde lá também me destaquei na criação de programas para auxiliar os Jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a terem uma visão futurista em suas carreiras, com meu destaque recebi moção de Aplausos na Câmara de Vereadores, fomos convidados a expor nosso modelo de projeto para Primeira Dama do Estado do Paraná na Época Fernanda Richa, criei a Banda Municipal no qual atua até hoje com os adolescentes do distrito.
Fiz Parcerias com programas Estaduais como o PARANÁ EDUCAÇÃO, E assim segui por alguns anos. Permeando meu caminho, após concluir a Faculdade ingressei em minha primeira Pós-graduação em Educação do Campo em 2013 , aos sábados e a forma que conduzia o curso e ajudava os demais colegas de sala também despertou os olhares da coordenadora do Polo, professora Silvana Muniz, que um dia em uma ligação me convidou para uma reunião em seu escritório. (Professora Silvana Muniz, QPM SEED/PR e Multigestora de Polos de Ensino à ditancia) Ela disse que havia observado meu comportamento e postura diante os alunos e na forma de me conduzir e gostaria de me convidar para ser auxiliar dela dentro da Instituição no qual fazia a Especialização, a Faculdade UNINA. Claro, que aceitei o convite e com o passar do tempo ela notou que poderia ir mais longe, e um dia me disse, você não vai ser mais meu auxiliar, você será o dono de sua própria UNIDADE NA CIDADE DE SANTA MARIANA, 60km da minha casa. Fiquei mega feliz, mas receoso, pois já tinha meus trabalhos na Educação em Paranagi e ainda aceitar este desafio numa cidade que apenas só conhecia por nome, como digo que não desisto fácil, aceitei, fui até Curitiba recebi o treinamento e desta forma ingressei Oficialmente na FACULDADE UNINA em 2016, foi um desafio muito grande, comecei naquela cidade com 5 alunos que acreditaram no meu trabalho e na credibilidade da Faculdade UNINA, e no mesmo Ano, fui convidado pela prefeita para Assumir a Pasta de Diretor do Departamento de Educação Municipal, acumulava minhas funções em atender as demandas do projeto PIPA, e a Secretária de Educação. Juntamente com a Faculdade UNINA aos sábados. Com o apoio de grandes amigos no qual levo em meu coração, a Faculdade UNINA deslanchou na Cidade de Santa Mariana, chegando a ter 80 alunos em uma única turma. E assim fui tocando com maestria meu trabalho frente a Faculdade UNINA como Gestor de UNIDADES. No final de 2016 encerrei minhas atividades em Paranagi junto a prefeitura municipal.. Nesse meio tempo, meio a tantos acontecimentos, decidi mudar-me para Londrina. Cheguei em Janeiro de 2017, um jovem de um pequeno distrito em uma cidade com 600 mil habitantes o que iria fazer? Por onde começar? Foi então que comecei a desbravar a cidade, a procura de emprego, vários não, vários currículos jogados no lixo, mas não desisti, até que fui convidado a fazer um teste seletivo para um processo de tutores dentro da UNOPAR, UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ em fevereiro de 2017 Éramos em 40 disputando 4 vagas, e eu consegui entrar dentre estes 4, onde comecei meus trabalhos em Londrina. Estava em Londrina, mas continuava com o polo da a Faculdade UNINA em Sant Mariana. Em 2018, resolvi abrir uma empresa para prestar serviços educacionais, que na época se chamava APS (ALMEIDA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS) na qual dava palestras, cursos de capacitação e treinamentos. No mesmo viés de Santa Mariana muitas pessoas queriam fazer especializações e cursos dentro da Faculdade UNINA, então resolvi abrir mais uma UNIDADE DE APOIO PRESENCIAL em Londrina. Na qual é um grande sucesso até hoje. Londrina me abriu muitas oportunidades, conheci muitas pessoas que acreditaram em meu trabalho, e no potencial do menino simples do interior, Recebi várias propostas em Londrina, para ser Coordenador de projetos, professor em escolas privadas, professor de Colégios Preparatórias, ao ponto de negar convites pela alta demanda de trabalho, pois já tinha da Faculdade UNINA DE SANTA MARIANA, LONDRINA tinha a empresa e a UNOPAR. E assim fui crescendo também com a Faculdade UNINA dentro de Londrina ao ponto de ter 200 alunos em 2019 apenas em cursos de Pós Graduação, desde advogados, militares, sargentos, professores e Doutores em Educação. Eu digo que a Faculdade Unina abriu o leque de oportunidade pois através dela que recebi inúmeros convites para palestrar e atuar com minha empresa. Em 2019 mudei a logo da empresa que passou a se chamar ACA ALMEIDA CONSULTORIA E ASSESSORIA EDUCACIONAL, trazendo assim mais oportunidades de trabalho. Devido a grande procura de pessoas para fazer Pós Graduação, abri uma outra UNIDADE DE APOIO PRESENCIAL na cidade de Bela Vista do Paraíso, ficando com 3 Unidades. “As pessoas nos procuram porque querem ter seu sonho realizado, eu também não acreditava que poderia ir tão longe e aqui estou” Carrego esta frase em meus pensamentos, Com a Pandemia da COVID-19 as coisas ficaram mais difíceis, principalmente para nós, da área da educação. Todavia, não desisti. Continuei meu trabalho junto as UNIDADES DA FACULDADE UNINA, realizando meu trabalho na DIRETORIA DE OPERAÇÕES ACADÊMICA na UNOPAR, e em Março de 2021, recebi uma ligação de até então um desconhecido no qual soube um pouco da minha história e performance e me convidou para uma reunião. Com esta reunião fui apresentado ao Diretor Executivo do Instituto CDI, para fazer parte do nascimento de uma COOPERATIVA EDUCACIONAL DO NORTE DO PARANÁ, MULTICENPAR mas um grande desafio vinha por ai. Assumir a Liderança da Pasta de Graduação e Pós Graduação do UNIBTA, uma Universidade Tecnológica com sede em São Paulo. Aceitei o desafio e aqui estou, 6 meses neste desafio, no inicio era para ser o Líder de Pasta, hoje já acúmulo as funções de Gestor do Polo de Londrina e faço a expansão dos Polos que segue dentro da Cooperativa, um convite feio pelo Diretor Executivo do Instituto CDI. Hoje eu me sinto realizado profissionalmente, claro que ainda falta a completude da minha carreira, Mas hoje digo que me sinto orgulhoso pela pessoa que sou. Como você administra todas estas funções, É obvio com tantas funções você não consegue administrar sozinho. Hoje dentro da FACULDADE UNINA, tenho o Gabriel Yiassuhide Tsukamoto, que leva a pasta de Assessoria de marketing e expansão. Dentro do UNIBTA conto com um apoio acadêmico, e com os amigos de demais pasta da Cooperativa, Na ACA Educacional, levo com as parcerias que realizo. E na Unopar tenho a minha permanência diária na tutoria junto aos alunos do curso de Pedagogia pelo Brasil. Você se sente realizado? SIM, poder levar grandes nomes dentro do seu currículo de tantas pessoas, pelas instituições que atuo: FACULDADE UNINA UNOPAR UNIBTA DIGITAL INSTITUTO CDI. É sim para se ter muito orgulho. E digo não desista! As coisas não veem tão fáceis como parecem, mas com perseverança, dedicação, determinação e foco você consegue, e tenha a absoluta certeza de que ouvirão ainda muito mais de mim. AGRADECIMENTOS: Gostaria de Agradecer a pessoas extremamente especiais e que são muito importantes em minha vida, e por onde passar levarei comigo, fazem parte da minha história e fizeram chegar até aqui: - Em primeiro lugar a minha irmã, Cristhiani, que me deu a oportunidade e ajudá-la a limpar o banheiro da escola, a encerar o assoalho de joelhos, tenho a plena certeza de que esta foi a primeira oportunidade para chegar onde estou. - A uma grande amiga, Ex-Diretora da Escola Estadual Agmar Scardazzi de Paranagi, professora MAKIKO MURAI, no qual me fez o primeiro convite para. ser ajudante na Secretaria da Escola, confiou em meu trabalho, dando-me a oportunidade de aprender e começar a me tornar um profissional da Educação. - A uma outra amiga ex-Diretora também, professora ANETE ANDRADE FREDERICO, que com a saída da professora Makiko assumiu a Gestão da Escola e não me deixou ir, pediu para que continuasse meu trabalho, Anete foi uma grande incentivadora e inspiração, além de ser a minha diretora do Colégio Estadual Cecilia Meireles, era a minha “chefe” dentro da Escola Agmar, me ajudou a ver o mundo com novos olhares, levou-me para cidades, a restaurantes a ter etiqueta e postura ao lidar com pessoas influentes. - A professora Geni, que também foi Diretora da Escola Agmar Scardazzi, que também levo com muita inspiração e apresso, me levou a seguir em frente com meus sonhos, Geni foi a professora que pagou meu primeiro Curso de Informática, na Cidade de Sertaneja, lembro-me que toda semana 2 vezes pegava o ônibus e ia até o Município para Estudar Informática, para assim poder ajudar tanto no meu crescimento profissional quanto nas rotinas da Escola. - Aos meus Pais, Elvio e Neuza, que com toda dificuldade, me ajudaram a concluir a Faculdade, eram dias difíceis, onde contávamos moedas para poder pagar a mensalidade da Faculdade e do ônibus e ainda com o troco comer pão com Linguiça de baixo de uma marquise de padaria a noite na Cidade de Cornélio Procópio. - Aos Ex prefeitos de Sertaneja, Neuton de Oliveira e Magda Brunieri Rett, que acreditaram no potencial do jovem, que se tornou na época o coordenador mais jovem na história do Município. - As ex-secretárias de Educação Dinorah Pinheiro e Elizabeth Valério, que impulsionaram a minha carreira e me deram a liberdade de poder realizar um grande trabalho e deixar um legado ímpar ao Município de Sertaneja. - A professora Silvana Muniz, Pedagoga, empresária, um exemplo de mulher, da força e garra, tudo que alcancei dentro da ACA e da Faculdade UNINA, foi graças a oportunidade que ela me deu. - Arriscando-se perante seus superiores em colocar um jovem a frente de uma cidade para tomar conta de uma Unidade. - Ao amigo muito querido, professor Vande Lima, que ao chegar em Londrina junto comigo desbravamos a cidade me mostrando e me levando as escolas para entregar currículos. - Aos amigos queridos da UNOPAR, são muitos nomes, mas todos tem uma parcela significante em minha vida. À minha equipe, Na Faculdade Unina, o Gabriel que assim como eu saiu de uma pequena cidade para encontrar um futuro promissor na cidade grande. E hoje me auxilia no Marketing e Expansão da Faculdade Unina e faz a prospecção de captação dentro do UNIBTA DIGITAL. Ao Rodrigo Gibelato, meu companheiro dentro da ACA que leva as demandas da empresa com Maestria. Ao time de Cooperativados do MULTICENPAR, especialmente ao professor Fernando Postalli que me convidou para este projeto junto ao Executivo Marcelo Quello. Ao meu bom Deus, que colocou pessoas em meus caminhos para que eu pudesse crescer, ter forças e acreditar que um jovem de interior, pobre, que com possibilidade e dedicação consegue alcançar o sucesso. Deixo aqui minha gratidão à todos. E a história ainda não parou, são somente linhas até aqui, tenho muitos capítulos para escrever em minha vida. Gratidão, Professor Tiago de Almeida “Todo esforço tem a sua recompensa. Se não puder fazer tudo, faça tudo que puder. Por maior que seja, não há obstáculo que não possa ser superado. O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre”.

Um comentário:

  1. Parabéns meu querido amigo.. Eu só tenho gratidão a você pelo trabalho de parceria, companheirismo.. Foram muitos momentos bons vividos nesta nossa trajetória..Você sempre foi e continua sendo um guerreiro, aquele amigo , pai para toda obra, aquele ex aluno que me da orgulho..Também aprendi e aprendo muito com você, principalmente por ser esse jovem batalhador, guerreiro e humilde, que nunca negou e não nega suas origens. Parabéns mais uma vez, o mundo precisa de pessoas como você. Te admiro de montão! E lembre-se se sempre, o mérito do seu sucesso hoje, é fruto do seu esforço, dedicação, competência e acima de tudo compro.isso e amor pelo que faz... Parabéns Tiago! Amo você meu amigo e ex aluno. Conte sempre comigo... Deus te abençoe sempre! Sucesso!

    ResponderExcluir