terça-feira, 2 de março de 2021

CONSULTORA E BLOGUEIRA OLIRIA GIMENEZ FALA SOBRE O LIVRO "APENAS 3 PALAVRAS"

 


Da consultora e blogueira literária Oliria Gimenez sobre o meu romance APENAS TRÊS PALAVRAS:


Me encantei com a leitura e conheci, mesmo sendo uma obra ficcional, descrições sobre o terror da ditadura e como isso afetou as pessoas aprisionadas por ela.

O background da narrativa é a ditadura militar no Brasil, em 1970. Época de horrores, de torturas, de prisões, de mortes, de massacres, com aqueles que lutavam por ideais de melhoria. A leitura completou muitas lacunas não preenchidas no tempo de escola.

A narrativa conta a história de um jovem, sem qualquer vínculo com a resistência à ditadura, que é preso, acusado de fazer parte de um grupo terrorista e comunista, por estar no lugar errado, na hora errada. Torturado, junto com os amigos, consegue fugir para o sertão de Pernambuco, reencontra a vida, um sentido para viver, e o amor. 

Tudo isso em cartas que começaram com apenas três palavras, mas que sempre expressaram o desejo pela paixão e liberdade em seu sentido mais amplo.

Ao final da leitura fiquei em êxtase, pois ler sobre o tema em tempos de pandemia não é fácil, inclusive, o autor faz referência a Covid-19, já que o livro foi lançado em 2020. A região em que o jovem nordestino sofreu as agruras é em Pernambuco, local tão judiado pela seca e fome. Essa face foi magistralmente retratada na obra.

Aliás, o autor foi muito feliz na construção dos personagens, na ambientação e, com sua escrita clara e objetiva, muito fluida, me permitiu um maior envolvimento com a história.

As cartas! Para mim, elemento chave no enredo que no final se revelaram como a maior representação de amor de Carlos Heitor ou Celso Rafael ou Marcos Roberto por Clarinda.

Fiquei feliz por estarem presentes elementos importantes na educação: o ensinar e o aprender a ler e escrever; o método Paulo Freire; o aprendizado significativo, dentre outros. Não é com frequência que encontramos essas particularidades na literatura e, como profissional da educação ler toda a trama com essa costura fez crescer minha admiração pelo autor


E você já adquiriu o seu APENAS TRÊS PALAVRAS? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário