segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

PIONEIRO DO SURF, CARLOS TWIN MORRE EM SP

 

© Fornecido por Hardcore

Pioneiro do surf nacional e figura fundamental na consolidação desse esporte na Baixada Santista, Carlos Argento, mais conhecido como Carlinhos Twin, faleceu vítima de câncer na manhã deste domingo (10).

Carlinhos lutava contra a doença a cerca de um ano, porém, nos últimos meses o quadro foi se agravando com bastante intensidade, sendo necessária sua internação na Santa Casa de São Paulo.

Carlinhos e irmão gêmeo, Eduardo, o Dudu, morto em 2013, fundaram, em 1971, em São Vicente, a Twin, primeira surf shop da Baixada Santista, e umas das primeiras do Brasil.

Dudu e Carlinhos pavimentaram os caminhos do que viria a ser o surf profissional em São Paulo. Foto: Paulo Camargo© Fornecido por Hardcore Dudu e Carlinhos pavimentaram os caminhos do que viria a ser o surf profissional em São Paulo. Foto: Paulo Camargo

Carlos e Eduardo tiveram seu contato com o surf em 1964, após assistirem a uma exibição do filme “Mar Raivoso”, em um cinema de Santos.

A história, embalada pela recém-criada surf music, retratava as aventuras de um grupo de jovens nas ondas do Havaí.

Foi como se um portal para uma nova dimensão se abrisse para os irmãos.

Absolutamente envolvidos por aquela atmosfera mágica, os irmãos decidiram que a partir daquele momento se tornariam surfistas.

O primeiro passo foi construir suas próprias pranchas, feitas de madeirite, e então se juntaram ao pequeno grupo de surfistas que desfrutava das ondas de Santos e São Vicente.

As pranchas produzidas pelos irmãos fizeram sucesso e eles começaram a produzir novas pranchas de madeirite para amigos.

Era a semente da Twin que começava a germinar.

Em 1971 veio a primeira loja Twin, na praia do Itararé, em São Vicente, um dos epicentros do surf paulista na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário