Nomes da Tropicália, Gilberto Gil e Gal Costa fizeram homenagens ao amigo nas redes sociais. Gal lembrou a capa de um dos discos que foi produzido pelo artista gráfico. "Em memória a Rogério Duarte que partiu ontem à noite. Ele fez essa capa para o disco Cantar. Saudades. Que esteja em paz", disse. Já Gilberto Gil publicou uma foto com o amigo. "Na lembrança do meu compadre", disse.
Nascido em Ubaíra, na Bahia, Rogério Duarte mudou-se para o Rio de Janeiro em 1961. Considerado mentor intelectual de nomes como Zé Celso Martinez Corrêa, Hélio Oiticica e Torquato Neto, o artista gráfico foi o autor de vários cartazes para filmes do amigo Glauber Rocha, como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "A Idade da Terra.
Duarte foi um dos fundadores do tropicalismo e contribuiu de forma central para a identidade visual do movimento. Ele trabalhou em capas de discos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa, por exemplo. Nas obras há elementos, cores fortes (notadamente as “nacionais”), além de diálogo entre técnicas e tipografia alternativa.
Rogério morreu aos 77 anos (Foto: Rodrigo Sombra / Divulgação )
Nenhum comentário:
Postar um comentário