sábado, 7 de fevereiro de 2015

FUNARTE TEM NOVOS COMANDANTES

A edição desta quinta-feira (5/2) do Diário Oficial da União (DOU) traz a nomeação de mais dois integrantes da equipe do Ministério da Cultura (MinC), nomeados pelo ministro Juca Ferreira: o secretário-executivo, João Brant, e o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco. Eles substituem, respectivamente, Ana Cristina Wanzeler e Guti Fraga. 
 
Francisco Bosco é escritor e autor dos livros "Alta ajuda", "Banalogias", "E livre seja este infortúnio", "Dorival Caymmi" e "Da amizade". Atua como colunista semanal no jornal "O Globo", onde trata de reflexões sobre cultura, política e temas da atualidade. Também escreveu para as revistas "Trip" e "Cult". Ele fez mestrado e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Francisco Bosco (no topo) e João Brant foram nomeados para a Funarte e Secretaria-Executiva do MinC, respectivamente. (Fotos de arquivo pessoal e Twitter)   
 
A Funarte, entidade vinculada ao ministério, é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, ao circo, à dança, à música e ao teatro. A Fundação terá papel importante na elaboração da Política Nacional das Artes, uma das prioridades da nova gestão do ministro Juca Ferreira, que prevê a revitalização e o fortalecimento da própria Funarte. 
 
O novo secretário-executivo do MinC, João Brant, foi assessor especial na Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo, de agosto de 2013 a janeiro deste ano, na gestão de Juca Ferreira. É doutorando em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP), mestre em Regulação e Políticas de Comunicação pela London School of Economics and Political Science (LSE). Também foi coordenador da Intervozes, organização não governamental que trabalha na promoção do direito à comunicação e a democracia no Brasil.
 
A Secretaria Executiva é segundo posto na hierarquia ministerial. Auxilia diretamente o ministro na gestão, na definição de diretrizes, na implementação de ações e de políticas públicas, no planejamento e avaliação de resultados do Plano Plurianual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário