O dramaturgo Chico de Assis, de 81 anos, foi encontrado morto sem sinais de violência em seu apartamento, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo, no sábado (3).
O corpo foi velado neste domingo (4), no Teatro Arena, no Centro da capital.
O paulista Francisco de Assis Pereira nasceu 10 de dezembro de 1933. Ele começou a carreira como cinegrafista na TV Tupi e depois passou a atuar como ator e dramaturgo. Na TV Tupi, escreveu sucessos, como Ovelha Negra, Xeque-Mate e Cinderela 77 e Salário Mínimo.
Durante anos Francisco de Assis trabalhou na Globo dirigindo o programa de Dercy Gonçalves, e escrevendo novela. Foi um dos pioneiros da TV brasileira na Tupi.
Fazia parte do grupo que fundou o Teatro de Arena em São Paulo ao lado de Guarnieri, Vianninha, Paulo José e Milton Gonçalves.
Lançou Lima Duarte no teatro, escreveu peças importantes como "Missa Leiga", "Testamento do Cangaceiro", "Ripió Lacraia".
Também era compositor, criou a "Canção do sub-desenvolvido" em parceria com Carlinhos Lyra em plena ditadura militar.
Foi ainda o criador de programas de rádio e um deles é o "Show da Manhã" da Jovem Pan que sobrevive até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário