Morreu no Rio, aos 73 anos, o lighting designer Peter Gasper, pioneiro na arte de iluminação no Brasil. Ele foi parceiro de Oscar Niemeyer e assinou, entre inúmeros projetos, a iluminação do Cristo Redentor quando o monumento completou 80 anos.
Peter nasceu na Alemanha e chegou ao Brasil quando tinha 11 anos, se refugiando da Segunda Guerra Mundial com a família em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. A família rodou várias cidades até estabelecer residência em Porto Alegre, no Sul do país. Dez anos depois Peter retornou ao Rio, onde foi cursar Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi na TV Tupi que Peter iniciou sua carreira, trabalhando com cenografia. Fez projetos para TV, teatro cinema e shows. Iluminar era sua maior dedicação e deu vida a obras do pai da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer, em projetos como o Sambódromo do Rio.
Entre eventos memoráveis dos quais participou, Peter foi o responsável pela iluminação de eventos como a Missa para o Papa João Paulo II no Aterro do Flamengo, e pelo show de Frank Sinatra, no Maracanã, ambos em 1980. Além disso, Peter também fez a iluminação do Rock In Rio, em 1985, e também fez a iluminação do Cristo Redentor nos 80 anos do monumento, em 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário