A mais antiga manifestação de artes visuais de nosso Estado, a arte indígena é tema da primeira exposição de 2013 na Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Em parceria com o SESC-PR, a exposição segue em cartaz até 20 de abril. Outras quatro mostras estão programadas para entrar em cartaz durante o ano.
Atravessando gerações, a arte indígena continua como uma importante referência estética para a cena artística contemporânea. Com obras da região litorânea, especificamente da Ilha de Cotinga, a BPP e o SESC apresentam pequenas esculturas em madeira que representam a fauna nativa do Paraná. Obras de grande sofisticação por seu despojamento formal, sua síntese de representação e valor simbólico.
“Arte Indígena” é a terceira mostra que a BPP realiza a partir da parceria com o SESC-PR. Por meio da parceria, já foram expostos trabalhos de Regina Carmona e a exposição “Floresta Atlântica”. O diretor da BPP, Rogério Pereira, afirma que a parceria está auxiliando na modernização e na democratização do espaço. “O SESC-PR é uma instituição de inegável competência, e está nos auxiliando a oferecer ao público exposições de alto nível”, diz Pereira.
Desde 2011, além das exposições em parceira com o SESC, a BPP realizou mostras sobre escritores, como Paulo Leminski, Dalton Trevisan e Helena Kolody.
Serviço:
Exposição “Arte Indígena”
Até 20 de abril
No andar térreo da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba-PR), (41) 3221-4900
Horário de funcionamento da BPP: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 20h; aos sábados, das 8h30 às 13h.
Entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário