terça-feira, 23 de maio de 2017

EUROPA OUVE A MÚSICA DE ANDERSEN VIANA

A música erudita brasileira será representada pelas obras do maestro Andersen Viana em concerto realizado na Itália. “Explorando o Brasil Musical” é o título do projeto dedicado à obra vocal de Andersen, que acontecerá no dia 26 de maio, às 21h, no Conservatório Lucio Campiani di Mantova, no município italiano de Mantova da Lombardia. Esta é a terceira vez em 2017 que o compositor tem obras executadas fora do Brasil. O evento terá entrada gratuita.

As composições musicais foram feitas em parceria com os poetas brasileiros Murilo Antunes, Rogério Zola Santiago, Romeu Sabará e Lívia Tucci. A proposta tem a curadoria da cantora e professora do Conservatório, Lorena Fontana, e conta com a participação dos alunos do curso de Jazz, do pianista Stefano Caniato, do violonista Matteo Noci, e dos percussionistas Simone Galuppo, Ivo Cavallo e Fabio Orlandelli.

No programa estão as obras Cora Cori e Pêndulo (sob poema de Rogério Zola Santiago);  Por um Fio!, Gráfico, Extremos da Cor e Terapêutico (sob poema de Lívia Tucci), BH é 100 (com letra de Murilo Antunes); José e Maria (sob poema de Romeu Sabará), Despertar e Canção pra Gente (letra de A. Viana).

Em janeiro, outras três obras do compositor também foram interpretadas fora do país, desta vez, na Islândia. Em apresentação pública, FantasietaCantilena, obras para Violino Solo, foram executadas pela primeira vez na Europa pelo professor Guðnýjar Guðmundsdóttur, do Royal College of Music, Micropieces para violino solo, interpretada pela jovem violinista Herdís Mjöll. Com repercussão positiva, o concerto ganhou nota em primeira página do jornal de maior circulação da Islândia, Morgunbladid.



Andersen Viana é Ph.D em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como maestro-compositor, produtor cultural e leciona diversas matérias musicais na Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes em Belo Horizonte, além de eventualmente ministrar palestras em universidades pelo país e exterior. Atualmente, é maestro da Orquestra Jovem Gerais e professor na Fundação Clóvis Salgado-Palácio das Artes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário