domingo, 19 de março de 2017

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ COMEMORA 160 ANOS COM REFORMA


O governador Beto Richa entregou, nesta quinta-feira (16), a primeira etapa das obras de modernização da Biblioteca Pública do Paraná, que completou 160 anos no dia 7 de março. O projeto, concebido pelo arquiteto Manoel Coelho e viabilizado com recursos do Instituto Renault, inclui a revitalização do auditório, hall do segundo andar, banheiros, a seção de empréstimos, que foi remanejada para dar lugar a um café, além de novo mobiliário. A empresa investiu R$ 2,1 milhões nesta primeira fase das obras.

Criada em 1857, a Biblioteca Pública foi transferida para sua atual sede – construída no governo de Bento Munhoz da Rocha – em 1954, nas comemorações do centenário de emancipação do Estado. É um dos maiores estabelecimentos do gênero do país, reunindo acervo de aproximadamente 700 mil livros, periódicos, fotografias e materiais de multimídia, entre outros. Fundada em 1857, a biblioteca atende, em média, 2,5 mil usuários por dia e empresta, diariamente, cerca de 1,3 mil de livros.

Desde 2011, a Biblioteca Pública passa por um processo de reestruturação para melhorar suas instalações, aperfeiçoar o atendimento e garantir mais conforto aos leitores. A ideia é transformá-la num ambiente de arte e convivência, que vai além do simples empréstimo do livro ou espaço de leitura, abrindo espaço para o teatro, a dança e oficinas culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário