segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CAMPANHA PARA EDIÇÃO DO LIVRO Othonio Benvenuto - "Compassos de uma Vida"

 CONHEÇA E COLABORE COM A CAMPANHA:

http://www.kickante.com.br/campanhas/othonio-benvenuto-compassos-de-uma-vida-0

O relato histórico da trajetória profissional do Maestro Benvenuto como Professor, Compositor e Regente, possibilita às gerações atuais e futuras conhecerem um pouco mais desse grande personagem que deixou “marcas” por onde passou e atuou com maestria.

A narrativa traz aspectos de sua infância no Ceará até a chegada ao Rio de Janeiro, ainda Capital Federal. Aquele cenário com grande efervescência cultural e acadêmica, possibilitou  ao Maestro Benvenuto, sólida formação musical e profissional, com grandes mestres. Na foto abaixo, Benvenuto, recém incorporado ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, em 1943.

                                         .

O livro ressalta também, a importância da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro para a música brasileira, desde sua criação por Anacleto de Medeiros em 1896, até a gravação dos primeiros discos em 1902, a participação nas primeiras transmissões radiofônicas no país na década de 1920, o sucesso de suas apresentações que lotavam os teatros  e a formação de excelentes instrumentistas, que sempre supriram grandes orquestras brasileiras e outros grupos musicais.

 Benvenuto regeu a Banda durante 12 anos. Abaixo, apresentação da Banda, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, costumeiramente lotado nessas ocasiões.

                   

Benvenuto atuou profissionalmente, ainda, em três Estados: Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins.

Em todos eles, deixou um legado de grandes contribuições, tanto na área acadêmica, quanto no desenvolvimento cultural dessas regiões e que também estão pormenorizadas no livro.

 Abaixo, imagens de Benvenuto regendo o Coral e a Orquestra da Universidade Estadual de Londrina, o Madrigal de Londrina e o Coro Municipal de Arapongas.

               
               

Esse reconhecimento está expresso no recebimento dos Títulos de Cidadão Honorário das cidades do Rio de Janeiro (RJ), Londrina (PR), Arapongas (PR) e Gurupi (TO).

Foram seis anos de pesquisas, que reconstituíram, na medida do possível, 91 anos de vida do Maestro Othonio Benvenuto, completados em março desse ano e que tiveram como fontes, o acervo digital da Biblioteca Nacional,  o riquíssimo acervo do Maestro Benvenuto (matérias jornalísticas, programas de concertos, fotografias e outros documentos) e contribuições advindas de amigos.

Destaco também a importância dos inúmeros contatos, depoimentos e entrevistas com pessoas relevantes na trajetória do Maestro Benvenuto e os fascinantes relatos do próprio e sua  rigorosa revisão de todos os capítulos escritos, pois a autenticidade dos fatos, foi condição prioritária.

De acordo com o Maestro Ricardo Tacuchian, "Benvenuto é um homem com preocupações nacionais e humanas. Ele sempre pensou em seu país, em seu povo, na juventude, na educação, na música, na sua família e nos seus amigos. Só de vez em quando, ele pensa nele mesmo."

Ao definir sua vida, Benvenuto a resume em uma frase da poetisa Cora Coralina (1889-1985): “Fiz a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”.

Anseio que a publicação dessa obra, torne-se inspiração e motivação, para que "ambientes áridos", possam ser transformados em "belos jardins" de realizações, assim como o fez Benvenuto, em vários momentos de sua vida.

Para finalizar, esclareço que os valores aqui aferidos, serão investidos na impressão de 1.000 exemplares e envio dos exemplares por correio. Uma cota será disponibilizada para doações às bibliotecas públicas e escolares. Havendo uma arrecadação maior, os valores ajudarão nas despesas do lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário