sábado, 6 de agosto de 2016

ANGELA DIANA: ENTREVISTA AO BLOG ARTE BRASIL



A multiplicidade das cores e a visão artística e social de Ângela Diana é o que se revela na entrevista ao blog Arte Brasil. 

Artista plástica reconhecida, ela comenta sobre a infância, estudos, início da carreira e os desafios de se fazer cultura em Londrina.


ENTREVISTA

a)    Olá, Ângela. É um prazer ter você conversando com o público do nosso blog. Fale um pouco como foi sua infância.

R: fui uma criança bem normal...brincava com as crianças na rua...jogava burquinhas com meus primos e diz minha tia que quando fiz sete anos , eu dizia que queria ser artista! fui a primeira neta...sobrinha e bisneta! íamos pescar com os tios e brincávamos na cerâmica (minha família tinha uma olaria)...o cheiro do tijolo secando me causa emoção ate hoje...um cheiro de terra especial!



b)    Ângela,como as artes plásticas surgiu em sua vida? E conte um momento inesquecível seu com a pintura.

R: surgiu no colégio quando uma professora.Eloah..disse pra minha mãe que deveria ir ter aulas com Letícia Marquez...que eu tinha o talento (por assim dizer).

Impossível escolher um momento...mas creio que o mais importante foi quando resolvi parar com tudo..já estava com 21 anos e estudava desde os 15 e achava que nada dava certo..quando resolvi mesmo parar...

mandei obras pro salão jovem de santos em 1992...dai ganhei meu primeiro premio...uma viagem pra NY! O melhor foi a resposta de Deus na minha vida...(“vai ser difícil ...mas você aceita?”)...ouvi isso como se alguém estivesse falando comigo...Bom, eu disse sim!e de lá pra cá a arte me trouxe grandes momentos...amigos...experiência..solidão..mas um.sentido pra minha vida!



c)    Como você avalia as novas plataformas de divulgação que surgiram com a internet (blogs, redes sociais, youtube, sites, etc...)?

R: fantásticos!! quanto mais instrumentos de trabalho melhor...lógico que tudo tem um lado negativo...mas acredito que sensatez seja a resposta pra tudo...hoje posso mandar fotos pra todos os lugares...nos anos 80 até tirar fotos era caro e difícil!






d)    Ângela, acompanho seu trabalho e é uma honra ter você dialogando com os leitores do nosso blog. Fale sobre seu estilo

R: meu processo de trabalho..se assim poderia qualificar...é  expressionista, passo por todos os processos da criação...o vazio...depois a ansiedade de um tema...a escolha do material...e o trabalho incessante...ate “esvaziar “ o.tema! E assim começa tudo de novo!

Meu trabalho è figurativo e adiciono objetos e adereços ...a cor è importante e o ser humano esta sempre presente!

Adoro temas profundos...misticismo...religiosidade...as vezes trabalho com frases de musica...sou rockeira! kkkkk

Acredito que são obras que falam.do aspecto feminino...do mundo feminino.

Não penso para fazer...simplesmente sinto no momento da criação e vou seguindo meu instinto...





e)    Ângela divida com a gente os pintores, músicos e escritores que você admira.

R: Magritte...Picasso (meu predileto)..Letícia Marquez, ..Francis Bacon...Frida Kahlo..Gabriel.Rossetti...Miguelangelo





f)     Você atua também com oficinas culturais. Fale um pouco deste relevante trabalho de formação.

R: dou aulas de escultura...pintura..desenho...um.pouco da historia da arte..aulas pra prévias de artes e moda..e um.workshop de escultura em cimento celular...

mas o que acredito ser o mais importante é ajudar a pessoa a entender seu processo de criação ..esclarecer que o cérebro criativo funciona diferente e que não estamos sozinhos! não somos ETs!

Outra coisa...e talvez uma das mais importantes...desmistificar que o artista é louco...bêbado...drogado e que precisa ser DIFERENTE”!

Somos únicos e se um artista não consegue fazer seu trabalho...sem seguir “tendências”...ou fazer algo de construtivo pro mundo..seria melhor a pessoa mudar de profissão...A arte è coisa seria...e acredito sim que ela é uma das ferramentas mais transformadoras que existem!


g)    Para finalizar, peço que avalie as políticas públicas de cultura voltadas as artes plásticas:

R: Que políticas publicas?!

Políticas públicas tem em Londres...Nova Iorque..Itália etc...

Aqui temos artistas tirando dinheiro do bolso pra pagar exposições...temos um eixo Rio-São.Paulo que não tem o.mínimo interesse em conhecer outros trabalhos...

È uma luta pra conseguir galerias ou lugares pra expor! no exterior não EXISTE CRISE no mundo das artes...museus e galerias são sérios...artistas são considerados PROFISIONAIS...

Aqui somos tratados como utópicos...mesmo. Com 30 anos de trabalho sempre sou tratada. Como iniciante....Queremos marchands...galerias...museus que funcionem...projetos pra 100 anos e não 4 anos! Londrina esta morrendo....temos universidades que NÃO falam dos artistas daqui...que se ligam mais em São Paulo que aqui!

Territorialista?! sim...

Quantos alunos de universidades vem conhecer minha obra ou de outros colegas?
Não quero que liguem pra eu DOAR obras pra ME promover..quero vender as obras...comprar material...levar as obras pra fora...investir nos meus projetos...inclusive no da Associação Pestalozzi...que é voluntario (e sim...todos deveriam ter projetos assim)...dividir o que sabem! 

Quero que meu currículo de 30 anos valha como diploma pra eu poder dar aulas nas universidades....quero que possamos ter muito mais...sem pagar com sangue e suor ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário