quinta-feira, 14 de julho de 2016

MORRE ESCRITOR HUNGARO PÉTER ESTERHÁZY


 Péter Esterházy participa de festival anual da semana do livro na Hungria (Foto: Balazs Mohai/MTI via AP) 
 
O escritor húngaro Péter Esterházy, o maior expoente do pós-modernismo literário da Hungria e um dos mais importantes autores da Europa, morreu nesta quinta-feira (14), aos 66 anos, em decorrência de câncer no pâncreas, informou a editora húngara Magvetö.

Nascido em Budapeste, em 14 de abril de 1950, em uma das famílias aristocratas mais importantes da Hungria. Os Esterházy tiveram seus bens tomados em 1948 após a o Partido Comunista ganhar o poder.
Já Peter se dedicou plenamente à literatura desde 1978, após estudar matemática na Universidade Elte, na capital húngara, e se tornou em um dos escritores húngaros mais conhecidos no mundo.

Autor de mais de 30 livros, o húngaro já ganhou mais de 20 prêmios no mundo todo, incluindo o prestigiado Kossuth, na Hungria, em 1996, o Prêmio da Paz da Associação dos Livreiros Alemães da Feira de Frankfurt, em 2004, Ordre des Arts et des Lettres, da França, o Prêmio Herder, da Alemanha.

Sua obra foi traduzida para mais de 20 idiomas, incluindo o português, e reconhecida com vários prêmios como o e o Prêmio Kossuth, da Hungria.

A linguagem do autor de "Uma Mulher" se caracteriza pelo jogo linguístico, a intertextualidade e textos compostos como um mosaico.

"Harmonia Caelestis" (2000) em que conta a história de sua família, de seus ancestrais na época do império austro-húngaro até a perseguição pela ditadura comunista.

Em 2005, com o título "Revu et corrigé" ("Revisto e corrigido", em tradução livre), publicou uma nova versão de "Harmonia Caelestis" ao descobrir que seu pai havia sido um informante da polícia política durante a época comunista.

O escritor era membro da Academia Europeia de Ciências, Artes e Letras, da Academia de Arte de Berlim e da Academia de Ciências da Hungria.

Para Estarházy, "a arte é luz que provém do mundo, isto é, do leitor", disse em 2010, em entrevista à Efe em Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário