sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ACADEMIA PARANAENSE DE LETRAS EMPOSSA FLÁVIO ARNS

O secretário especial para Assuntos Estratégicos do Governo do Paraná, Flávio Arns, tomou posse da cadeira número 10 da Academia Paranaense de Letras. A cadeira era ocupada pela escritora e ex-primeira-dama do Paraná Flora Munhoz da Rocha, morta em outubro do ano passado. A cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (27), no Círculo de Estudos Bandeirantes, em Curitiba.

Flavio Arns é formado em Letras e em Direito e tem o título de Ph.D em Linguística pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. Na política, Arns foi deputado federal por três mandatos, senador, presidindo a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vice-governador do Paraná e Secretário de Estado da Educação, marcando a implementação do projeto Caravanas da Leitura e outros projetos nas áreas da cultura e da literatura. Atualmente, também leciona no departamento de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

ACADEMIA - Fundada em 26 de setembro de 1936, a entidade sucedeu a antiga Academia de Letras do Paraná, criada em 1922 e fechada por motivos políticos. A instituição reúne os principais nomes da literatura e intelectuais de grande representatividade, nascidos ou radicados no Estado. Ao todo, 40 cadeiras são dispostas e hoje apenas uma está vazia.

CADEIRA 10 - A cadeira ocupada pelo secretário Flávio Arns tem como patrono Telêmaco Augusto Enéas Morocines Borba e como fundador Ermelino Agostinho de Leão. O primeiro ocupante foi Francisco de Paula Dias Negrão (1871-1937), depois Arthur Martins Franco (1876-1979) sucedido por Ruy Christovam Wachowicz (1939-2000). O quarto ocupante foi Raymundo Maximiano Negrão Torres (1925-2006) e quem antecedeu Arns foi a 5º Ocupante, Flora Munhoz da Rocha (1911-2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário