Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 25 de janeiro de 2026
METROPOLE MUNDIAL: OS 472 ANOS DE SÃO PAULO
São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo. Classificada pela Globalization and World Cities Research Network (GaWC) como uma cidade global alfa, exerce significativa influência internacional no comércio, finanças, cultura, gastronomia, artes, moda, tecnologia, entretenimento e mídia, o que lhe garantiu a integração à Rede de Cidades Criativas da Unesco como "Cidade do Cinema" e o título de "Capital Mundial da Gastronomia". É a área urbana mais populosa do mundo fora da Ásia. Seu nome homenageia Paulo de Tarso e seus habitantes são conhecidos como paulistanos. O lema latino da cidade é Non ducor, duco, que se traduz como "Não sou conduzido, conduzo".
Fundada em 1554 por padres jesuítas, São Pulo é uma das cidades mais antigas continuadamente habitadas do continente americano e uma das primeiras cidades do Brasil, desempenhando um papel estratégico durante o período colonial brasileiro, tendo sido o centro e o ponto de partida das expedições dos bandeirantes paulistas para a expansão territorial e econômica do país a partir do século XVI e núcleo propagador dos costumes e culinária caipiras a outras regiões no período da Paulistânia. Durante o ciclo do café, em meados do século XIX, a cidade alcançou sua opulência econômica. A partir desse período, transformou-se em palco de eventos marcantes da história brasileira, como o Grito do Ipiranga, a Semana de Arte Moderna, a Revolução de 1932 e o movimento Diretas Já. No século XX, consolidou seu papel como principal centro econômico nacional com a industrialização no Brasil, que fez da cidade um caldeirão cosmopolita, lar das maiores diásporas árabes, italianas e japonesas do mundo, com bairros étnicos como Bixiga, Bom Retiro e Liberdade, além de pessoas de mais de 200 outros países.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário