Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quinta-feira, 1 de janeiro de 2026
CULTURA POPULAR: HÁ 13 ANOS PARTIA DONA CANÔ
Dona Canô (Claudionor Viana Teles Veloso) foi a matriarca da família Velloso, mãe dos icônicos músicos brasileiros Caetano Veloso e Maria Bethânia, uma figura querida e símbolo de Santo Amaro, Bahia, conhecida por sua fé, força e acolhimento, falecida em 2012 aos 105 anos, inspirando músicas e se tornando um patrimônio cultural baiano.
BAIANA NUBIA DE OLIVEIRA CONQUISTA TERCEIRO LUGAR NA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE
Após chegar novamente em terceiro lugar na Corrida Internacional de São Silvestre, repetindo feito do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira afirmou que pretende vir mais forte no próximo ano e que seu objetivo ainda é ser campeã da prova.
“Meu sonho é me tornar campeã da São Silvestre e eu vou lutar por isso até o fim. Tenho 23 anos de idade. Eu acredito que tenho ainda um longo caminho para percorrer. Estou ganhando muita experiência até chegar no lugar mais alto do pódio”, disse Núbia, que já está em sua quarta participação na prova.
Nesta quarta-feira (31), Nubia melhorou o tempo do ano passando, fechando a corrida com 52 minutos e 42 segundos, a melhor atleta brasileira na prova. No ano passado, ela também chegou na terceira posição, mas com o tempo de 53 minutos e 24 segundos. A atleta nasceu em Campo Formoso, Bahia
FONTE Agência Brasil
ANO NOVO: TRECHO DO POEMA ESPERANÇA, DE MÁRIO QUINTANA
Mário Quintana (1906-1994) foi um poeta, jornalista e tradutor brasileiro, um dos maiores nomes da literatura brasileira do século XX, conhecido como o "poeta das coisas simples" por sua escrita acessível, profunda, irônica e bem-humorada, celebrando o cotidiano e a condição humana, tendo morado grande parte da vida em hotéis em Porto Alegre e deixando um legado de versos leves e memoráveis.
Assinar:
Comentários (Atom)


