sexta-feira, 1 de agosto de 2025

O QUE É A MOEDA SOCIAL COCO, LANÇADA EM JANDAÍRA/BAHIA

PORTO ALEGRE: JAIME SANTOS E OS NEGRONIS CANTAM DJAVAN

BAHIA: FESTA NO CONDE TEM CAMPANHA A FAVOR DA MULHER

FORRÓ É OFICIALIZADO COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL

FLIP 2025 HOMENAGEIA PAULO LEMINSKI E RECEBE WALTER HUGO MÃE

SALVADOR RECEBE O V ENCONTRO DE ESCRITORES BRASIL ITÁLIA

No dia 26 de julho, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, em Salvador recebeu o i Encontro da Academia Rotária Italiana de Artes e Letras e o V Encontro de escritores Brasil Itália, evento coordenado pela escritora, produtora cultural e presidente da ARIAL, Simona Advincula, brasileira radicada em Milão. O evento reuniu escritores e intelectuais dos dois países, incluindo Benjamin Batista (presidente da Academia de Letras de Salvador); o escritor Geraldo Leite de 99 anos; Maribel Barreto (escritora e embaixadora da ONU), Rita Queiroz e os londrinenses Aldo Moraes e Vagner Xavier.
Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é uma das entidades culturais mais antigas do Estado, em funcionamento ininterrupto. Tem como finalidade a promoção de estudos, do desenvolvimento e difusão dos conhecimentos de Geografia, de História e Ciências afins, além da defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico baiano e brasileiro.
A Casa da Bahia possui a maior coleção de jornais e o maior acervo cartográfico do Estado. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Histórico Theodoro Sampaio estão milhares de títulos e imagens à disposição do público como manuscritos de Castro Alves, documentos do Império, da escravização, arte e cultura do país. Em virtude de outros compromissos, o poeta Vagner Xavier participou por meio de vídeo enquanto Aldo Moraes esteve presente e discursou falando da cultura, hábitos e costumes de Londrina e região. Aldo Moraes é também músico, foi secretário de cultura de Londrina e criador do batuque na caixa. Vagner Xavier publicou 8 livros, traduzido na Itália e Suíça e importante atuação literária em vários estados do Brasil. O evento contou com magistral interpretação do tenor Bemjamin Batista e exposição de peças e esculturas do talentoso jovem Marcelo Gomes.