sábado, 30 de agosto de 2025

OS PROJETOS DA PNAB CENTENÁRIO DO SUL/ INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL

Por meio de parceria realizada com o Instituto Cultural Arte Brasil, a Prefeitura Municipal de Centenário do Sul executou parte dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc ciclo 1 em que a entidade conveniada elaborou o edital de fomento cultural, selecionou e fez o repasse de recursos para os agentes culturais Icaro Gonçalves Leite (projeto sobre a importância histórica das artes no município situando seu valor e sua riqueza para a população e no contexto da história e cultura paranaense)
e Rodrigo Tomadon (bolsa pesquisa que viabilize a reforma e o restauro do Centro Cultural Municipal visando à preservação de seu valor histórico e arquitetônico, bem como sua requalificação como espaço cultural aberto à comunidade).
Com atenção voltada para a cultura e com foco no acesso de adolescentes e jovens à cultura, Centenário do Sul realizou todos os procedimentos para recebimento do ciclo 2 da PNAB.

INTERNACIONAL E ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS LAMENTAM MORTE DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

GOVERNO FEDERAL E ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA HOMENAGEIAM LUIS FERNANDO VERISSIMO

IMPRENSA DESTACA TRIBUTO E FRASES ICONICAS DE LUIS FERNANDO VERISSIMO

RELIQUIA: FOTO DE TIA CIATA

MÚSICA AO VIVO: CONTRATE IVO PESSOA

MORTE DE VERÍSSIMO REPERCUTE NA MIDIA E NAS REDES SOCIAIS

INSS NA PAUTA DO PROGRAMA NEM MAIS, NEM MENOS

LITERATURA: MORRE LUIS FERNANDO VERISSIMO

O escritor Luis Fernando Veríssimo morreu aos 88 anos, na madrugada deste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento desde o dia 11 de agosto. A causa da morte foi complicações decorrentes de uma pneumonia, informou a instituição. Verissimo tinha Parkinson e problemas cardíacos – em 2016, implantou um marcapasso. Em 2021, o escritor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e segundo a família, enfrentava dificuldades motoras e de comunicação.
Veríssimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Viveu parte da infância nos Estados Unidos porque o pai, o escritor Erico Verissimo, um dos maiores nomes da literatura nacional, autor de obras como "O Tempo e o Vento", dava aulas de literatura brasileira nas universidades de Berkeley e de Oakland.
A carreira começou no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, onde começou como revisor em 1966. No Rio de Janeiro, trabalhou como tradutor. O primeiro livro, "O Popular", foi publicado em 1973. Ao todo, Verissimo teve mais de 70 livros publicados e 5,6 milhões de cópias vendidas, entre crônicas, romances, contos e quadrinhos. O escritor também escrevia colunas para os jornais "O Estado de S.Paulo", "O Globo" e "Zero Hora".
O humor de contos e crônicas marcou sua obra. Entre os personagens mais conhecidos criados por ele estão os de "Ed Mort e outras histórias", de 1979, "O analista de Bagé", de 1981 e "A velhinha de Taubaté", de 1983. Também criou a tirinha "As cobras", publicada na "Folha da Manhã", nos anos 70. "Comédias da vida privada", de 1994, deu origem à série da Rede Globo produzida durante os três anos seguintes.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

FUNCAP ANUNCIA APOIO A 24ª PARADA LGBTQ+ DE SERGIPE

AOS 84 ANOS, MORRE JOSÉ BASSO: NOME FUNDAMENTAL DO TEATRO PARANAENSE

Figura essencial da história do teatro no Paraná, com uma carreira de mais de 65 anos dedicados às artes cênicas, Basso deixa um legado inestimável para a cultura brasileira, especialmente em Curitiba, onde foi ator, diretor, produtor e dirigente de instituições fundamentais da cena local. Sua trajetória iniciou justamente no palco do Guairão, ainda em construção, em maio de 1959, na histórica montagem de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. A peça, encenada em condições improvisadas e memoráveis, marcou não apenas a estreia do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, mas também o início da carreira artística de Basso, que seguiu como contrarregra e ator em radionovelas.

SERGIPE É AQUI: AGENTES TERRITORIAIS DA PNAB ATENDERÃO EM SALGADO

PODCAST, PODECHEFE? ENTREVISTA A SECRETÁRIA DE CULTURA DE CAMBÉ ESTELA CAMATA

CANTOR FLORENCIO ESTÁ NO EVENTO SEXTA DIFERENTE

LONDRINA: MINISTRA MÁRCIA LOPES PARTICIPA DO III SIMPÓSIO SOBRE FEMINICIDIOS

PNAB: MINISTÉRIO DA CULTURA PRORROGA ENVIO DO PAR

LOCUTORA: MORRE A LENDÁRIA IRIS LETTIERI

A locutora Íris Lettieri, que marcou gerações com sua voz inconfundível no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, morreu nesta quinta-feira (28) no Rio de Janeiro, aos 84 anos. A carioca também atuou como cantora, atriz e modelo. Sua marca se espalhou também por outros aeroportos brasileiros, incluindo o de Guarulhos, em São Paulo. No Galeão, ela era a voz desde os anos 1970.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

PNAB: ESTREIA DOCUMENTÁRIO QUE RETRATA A PASSAGEM DO CANOISTA ADELSON CARNEIRO PELO CONDE

https://www.youtube.com/watch?v=X7Y8I-Y3BbE

ESCRITOR ALDO MORAES É CERTIFICADO PELA ANTOLOGIA POEMAS DE AMOR PARA CURAR O MUNDO

CAROLINA DE JESUS RECEBE HOMENAGENS NOS ESTADOS UNIDOS

Carolina Maria de Jesus foi homenageada nos EUA em outubro de 2024, com o ciclo de debates "Carolina – A Escritora do Brasil", realizado em Nova York e Washington para celebrar os 110 anos do seu nascimento e os 50 anos da primeira tradução do seu livro "Quarto de Despejo" para o inglês. A iniciativa, organizada pelo coletivo Mulheres na Escrita, reuniu especialistas e a filha de Carolina, Vera Eunice, buscando reacender o reconhecimento da escritora como figura central da literatura brasileira.

10ª CONFRARIA POÉTICA FEMININA DA BAHIA NO PROGRAMA MIX CULTURALE

FOCUS BRASIL APRESENTA PROGRAMA "A ARTE DE ESCREVER POESIA"

https://www.youtube.com/@FocusBrasil

JOBE JR & WILMAR CIRINO AMANHÃ NO BAR MADALENA

FILME O ÚLTIMO AZUL ESTREIA NOS CINEMAS