Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
ALDO MORAES: AGENTE TERRITORIAL DO MINISTÉRIO DA CULTURA
O músico, escritor e jornalista Aldo Moraes assumiu em agosto vaga como agente territorial, no Programa Nacional dos Comites de Cultura vinculado ao Ministério da Cultura. O artista representa o estado de Sergipe
ITAIPU: WEBINAR SOBRE DESENVOLVIMENTO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Data: 25 de agosto de 2025
Horário: 9h30 (Horário de Brasília)
Ao vivo pelo YouTube do Itaipu Parquetec (Ative a notificação):
https://www.youtube.com/live/ldYPArP-enw?si=Dk8yzPnWvSE2s60k
DICA DO BLOG: VAL DA COCADA
Val da cocada vende seus doces artesanais em Conde/Bahia e seu telefone/whatsapp está na camiseta que ilsutra a dica do blog
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
WAGNER MOURA SERÁ HOMENAGEADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE ZURIQUE
O ator brasileiro Wagner Moura, 49, será homenageado no Festival de Cinema de Zurique, que acontece entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro. O evento vai lhe entregar o prêmio Golden Eye pela sua carreira como ator, diretor e produtor.
ATOR GRANDE OTELO FILHO MORRE AOS 70 ANOS
O ator Carlos Sebastião Prata, conhecido como Grande Otelo Filho, morreu na madrugada desta quarta-feira (20/8), no Rio de Janeiro, aos 70 anos. O artista era filho de Grande Otelo, um dos maiores humoristas comediantes da história do Brasil. A informação foi confirmada por familiares. O último trabalho de Grande Otelo Filho na televisão foi a novela Gênesis, da Record, em 2021, no papel de um sacerdote. Na época, ele celebrou o retorno à TV. “Estar de novo num set de gravação foi muito simbólico para mim. Me senti renascendo. Estou animado, quero fazer novos projetos”, disse ele à colunista Patrícia Kogut.
segunda-feira, 18 de agosto de 2025
PRIMEIRA EDIÇÃO DA REVISTA CAFÉ COM LITERATURA & ARTE DESTACA POETAS LONDRINENSES
Aldo Moraes, Vagner Xavier e Wilson Inácio são destaques nesta edição. Xavier também participa como colaborador e o poeta, artista plástico e músico Inácio é entrevistado enquanto Moraes teve divulgado seu poema intimista Sobre Nós.
domingo, 17 de agosto de 2025
ATOR TERENCE STAMP MORRE AOS 87 ANOS
Terence Henry Stamp, foi um ator inglês. Um ícone sexual da década de 1960, namorou estrelas famosas tais como Julie Christie e Brigitte Bardot, além da modelo Jean Shrimpton. Foi escolhido pela revista Empire como uma das 100 estrelas mais sexys da história do cinema.
ELBA RAMALHO 74 ANOS
Elba Maria Nunes Ramalho é uma cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz brasileira. Sua primeira experiência musical veio em 1968, tocando bateria no conjunto feminino "As Brasas". Posteriormente, o grupo se transformou de musical para teatral.
COMUNICAÇÃO E CULINÁRIA MARCAM LANÇAMENTO DO PROJETO PODE, CHEFE? DA PNAB CAMBÉ/ PR
Dia 16 de agosto de 2025 marcou o lançamento do projeto cultural Podcast pode, chefe? edição Cambé patrocinado pela Politica Nacional Aldir Blanc, Prefeitura Municipal de Cambé, Secretaria Municipal de Cultura de Cambé, Ministério da Cultura e Governo Federal. Coordenado por Ronilson Rony e Aurélio Pereira, a primeira entrevista disponível é com Anésio Montini: https://www.youtube.com/watch?v=qwFXwPWNtgI
Com a presença de agentes culturais, comunidade cambeense e autoridades (como a secretária Estela Camata e os diretores Eduardo Pavinatto e Clara Brenes), a manhã contou com a explanação sobre os objetivos do projetos, agradecimentos, confraternização e degustação oferecida pelo projeto cultural COMIDA CULTURA E HISTÓRIA também patrocinado pela PNAB Cambé e que promove interface entre a gastronomia típica e tradicional e a cultura/ costumes e história de Cambé. Este projeto é coordenado por Marcela Brisola.
Créditos das fotos: assessoria da secretaria de cultura de Cambé e Wilson Inácio
CANDEIA 90 ANOS
Antonio Candeia Filho, o Candeia, nasceu em 1935, mas morreu com apenas 43 anos, vítima de uma infecção renal, após viver mais de uma década em uma cadeira de rodas por levar cinco tiros em um acidente de trânsito.
O sambista, em seu pouco tempo de vida, deixou uma obra impressionante de excelentes músicas, de partido-alto e sambas de roda a sambas-enredo, sambas de quadra e tradicionais. Elas são até hoje gravadas e muito executadas em rodas de samba. Candeia foi um grande defensor das tradições afro-brasileiras.
REFERÊNCIA: JORNALISTA EULER FERREIRA MORRE AOS 75 ANOS
Euler tinha mais de três décadas de carreira e contribuiu na TV Sergipe como repórter, apresentador e editor e diretor. Ele também foi diretor de jornalismo da TV Cidade, em 2006, e trabalhou na TV Aperipê.
O jornalista também foi cronista político, trabalhou no rádio, jornal impresso e em instituições importantes do estado, a exemplo do Tribunal de Justiça de Sergipe, onde foi diretor de comunicação por 12 anos.
FESTIVAL DE GRAMADO: RODRIGO SANTORO RECEBE O KIKITO DE CRISTAL
Rodrigo Santoro foi o grande homenageado na abertura do Festival de Cinema de Gramado 2025, nesta sexta-feira (15). O ator recebeu o Kikito de Cristal, prêmio dedicado a artistas de destaque no cinema, em homenagem aos seus 30 anos de trajetória profissional. A premiação acontece exatamente uma semana antes do seu aniversário de 50 anos.
sábado, 16 de agosto de 2025
CULTURA DO PARANÁ PERDE SANDRA FOGAGNOLI
Morreu em Curitiba, nessa sexta-feira (15), a artista plástica e professora Sandra Mara Fogagnoli. Ela tinha 70 anos e estava internada no Hospital São Vicente. A causa da morte não foi divulgada. O velório está ocorrendo até as 18 horas deste sábado (16) na Capela do Cemitério Jardim da Saudade.
Ela graduou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, cursando Pintura e a Licenciatura em Desenho e Artes Visuais. Ao longo da carreira, destacou-se pelo compromisso com o ensino e a promoção da cultura, consolidando sua presença no cenário artístico paranaense.
De 2008 a 2018, Sandra atuou como Coordenadora de Planejamento Cultural no Museu Oscar Niemeyer (MON), participando de projetos e ações culturais que marcaram a instituição.
AOS 95 ANOS: FERNANDA MONTENEGRO É LAURA NA SÉRIE EMERGENCIA 53
Fernanda Montenegro, renomada atriz brasileira, faz um retorno triunfante aos sets de filmagem com sua participação na nova série médica “Emergência 53“, da Globoplay. Com 95 anos de vida e uma carreira repleta de conquistas, ela interpreta Dona Laura, uma personagem carismática e cheia de nuances.
A série, que está em fase de produção em parceria com a Conspiração, ainda não possui uma data de lançamento definida. Em “Emergência 53”, Dona Laura se destaca como uma senhora espirituosa, cuja vivacidade contrasta com sua saúde fragilizada e uma obsessão pela própria mortalidade.
ANTONIO PITANGA: FILME MALÊS DESTACA MAIOR REVOLTA NEGRA NO BRASIL
Malês é baseado em fatos históricos e retrata a Revolta dos Malês, a maior revolução da história do Brasil organizada por negros escravizados na Bahia, em Salvador. A insurreição mobilizou a população negra, escravizada e liberta pelas ruas de Salvador contra a escravidão em 1835. A revolta foi chefiada por africanos muçulmanos e encabeçada por líderes como Pacífico Licutan (Antonio Pitanga), que reforçava a importância da participação de diferentes grupos, tribos e religiões para o sucesso da revolta e para o fim da escravidão. Na trama, um casal é separado após serem arrancados de sua terra natal na África e trazidos para o Brasil à força como escravizados. Enquanto lutam para sobreviver e tentar se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês.
ERRATA EDITAL 001 PNAB CENTENÁRIO DO SUL
Em referencia ao edital 001/2025 da Política Nacional Aldir Blanc do municipio de Centenário do Sul, com parte dos recursos executado pelo Instituto Cultural Arte Brasil por meio de comvênio, retifica-se:
Onde lê-se: valor unitário e total R$ 25.000,00 para vaga de Bolsa cultural para pesquisa sobre importância histórica e revitalização do Centro Cultural. A pesquisa deverá ser fundamentada na valorização e preservação do patrimônio, indicando ao final alternativas para sua revitalização e uso consciente e sustentável, no artigo 7.2; leia-se
Leia-se valor unitário e total R$ 20.000,00 para vaga de Bolsa cultural para pesquisa sobre importância histórica e revitalização do Centro Cultural. A pesquisa deverá ser fundamentada na valorização e preservação do patrimônio, indicando ao final alternativas para sua revitalização e uso consciente e sustentável, no mesmo artigo 7.2 em acordo entre a instituição executora/ Poder Público e proponente considerando a adesão de voluntários à sua pesquisa e portanto diminuição de despesa. O valor excendente será pago em valor complementar ao coordenador/fiscal dos projetos selecionados como adicional de custos para transporte, hospedagem e alimentação conforme indicado no artigo 7.3 em caso de sobras de recursos
Assinar:
Postagens (Atom)