sábado, 1 de fevereiro de 2025

VIVA CENTRO DESTACA A MÚSICA LONDRINENSE

Começou ontem (31/01/2025) a primeira edição da festa “Viva o Centro!”. Organizada pela Prefeitura de Londrina, a festa reuniu público de todas as idades na Praça Marechal Floriano Peixoto, a praça da Bandeira, ao lado da Catedral Metropolitana. A programação inclui apresentações culturais e esportivas, praça de alimentação, exposição e orientações de saúde.
Logo na abertura, a festa contou com uma benção ecumênica, celebrada pelo pastor Nei Matos e pelo padre Joel Ribeiro Medeiros. Houve ainda hasteamento da Bandeira Nacional no monumento Altar da Pátria, que fica bem no centro da praça, acompanhado pela execução do Hino à Bandeira em versão gravada. Já o Hino Nacional foi apresentado ao vivo pelo Quinteto de Metais da Orquestra de Metais de Londrina.
Artistas com trabalho musical sólido como o cantor e violeiro Tiago Luziano e a cantora/compositora Atena Tornado se apresentaram com grande aprovação do público. Ainda estão previstos para hoje o cantor Allan de Oliveira, academia Sou dance e a bateria da escola de samba Explode Coração. E o secretário municipal de Cultura, Marcão Kareka, reforçou que todo esse esforço merece e precisa ter continuidade, para que a Praça da Bandeira e toda região central continuem atraindo e reunindo a comunidade londrinense.

COREÓGRAFO FÁBIO DE MELLO MORRE NO RIO AOS 61 ANOS

Morreu nesta terça-feira (28), aos 61 anos, Fábio de Mello, um dos maiores coreógrafos de comissão de frente da história do carnaval. A morte foi confirmada pela Imperatriz Leopoldinense. A causa não foi informada. Fábio é conhecido por ter revolucionado as comissões de frente. O coreógrafo estourou na Imperatriz Leopoldinense, onde começou no carnaval de 1992, a convite da carnavalesca Rosa Magalhães – morta em julho de 2024. Ficou até 2007 e ganhou 12 notas máximas seguidas dos jurados (1992 a 2002), cinco prêmios do Estandarte de Ouro e cinco carnavais (1994, 1995, 1999, 2000 e 2001). Também comandou a comissão de Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Mocidade Independente de Padre Miguel, onde venceu mais um Estandarte. Em 2015, voltou à Imperatriz, onde conquistou seu sétimo Estandarte de Ouro, em seu último carnaval como coreógrafo.