Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025
Representada pelo filho, Adélia Prado recebe Prêmio Camões no Itamaraty
Aescritora brasileira Adélia Prado foi laureada, na noite desta terça-feira (18), com o Prêmio Camões 2024, a mais alta distinção literária da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia foi realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A escritora mineira foi representada pelo filho, Eugênio Prado. O diploma de reconhecimento foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em evento que integrou a visita de Estado do mandatário português ao Brasil.
O presidente Lula destacou em seu discurso a relevância da poesia de Adélia Prado como uma inspiração para a política e a sociedade.
“Adélia nos ensinou que ‘a vida é mais tempo alegre do que triste’, uma lição atual e necessária. Em tempos de crises econômicas, catástrofes climáticas, guerras e pandemias, não sucumbir ao desalento é um ato de resistência. É na desesperança, no medo e no ressentimento que viceja o ódio como projeto político. Adélia nos inspira a fazer política como ela faz poesia. As pessoas estão no cerne de sua escrita, assim como deveriam estar no centro de qualquer ação de governo”, afirmou o presidente brasileiro.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2025
SAMBA DE SÃO PAULO PERDE CARLÃO DO PERUCHE
Carlos Alberto Caetano, mais conhecido como Carlão do Peruche, lutou pela oficialização e reconhecimento das escolas de samba em São Paulo, deixando uma marca profunda na história do carnaval da cidade.
Como um dos fundadores da Unidos do Peruche, na década de 1950, o mestre e ícone carnavalesco paulistano inspirou diversos amantes da cultura e deixa como legado uma contribuição inestimável para o samba.
Em 2025, a Unidos do Peruche vai desfilar com um samba-enredo que celebra a trajetória do grande Carlão da Peruche, cardeal preto do samba.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025
MORRE O TRADUTOR JOSÉ RUBENS SIQUEIRA
Nascido em Sorocaba, em 1945, José Rubens foi um artista completo: profissional das artes há mais de cinquenta anos, escreveu e dirigiu dezenas de peças teatrais, além de atuar e adaptar diversas montagens ao longo da sua vida artística. Sua última participação foi no elenco de "O jardim das cerejeiras", peça de Anton Tchékhov, em cartaz pela Companhia da Memória. Também dirigiu filmes de curta e longa-metragem, como "A Estrela Dalva e Hamlet" e "Amor e Medo".
Para a Companhia das Letras foi um parceiro de longa-data, tendo publicado mais de 90 livros ao longo dos anos. Tradutor do inglês, espanhol, francês e italiano, verteu para o português grandes obras da literatura mundial — entre seus principais trabalhos, destacam-se obras dos vencedores do Nobel de literatura Toni Morrison, J.M. Coetzee e Kazuo Ishiguro, além de clássicos de Salman Rushdie, Isaac Bashevis Singer e Vladimir Nabokov.
domingo, 16 de fevereiro de 2025
PAULINHO DA VIOLA HOMENAGEADO NO ALTAS HORAS
O Altas Horas que foi ao ar na noite deste sábado, 15, teve Paulinho da Viola, 82 anos, como homenageado. Paulinho, um dos principais nomes do samba, esteve no palco com o apresentador Serginho Groisman e de outros convidados do programa como Ney Matogrosso, Vanessa da Matta, Criolo e Céu. Paulinho também cantou. Entre as canções escolhidas por eles está Timoneiro, uma parceria com Hermínio Bello de Carvalho. Sobre esse samba, o compositor comentou que compôs a melodia para os versos de Carvalho indo de um estúdio para a outro.
EM MARÇO, FILME VITÓRIA,NOS CINEMAS
Um novo filme estrelado pela atriz Fernanda Montenegro, 95, ganhou seu primeiro trailer em outubro de 2024. Intitulado “Vitória”, o longa-metragem é baseado em uma história real que aconteceu no Rio de Janeiro nos anos 2000. A história é baseada no caso real envolvendo Joana da Paz, mulher que foi a responsável por desmascarar uma grande quadrilha de traficantes e policiais corruptos. Em 2005, quando a reportagem sobre o caso foi ao ar, ela foi rebatizada de “Vitória” e acabou sendo obrigada a viver “escondida” até sua morte, em 2023. Ao longo de 17 anos, ela viveu no programa de proteção a testemunhas.
O filme tem ainda no elenco Alan Rocha, Linn da Quebrada, Laila Garin e Thawan Lucas. A direção é de Andrucha Waddington (“Eu, Tu, Eles”).
MORRE O POETA E LETRISTA MAURO SANTA CECILIA
O mundo da música brasileira perdeu um de seus grandes compositores. Mauro Santa Cecília, letrista de clássicos como "Por você" e "Amor pra recomeçar", faleceu neste sábado (15), aos 63 anos, informa o jornal O Globo. A notícia foi confirmada pelo cantor Frejat, parceiro de Mauro em diversas canções, que lamentou a perda nas redes sociais. O compositor enfrentava um câncer havia sete anos. O velório ocorrerá na terça-feira (18), no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.
PESQUISA SOBRE OS CAMINHOS PARA A JUVENTUDE NO BRASIL
O Instituto Cultural Arte Brasil está coordenando uma pesquisa sobre os desafios para a juventude do Brasil cujas respostas após sistematização servirão para a elaboração de políticas públicas voltadas a esta faixa etária. Solicito que responda a pesquisa e compartilhe com educadores, agentes culturais e jovens. Data final 27/02
https://project.tolunastart.com/s/Lg34Rnm
JUNINA PISA NA BRASA É CERTIFICADA COMO PONTO DE CULTURA
Com 37 anos de história, a Quadrilha junina Pisa na Brasa é uma das veteranas dos “arraiás” sergipanos. Fundada na cidade de Indiaroba, ela teve diferentes nomes antes de assumir o atual e desenvolve ações culturais, esportivas e sociais que são referências em todo o Nordeste.
sábado, 15 de fevereiro de 2025
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
O POETA DO CINEMA: MORRE CACÁ DIEGUES, AOS 84 ANOS
O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14) no Rio de Janeiro, aos 84 anos. A TV Globo apurou que Cacá iria se submeter a uma cirurgia, mas, segundo a Clínica São Vicente, ele teve “complicações cardiocirculatórias” na madrugada.
Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros cineastas. Ao longo da carreira de cineasta, Diegues fez mais de 20 filmes de longa-metragem. Entre os mais premiados estão “Xica da Silva” (1976), “Bye bye Brasil” (1980), "Veja esta canção" (1994), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é brasileiro” (2003).
OS CARETAS: TRADIÇÃO CULTURAL EM INDIAROBA
É formado por crianças, jovens, adultos e até os idosos que não deixam de fazer parte dessa alegria. O resgate inicia-se logo às 5h da manhã, onde é marcado em um ponto na cidade, e a partir daí, os participantes se encontram e começam mais uma etapa da vida do município.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
FORMAÇÃO E EDITAIS PNAB SÃO ENFOQUES NO ENCONTRO DOS AGENTES TERRITORIAIS DA FUNCAP, EM ESTÂNCIA
O secretário municipal de cultura, esporte e juventude de Indiaroba, Adílio Lima participou na manhã do dia 11 de fevereiro de um encontro promovido pela Funcap Sergipe no auditório do Colégio Estadual Gumercindo Bessa. O encontro fez a apresentação formal dos agentes territoriais Aldo Moraes e Kesia Rodrigues e serviu para explanar sobre 3 editais da PNAB/Política Nacional Aldir Blanc abertos pela Funcap. As diretoras Raquel Amado e Grazzy Coutinho conduziram os trabalhos que contou com gestores de Estância, Boquim e Porto da Folha. Indiaroba ainda marcou presença com Reinaldo Martins (diretor de cultura).
domingo, 9 de fevereiro de 2025
LONDRINA: MORRE O MÉDICO JOSÉ EDUARDO SIQUEIRA
Adeus ao médico cardiologista JOSÉ EDUARDO SIQUEIRA.
Aos 83 anos.
Siqueira foi professor do curso de medicina na UEL e coordenador do curso de medicina da PUC.
Deixa um legado mto grande no meio médico do Paraná. Formou uma geração enorme de médicos em Londrina.
sábado, 8 de fevereiro de 2025
ESPANHA: FILME AINDA ESTOU AQUI VENCE O PREMIO GOYA
Em conquista inédita para o Brasil, “Ainda Estou Aqui” vence o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano! Viva o Cinema Brasileiro!! Walter Salles comentou o prêmio: “Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por esta grande honra. Este prêmio é muito especial para nós, e não apenas por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pelo respeito e admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, assim como pela cinematografia espanhola, desde Buñuel, e por muitos cineastas que influenciaram minha formação. O fato de Jorge Dremex nos representar neste momento reforça ainda mais minha emoção. Continuamos na mesma margem do rio.
Gostaria de dedicar este prêmio ao cinema brasileiro como um todo, a Eunice Paiva, Marcelo Rubens Paiva e toda a sua família, a Fernanda Montenegro e Fernanda Torres. Obrigado a todos e muito obrigado, Granada!!!”
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025
2025: VERA HOLTZ NO FILO LONDRINA
A atriz Vera Holtz, reconhecida nacionalmente por diversas atuações em novelas, peças teatrais e filmes, está em Londrina com o espetáculo ‘Ficções’, que faz parte da etapa especial de fevereiro, do Festival Internacional de Londrina (FILO). A abertura aconteceu nesta quinta-feira (6), no Cine Teatro Ouro Verde.
Com ingressos estão esgotados no primeira dia de vendas, ‘Ficções’ terá duas apresentações no FILO, nesta sexta (7) e sábado (8). No entanto, o festival se estende até 16 de fevereiro, com espetáculos de rua, em salas, teatros e shows na Concha Acústica.
Durante entrevista, Vera, que nasceu em Tatuaí (SP), contou que desde criança sonhava em vir a Londrina ao escutar o pai falar sobre a cidade para onde viajava a trabalho. E agora, pela primeira vez no FILO, ela apresenta o elogiado espetáculo inspirado no best-seller ‘Sapiens’, de Yuval Noah Harari, escrito e dirigido por Rodrigo Portella, tendo a oportunidade de conhecer a cidade.
TIAGO LUZIANO É DESTAQUE NO EVENTO VIVA CENTRO
O violeiro, compositor e cantor Tiago Luziano foi destaque no evento Viva Centro, na Praça da bandeira,em Londrina, no dia 31 de janeiro de 2025.
Assinar:
Postagens (Atom)