quinta-feira, 14 de agosto de 2025

FOCUS BRASIL: HOJE TEM PROGRAMA BOOK BOX

LONDRINA RECEBE O SHOW TRIBUTO CLARA MINEIRA

CANTORA ELIANA PITTMAN CELEBRA 80 ANOS

Nascida em 1945, Eliana Pittman iniciou sua carreira em 1961, ao lado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, cantando standards do jazz e da bossa nova em boates no Rio de Janeiro. O avô de seu padrasto foi Booker T. Washington, fundador do conceituado Tuskegee Institute, a primeira universidade para negros nos Estados Unidos. Fez shows no Brasil e no exterior e na década de 1970 emplacou vários sucessos, como Das Duzentas para Lá, Abandono (canção lançada por Eliana em 1974 e que Roberto Carlos regravou em 1979), Sinhá Pureza e Mistura de Carimbó. Pelo sucesso das últimas duas canções, recebeu o título de "Rainha do Carimbó".

A COMOVENTE HISTÓRIA DOS DIREITOS AUTORAIS DE WOMAN NO CRY

Bob Marley atribuiu a autoria da música "No Woman, No Cry" ao seu amigo Vincent Ford. Ford, que era dono de uma cozinha comunitária em Trenchtown, usou os royalties da música para sustentar o projeto e alimentar moradores carentes. Essa decisão demonstra a generosidade de Marley e seu compromisso com a comunidade. Embora Marley seja amplamente reconhecido como o autor da música, incluindo a melodia, ele optou por creditar a autoria a Ford. A versão original da música, lançada no álbum "Natty Dread" em 1974, é uma gravação de estúdio que utiliza bateria eletrônica. Jean Roussel forneceu o arranjo e as partes do órgão Hammond para essa gravação. A versão ao vivo, lançada no álbum "Live!" em 1975, é a mais conhecida e se tornou um hino internacional. A música também foi tema de disputas judiciais envolvendo os direitos autorais, com a família de Marley buscando direitos sobre as gravações e downloads digitais, mas perdendo o processo contra o Universal Music Group. No entanto, a decisão judicial não alterou o fato de que a música foi composta por Bob Marley e a autoria foi atribuída a Vincent Ford para fins de sustentar a cozinha comunitária.

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

EDITAL 001/2025 PNAB CENTENÁRIO DO SUL: ETAPA DE RECURSOS

O Instituto Cultural Arte Brasil e a Secretaria Municipal de Cultura de Centenário do Sul convocam o proponente selecionados no edital 001/2025 PNAB de Centenário do Sul e abaixo relacionados para apresentação de recurso na fase de habilitação, com oportunidade de apresentação de documentos. O selecionado tem o prazo de 05 dias úteis para apresentação de recurso sob pena de desclassificação. O recurso deve ser enviados no email osc.artebrasil@gmail.com NOME CPF MOTIVO Rodrigo Tomadon 057.420.739-25 O proponente foi selecionado como pessoa física mas apresentou documentos de pessoa jurídica na etapa de habilitação

EDITAL 001/2025 PNAB CAFEARA: ETAPA DE RECURSOS

O Instituto Cultural Arte Brasil e a Secretaria Municipal de Cultura de Cafeara convocam os proponentes selecionados no edital 001/2025 PNAB de Cafeara e abaixo relacionados para apresentação de recurso na fase de habilitação, com oportunidade de apresentação de documentos. Os selecionados tem o prazo de 05 dias úteis para apresentação de recurso sob pena de desclassificação. Os recursos devem ser enviados no email osc.artebrasil@gmail.com NOME CPF MOTIVO SORAIA CAROLLINE FERREIRA MARRAFON 073.388.749-06 A proponente foi selecionada como pessoa física mas apresentou documentos de pessoa jurídica na etapa de habilitação Eric Leonardo Vasconcelos Nunes 104.950.819-06 O proponente foi selecionado como pessoa física mas apresentou documentos de pessoa jurídica na etapa de habilitação

PNAB CICLO 2: JANDAÍRA/BA PROMOVE ESCUTA PÚBLICA EM 22 DE AGOSTO

BAURU: TATIANA SÁ ENTREVISTA A CANTORA VIVIAN REIS

SECULT BAHIA: CONSULTA PÚBLICA SOBRE O PROGRAMA CULTURAL OURO NEGRO 2026

MÉXICO: SIMONA ADVINCULA FALA SOBRE LITERATURA E PAZ

ARTISTA RIGUES ABRE EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL EM LONDRINA

A exposição de artes contemporâneas do Rigues em Londrina acontecerá de 14 a 23 de agosto, no Robson Molduras & Decor, localizado na Rua Pará, 1205, Centro. A abertura será nos dias 14 e 15, a partir das 18h, com visitação aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h30. A exposição contará com pinturas em telas e MDF, criadas sem esboço, onde o artista explora gesto, ritmo e caligrafia

sábado, 9 de agosto de 2025

RESULTADO FINAL COM ANÁLISE DE MÉRITO RELATIVO AO EDITAL 001/2025 DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC/ CENTENÁRIO DO SUL

O Instituto Cultural Arte Brasil convoca os selecionados abaixo para apresentação de documentos e assinatura do termo de fomento cultura a partir de 11 de agosto de 2025 e envio dos mesmos por meio do email osc.artebrasil@gmail.com com assunto habilitação PNAB ciclo 1. O termo de fomento será enviado em seu email para assinatura: Icaro Gonçalves Leite e Rodrigo Tomadon A fase de habilitação documental é obrigatória para recebimento dos recursos. Os documentos são os seguintes: RG e CPF do proponente (para a comprovação deste item também será válida a apresentação de Carteira Nacional de Habilitação; de carteiras de identificação profissional (CRM, OAB, CREA, CRC entre outras) que contenham foto e números de RG e CPF ou de Carteira de Identidade na qual está discriminado o número do CPF; Certidão Municipal e Federal negativa ou positiva com efeito de negativa Comprovante de residência, como conta de consumo ou outro em nome do proponente. Em caso diverso, o comprovante de residência em nome de terceiro deverá ser acompanhado de declaração desta pessoa; Extrato bancário que contenha todos os dados bancários com nome do proponente, banco, agência, número da conta corrente ou conta poupança (e pix) para recebimento do recurso.

RESULTADO FINAL COM ANÁLISE DE MÉRITO RELATIVO AO EDITAL 001/2025 DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC/ CAFEARA

O Instituto Cultural Arte Brasil convoca os selecionados abaixo para apresentação de documentos e assinatura do termo de fomento cultura a partir de 11 de agosto de 2025 e envio dos mesmos por meio do email osc.artebrasil@gmail.com com assunto habilitação PNAB ciclo 1. O termo de fomento será enviado em seu email para assinatura: SORAIA CAROLLINE FERREIRA MARRAFON Eric Leonardo Vasconcelos Nunes A fase de habilitação documental é obrigatória para recebimento dos recursos. Os documentos são os seguintes: RG e CPF do proponente (para a comprovação deste item também será válida a apresentação de Carteira Nacional de Habilitação; de carteiras de identificação profissional (CRM, OAB, CREA, CRC entre outras) que contenham foto e números de RG e CPF ou de Carteira de Identidade na qual está discriminado o número do CPF; Certidão Municipal e Federal negativa ou positiva com efeito de negativa Comprovante de residência, como conta de consumo ou outro em nome do proponente. Em caso diverso, o comprovante de residência em nome de terceiro deverá ser acompanhado de declaração desta pessoa; Extrato bancário que contenha todos os dados bancários com nome do proponente, banco, agência, número da conta corrente ou conta poupança (e pix) para recebimento do recurso.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

ARLINDO CRUZ: O SAMBISTA PERFEITO

ESPORTE: PROFESSOR JAILTON NASCIMENTO DE OLIVEIRA É CONDECORADO NA CAMARA DE CONDE/BA

MÁRIO QUINTANA GANHA CADEIRA HOMENAGEM NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Mário Quintana, conhecido como um dos maiores poetas do século XX, tentou por três vezes ingressar na Academia Brasileira de Letras (ABL), mas não foi eleito em nenhuma delas. Apesar de não ter sido membro da ABL, ele foi reconhecido com o Prêmio Machado de Assis da ABL em 1980 e o Prêmio Jabuti de Personalidade Literária do Ano em 1981. ABL cria a cadeira 41 para homenagear as pessoas que não conseguiram, ou não quiseram, vaga entre os imortais. Mario Quintana morreu há 31 anos aos 87 anos de insuficiência cardíaca e respiratória em Porto Alegre.

GRAMMY LATINO 2025 HOMENAGEIA IVAN LINS

Aos 80 anos, Ivan Lins é um destacado compositor, tendo músicas gravadas por nomes consagrados como Elis Regina (Cartomante, Madalena, Aos Nossos Filhos), Simone (Começar de Novo), Quarteto Em Cy (Abre Alas), Gal Costa (Roda Baiana), Jane Duboc (De Alma e Corpo, Aos Nosso Filhos) Zizi Possi (Demônio de Guarda) e Emílio Santiago (Velas Içadas). Comandou um programa televisivo na Rede Globo ao lado de Gonzaguinha e Aldir Blanc, o Som Livre Exportação. Foi casado com a cantora e atriz Lucinha Lins com quem teve três filhos, João Lins o cantor e ator Cláudio Lins além de terem adotado Luciana Lins. Torce pelo Fluminense Football Club.

CONDE 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO: ACOMPANHE OS SHOWS E EVENTOS DA FESTA

SAMBA: ARLINDO CRUZ MORRE AOS 66 ANOS

O perfil oficial do artista, junto com o perfil da filha, Flora Cruz, também lamentaram a morte em uma nota publicada no Instagram. Na publicação, disseram que Arlindo foi um “poeta do samba”. O sambista perfeito, como Arlindo se definia, estava internado em um hospital no Rio de Janeiro desde março, após ser diagnosticado com pneumonia, segundo a esposa do cantor, Babi Cruz. Apesar do quadro estável, ele enfrentava uma infecção causada por uma bactéria resistente e já não respondia mais a estímulos como antes.
Ao longo da carreira, escreveu canções como “Meu Lugar”, “Ainda é Tempo Para ser Feliz” e “Bagaço da Laranja”, que ficaram marcadas nas vozes de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, além de sambas-enredos da escola Império Serrano. Arlindo também se lançou como cantor em carreira solo a partir dos anos 1990, após deixar o Fundo de Quintal, vendendo milhares de discos. Naquela década, também ingressou com uma parceria com o sambista Sombrinha. Nos anos 2010, tornou-se ainda mais popular participando de programas de TV, como o Esquenta!, com Regina Casé.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

MORRE CARLOS LEMOS AOS 100 ANOS: ARQUITETO DEDICOU A VIDA À PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL

O arquiteto e professor emérito Carlos Alberto Cerqueira Lemos morreu nesta quarta-feira (6) aos 100 anos, em São Paulo. A morte foi comunicada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A causa não foi divulgada. Titular aposentado da instituição, Lemos dedicou quase 60 anos à história da arquitetura brasileira e à preservação do patrimônio cultural. Em 2022, Carlos Lemos recebeu da FAU-USP o título de professor emérito. Parte significativa de sua produção bibliográfica está disponível na biblioteca da faculdade.

PERCUSSIONISTA: PAULINHO DA COSTA É O PRIMEIRO BRASILEIRO VIVO COM NOME NA CALÇADA DA FAMA EM HOLLYWOOD

ESCRITOR GUGU MARÇAL É DESTAQUE NA ACADEMIA DE LETRAS, CIENCIAS E ARTES DE LONDRINA

PNAB SERGIPE CICLO 2: FUNCAP ABRE CONSULTA PÚBLICA ONLINE

PRIMEIRA MÉDICA NEGRA DO BRASIL É HOMENAGEADA

A homenagem a Maria Odília Teixeira, marcada para o dia 8 de agosto, celebra a trajetória da baiana, que em 1909 desafiou as barreiras raciais e de gênero ao se formar pela Faculdade de Medicina da Bahia.

CULTURA: CARMEN MIRANDA PARTIA HÁ 70 ANOS

MINC LANÇA PROGRAMA ROUANET NORDESTE

PNAB CICLO 2: BANDEIRANTES FAZ ESCUTA PÚBLICA EM 11 DE AGOSTO

MORRE DIRETOR TEATRAL CLEBER LOURENÇO

Cleber dirigiu o MPB4 no espetáculo musical João Amor e Maria, de Hermínio Bello de Carvalho e Maurício Tapajós, no antigo Teatro Jovem. Um grande sujeito, com quem tivemos o privilégio de conviver e aprender.

domingo, 3 de agosto de 2025

COPA AMÉRICA DE FUTEBOL FEMININO: BRASILEIRAS SÃO CAMPEÃS 2025

A Copa América Feminina, anteriormente conhecida como Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, é o principal torneio entre as seleções de futebol feminino da Confederação Sul-Americana de Futebol. Foi realizado pela primeira vez em 1991.
Na final da Copa América Feminina 2025, no Equador, o Brasil superou a Colômbia nas cobranças de pênalti e se sagrou campeão do torneio pela nona vez na história. A goleira Lorena defendeu a cobrança que deu o título para as brasileiras neste sábado (2). No tempo normal, um empate em 4 a 4 entre as equipes. Marta (duas vezes), Angelina e Amanda Gutierres fizeram a favor do time comandado pelo técnico Arthur Elias. Linda Caicedo, Mayra Ramírez, Leicy Santos e Tarciane (contra) marcaram do lado colombiano.
Com a classificação para a decisão, ambos os países garantiram suas vagas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, segundo informado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

PRÉ-VENDA DO LIVRO TEMPO COMPOSITOR DE DESTINOS, DE MOACYR MEDRI

LANÇAMENTO DO PODCAST PODECHEFE EDIÇÃO PNAB CAMBÉ

VIOLÃO: CONCERTO DE ACÁCIO OLIVEIRA FAZ TRIBUTO A VILLA LOBOS E TURIBIO SANTOS

3 DE AGOSTO É DIA NACIONAL DA CAPOEIRA E DO CAPOERISTA

Neste domingo, 3, é comemorado o dia do capoeirista, uma data para dar mais visibilidade à prática popular no Brasil. Em 2014, a Unesco conferiu à capoeira, o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.