Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
GREGO: MORRE O CANTOR PATRICK DIMON
O cantor grego, radicado no Brasil, Patrick Dimon morreu na última segunda-feira (13), aos 79 anos. Patrick Dimon, que tem nome de nascimento Konstantynos Kazakos, nasceu na Ilha de Samos, na Grécia, mas se naturalizou brasileiro. Ele iniciou sua carreira musical em 1969, e interpreta músicas em oito idiomas, sendo estes português, espanhol, grego, inglês, frances, italiano, hebraico e armênio.
Seu sucesso "Pigeon Without a Dove" se tornou tema da novela "Pai Herói", de 1979 da Rede Globo, e a canção "Eternal Love", foi parte da trilha sonora de "Os ricos também choram", do SBT, de 2005.
VAGNER XAVIER É COLUNISTA DESTAQUE NO JORNAL FILOSOFAR
Escritor, poeta, colunista.
Lançou oito livros de poesias, Mais uma noite (2012) editora Multifoco, Agridoce (2013) editora Protexto, Águas Caladas (2015) editora Penalux, Céu de Chumbo (2017) editora Trevo, Nós somos intermináveis como o mar (2019) editora Dhias, Essas belas nuvens brancas no céu só agridem os olhos (2022) Opera editorial, segunda edição do Nós somos intermináveis como o mar (2023) Opera editorial, E chi potrebbe tollelare quel cielo (2025) Edizioni WE, Itália.
O escritor é membro do Portal do Poeta Brasileiro, Poetas Del Mundo, Literarte: Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos, Batuque na Caixa-Londrina-PR, Coletivo Escritas Pretas, Coletivo literário “ABC SP", Femalpc Brasil, Federação Mundial das Artes, Literatura, Paz e Cultura, atual Vice Presidente da sede Brasil, fereração presente atualmente em 17 países.
Faz parte de cinco academias de letras: ALAF: Academia de letras e artes de Fortaleza, ALG: Academia de letras de Goiás, Academia de letras do Brasil/Seccional Suíça, Núcleo de letras y artes de Buenos Aires e AILB: Academia Internacional de Literatura Brasileira.
Participou de mais de 17 antologias nacionais e internacionais em países como Argentina, Chile, Portugal e Suíça e coleciona prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira.
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SP APRESENTA O FILME HONESTINO
Honestino, filme de Aurélio Michiles, teve sua estreia mundial nesta quinta-feira (10) na programação oficial do Festival do Rio, e emocionou o público no Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro. A obra revisita a trajetória do líder estudantil Honestino Guimarães, desaparecido durante a ditadura militar, combinando elementos de documentário e ficção.
FONTE: AGENCIA BRASIL
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS RECEBE SLAM DE POESIA
A Academia Brasileira de Letras (ABL) recebeu, pela primeira vez, na terça-feira (14), um slam de poesia. O campeonato de verso falado reúne alunos das redes pública e privada do Rio de Janeiro que serão julgados, nesta edição, por quatro imortais - membros eleitos para ocupar as cadeiras da instituição.
"O Slam dos Estudantes ajuda a ABL a se modernizar e a se conectar com novas audiências", disse Antônio Carlos Secchin, acadêmico que participará do corpo de juízes junto com Ana Maria Gonçalves, Lucas Padilha e Godofredo de Oliveira Neto.
DIREÇÃO DE NEY INÁCIO: FILME SOBRE AGOSTINHO DOS SANTOS ESTREIA EM LONDRINA
Agostinho dos Santos foi um cantor e compositor brasileiro. Seu maior sucesso foi cantando músicas da peça Orfeu da Conceição e depois do filme Orfeu Negro, como Manhã de Carnaval e Felicidade. Participou da apresentação de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque.
38 ANOS DE ACERVO DE MARGARETH MENEZES É DIGITALIZADO
Margareth Menezes da Purificação Costa é uma cantora, compositora, atriz e política brasileira. Em 2023, tornou-se ministra da Cultura do Brasil no governo Lula. É ganhadora de dois troféus Caymmi, dois troféus Imprensa, quatro troféus Dodô e Osmar, além de ter sido indicada para o GRAMMY Awards e GRAMMY Latino.
FUNDAÇÃO FHC: América Latina, o Não Alinhamento Ativo e a disputa entre os Estados Unidos e a China
Está no ar a mais nova edição da série Conexão América Latina. O artigo inédito escrito por Jorge Heine analisa a presença chinesa na América Latina diante da crescente competição entre Estados Unidos e China. O texto aborda as opções dos países latino-americanos para responder aos desafios da disputa e tirar vantagem dela em favor de seu próprio desenvolvimento.
Heine, que já foi embaixador do Chile na China, na Índia e na África do Sul, argumenta que o Não Alinhamento Ativo pode ser uma bússola capaz de orientar a ação dos países da região.
terça-feira, 14 de outubro de 2025
ESCREVE-SE: NOVA OFICINA LITERÁRIA COM AMANDA DAMÁSIO
Amanda Damasio é escritora, professora e cofundadora da Editora Outra. Atualmente é doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participou de antologias (Marco Zero e Concreticidade, publicadas pela Ed. Madrepérola) e é autora do livro É preciso dizer as palavras mágicas (2023). Foi premiada pelo Estado do Paraná pelo edital Outras Palavras. Começou a estudar políticas públicas de Incentivo à Cultura na Iniciação Científica. Produziu artigos, uma dissertação de mestrado e agora está finalizando um doutorado sempre em torno do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e seus efeitos na cidade de Londrina. Atualmente é uma editora independente que publica autores por meio de oficinas de escrita e promove um clube de escrita semanal com mais de 30 pessoas. Já promoveu oficinas e palestras pelo Sesc, organizou Saraus e, como editora, já participou de eventos locais (Dobra, Londrix) e fora de Londrina (Feira Mamute, Curitiba).
PNAB: I ENCONTRO DE TEATRO DE CAMBÉ
O 1º Encontro de Teatro de Cambé, também chamado de FESTINBÉ (1ª Mostra de Teatro Independente de Cambé), está previsto para acontecer entre 8 e 16 de novembro. As atrações e a programação completa do evento, que é uma iniciativa do grupo Teatro Ramalho, foram anunciadas recentemente, de acordo com informações do Instagram do grupo.
RAPPER MANO BROWN RECEBE TITULO DE DR HONORIS CAUSA
Mano Brown recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em março de 2025, junto com os demais integrantes do grupo Racionais MC's. O título também foi concedido a ele anteriormente pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em 2023. O título é concedido a personalidades que se destacaram em diversas áreas, reconhecendo a contribuição do grupo para a sociedade e para a cultura brasileira.
HISTÓRIA: ANNA DAVIES FOI A PRIMEIRA JORNALISTA A APRESENTAR UM TELEJORNAL BRASILEIRO
A pioneira do telejornalismo brasileiro e que foi, de fato, a primeira profissional negra a apresentar um telejornal de rede se chama Anna Davies. Ela atuou na "TV Globo" nos anos 70, quando a "caixinha mágica" ainda era em preto e branco. Dona de uma voz inconfundível e arrepiante, foi repórter e apresentadora de telejornais, tais quais "O Povo na Tevê" (SBT, dirigida pelo saudoso Wilton Franco), "Telejornal Brasil" (SBT, ao lado de Bóris Casoy), e entre tantos. Uma das suas mais marcantes passagens foi, porém, pelo "Jornal Hoje" (TV Globo), também como âncora. Como repórter, também atuou em vários programas da emissora, entre eles, "Jornal Nacional", "Fantástico" e "Globo em Dois Minutos".
ECONOMIA CRIATIVA: CONHEÇA O COLETIVO LITERÁRIO MARIANAS
O Coletivo Marianas é um grupo de escritoras e artistas que se uniu com o propósito de fortalecer a presença e a identidade das mulheres na literatura e nas artes.
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
PNAB LONDRINA: BATUQUE NA CAIXA INICIA PRODUÇÃO DE SUAS ATIVIDADES
"Batuque na Caixa" refere-se tanto ao projeto social e cultural que usa música para educar crianças e jovens, quanto a um termo que descreve a batida rítmica da caixa de maracatu ou do congado. O projeto, iniciado em 1999 em Londrina (PR), oferece oficinas gratuitas de música, teatro e desenho para promover desenvolvimento integral e inclusão social em comunidades carentes
FUNDAÇÃO PALMARES PROMOVE SEMANA DE MÚSICA, RODA DE CONTOS E DANÇA
A Fundação Cultural Palmares tem como função principal promover e preservar a cultura afro-brasileira, combatendo o racismo e valorizando a história e identidade do povo negro no Brasil. Entre suas atribuições estão a certificação de comunidades quilombolas, a garantia de direitos territoriais e o apoio a projetos culturais e sociais que promovam a sustentabilidade e o protagonismo da população negra.
PNAB: CONSELHO DE CULTURA SE REUNE EM CONDE/ BA
Em 13 de outubro de 2025 as 9 horas, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer os membros do Conselho Municipal de Cultura e equipe da gestão municipal se reuniram para discussão sobre a utilização dos recursos remanescentes do ciclo I da Politica Nacional Aldir Blanc. O secretário de cultura Marcos José Mendes do Nascimento ouviu os presentes que abordaram a necessidade de algum tipo de fomento cultural para as manifestações tradicionais do Novembro Negro, em Conde. Em sintonia com o plano de ação 30882120230005-015076 o secretário pontuou que a modalidade de fomento cultural está bem definida na peça administrativa bem como no PAR de 2024. O secretário sugeriu a abertura de edital visando receber as inscrições para as instituições que venham a concorrer aos benefícios de patrocinio cultural e afirmou a necessidade de que os proponentes reúnam os documentos de mérito cultural de forma adequada para que sejam avaliados.
NO DIA 12 DE OUTUBRO, PAPA LEÃO POSA COM IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA
A história de Nossa Senhora Aparecida começou em outubro de 1717, quando três pescadores (João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso) encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Após a descoberta da imagem, que veio em duas partes (o corpo e depois a cabeça), os pescadores tiveram uma pesca abundante, o que foi considerado um milagre. A devoção à santa cresceu, culminando na sua proclamação como Padroeira do Brasil em 1930, e o dia 12 de outubro foi estabelecido como sua festa litúrgica.
FILMES MALÊS, HONESTINO E BARÃO DE ITARARÉ LEVAM HISTÓRIA ÀS TELONAS
Um casal é separado após serem arrancados de sua terra natal na África e trazidos para o Brasil à força como escravizados. Enquanto lutam para sobreviver e tentar se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês.
UTFPR LONDRINA: NEABI CONCEIÇÃO EVARISTO PROMOVE NOVEMBRO NEGRO
O mês de novembro será dedicado à reflexão, ao diálogo e à promoção de práticas de educação antirracista. O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da UTFPR Londrina , que recebe o nome de Conceição Evaristo, promove o Novembro Negro 2025, com uma série de atividades abertas à comunidade acadêmica e externa, em alusão ao Dia da Consciência Negra.
Com o tema “Letramento Racial”, a programação busca fortalecer a valorização da identidade negra e incentivar debates sobre igualdade racial, diversidade e justiça social. Estão previstas palestras, rodas de conversa, cine-debates, exposições e apresentações culturais que reafirmam o compromisso da universidade com uma formação cidadã e inclusiva.
A abertura oficial será marcada pela palestra “Letramento Racial como Prática de Resistência”, no dia 6 de novembro (quarta-feira), às 19h, no Cine Villa Rica, em Londrina . A atividade é gratuita, aberta ao público e contará com certificação de participação.
ESCRITORA CONCEIÇÃO EVARISTO É HOMENAGEADA NA INGLATERRA
Por meio de convite, a Flup participou do festival Out of Maxny, em parceria com o recém-criado National Poetry Center (Centro Nacional de Poesia), dirigido por Nick Barley, ex-Edinburgh Book Festival. No evento, a escritora Conceição Evaristo, uma das principais referências da literatura brasileira, foi homenageada ao lado de nomes como Linton Kwesi Johnson, Roger Robinson e Malika Booker — grandes nomes que abrem caminhos para o diálogo literário multicultural entre o Brasil e o Reino Unido. A presença da autora marcou também o anúncio da publicação e tradução do livro “Becos da Memória” e “Canção para Ninar Menino Grande”, no Reino Unido, prevista para 2026.
REFERENCIA NA DANÇA: MORRE GISELE SANTORO AOS 86 ANOS
Faleceu nesta quinta-feira (9), em Brasília, a professora, coreógrafa e bailarina Gisèle Loïse Portinho Serzedello Corrêa, mais conhecida como Gisèle Santoro.
Ela tinha 86 anos e faleceu devido a uma parada cardíaca. Ela estava internada no Hospital Santa Helena, na Asa Norte, desde a última segunda-feira (6) e enfrentava problemas no coração. Precursora da dança em Brasília, Gisèle foi a bailarina que dançou em cima do Congresso Nacional no dia da inauguração da capital.
Ela também foi casada com o maestro Cláudio Santoro, que dá nome ao Teatro Nacional da cidade.
TRADIÇÃO NEGRA: CABOCLINHOS E LAMBE SUJOS INVADEM LARANJEIRAS
Os caboclinhos têm origem indígena e africana, sendo uma manifestação cultural popular do Nordeste, com forte concentração em Pernambuco, que remonta a pelo menos 1584. Os grupos representam a cultura indígena, especialmente durante o carnaval, e estão ligados a antigas práticas como a Jurema e as lutas sociais da classe trabalhadora.
A festa do Lambe-Sujo e Caboclinho de Laranjeiras, Sergipe, surgiu no século XIX e representa a luta dos escravos africanos pela liberdade contra os indígenas que, na época, defendiam suas terras. O termo "Lambe-Sujo" vem da prática de os escravizados passarem um tipo de lama ou graxa no corpo para se camuflarem e fugirem dos "capitães do mato".
PRESIDENTE LULA TEM ENCONTRO COM O PAPA LEÃO XIV
O presidente Lula se encontrou pela primeira vez com o Papa Leão XIV, e participou, em Roma, do Fórum Mundial da Alimentação da ONU.
Na abertura da semana que comemora os 80 anos da FAO, a Agência da ONU para a Alimentação e Agricultura, o presidente Lula disse que não basta produzir alimentos, é preciso distribuí-los.
Lula inaugurou o escritório da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, idealizada pelo Brasil enquanto estava no comando do G20, em 2024, e que ganhou o apoio de mais de 100 países. Destacou que, em junho, a FAO anunciou que o Brasil saiu do mapa da fome. Disse que o combate à pobreza e ao aquecimento global precisam ser interligados e defendeu a importância do multilateralismo.
domingo, 12 de outubro de 2025
SERGIPE: LARANJEIRAS CELEBRA A TRADIÇÃO DOS LAMBE SUJOS
Comemorada sempre no segundo domingo de outubro, a festa dos Lambe-Sujos e Caboclinhos tem origem no século XIX, sendo uma representação simbólica do conflito entre os negros escravizados que fugiam em busca de liberdade e os indígenas que defendiam suas terras.
Assinar:
Postagens (Atom)