sexta-feira, 25 de julho de 2025

PRETA GIL: HOMENAGENS E SEPULTAMENTO

Flora e Gilberto Gil deram, nesta sexta-feira (25), o último adeus à cantora Preta Gil, em uma cerimônia marcada por muita emoção no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O velório foi aberto ao público e começou às 9h, mas desde cedo uma multidão já se formava na fila em frente ao teatro. Flora e Gil chegaram vestidos de branco, acompanhados da mãe de Preta, Sandra Gadelha, e de outros familiares. O velório público seguiu até às 14h. Em seguida, o corpo foi conduzido em cortejo por um carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas do recém-criado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, no Centro da cidade, até o Crematório da Penitência, no Caju. Preta Gil faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no intestino.

quinta-feira, 24 de julho de 2025

VOVÔ DO ILÊ É CONVIDADO PARA O CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DA PRESIDENCIA DA REPÚBLICA

Vovô do Ilê, nome pelo qual é conhecido o músico Antônio Carlos dos Santos Vovô, fundador e presidente do bloco afro do Carnaval de Salvador Ilê Aiyê, e considerado "importante personalidade do movimento negro brasileiro" e "uma lenda do Carnaval baiano".

PONTO CINE EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE BENEDITA DA SILVA

Benedita Sousa da Silva Sampaio (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1942) é uma servidora pública, professora, auxiliar de enfermagem, assistente social e política brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi a 52. ª governadora do Rio de Janeiro e atualmente é deputada federal (2023-2027). Criadora da lei Aldir Blanc, em 2020

AOS 91 ANOS, MARIA PIEDADE LANÇA SEU PRIMEIRO ÁLBUM

O lançamento do álbum Maria Piedade, neste mês de julho de 2025, reacende uma estrela apagada há 71 anos por força das circunstâncias sociais. Maria Piedade, a cantora paulista dona do disco e da voz, tem atualmente 91 anos e debuta no mercado fonográfico fazendo jus ao lema “antes tarde do que nunca”. Nascida em 1933 em Itapetininga (SP), município do interior do estado de São Paulo, Maria Margarida Piedade poderia ter se firmado como cantora da era do rádio, como tantas intérpretes da geração da artista. Mas viu o sonho ruir assim que o realizou.

UNE: BIANCA BORGES DEFENDE REFORMA UNIVERSITÁRIA E SOBERANIA NACIONAL

Foi eleita neste domingo (20/7) na plenária final do 60º Congresso da UNE, no Goiânia Arena, na capital goiana, a estudante de Letras do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Bianca Borges. A paulista, nascida em Itapevi e criada na Praia Grande foi eleita com 82,62% dos votos dos delegados estudantis pela chapa 3 “Unidade e coragem em defesa do Brasil: estudantes nas ruas para derrotar a extrema direita, taxar os super-ricos e investir na educação”.

AINDA ESTOU AQUI É ELEITO MELHOR FILME DO PREMIO SUR

No início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar. No Rio de Janeiro, a família Paiva, formada pelo casal Rubens e Eunice e seus cinco filhos, vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Sua esposa é então obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos enquanto tenta descobrir a verdade sobre o destino do marido, uma busca que se estenderia por décadas.

APCA: DISCO DE ALAIDE COSTA ENTRE OS MELHORES DO 1º SEMESTRE DE 2025

PREMIO AILB & FOCUS BRASIL NY: ALDO MORAES É ESCRITOR FINALISTA

Músico e escritor, Aldo Moraes foi premiado no Brasil e exterior. Foi Secretário Municipal de Cultura de Londrina. É verbete no Dicionário de MPB Ricardo Cravo Albin. Os principais prêmios que recebeu são: Menção Honrosa no Concurso da Academia Mozarteum, na Áustria, em 1994, por Livro dos sonhos (piano e orquestra); VII Encontro de Compositores Latino-Americanos, em Porto Alegre, em 2001 com Gestos (piano solo); Ballade pour Peter Mieg, para violão solo, publicada na Revista da Fundação Peter Mieg, Suíça, em 2002; Quarto Lugar no XXV Concurso Internacional de Poesia, em 2008, com os poemas À Tom Jobim, Canto e Para Koelreutter II; Menção Honrosa no Concurso Nacional de Literatura, promovido pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias, sediada no Rio de Janeiro, com o tema Euclides da Cunha (agosto/2009). Lançou os CDs Gestos (piano solo); Arte Brasilis, Música de invenção (MPB) e poemas do amanhecer. Lançou o romance Casassanta, poemas do amanhecer e contos extra-ordinários. Em 2015, publicou pelo Clube de Autores: suítes brasileiras (partituras para violão solo); Música de câmara (partituras) e batuque na caixa 15 anos (que reconta a história do famoso projeto musical). Em 2016, fez a trilha da peça QUANDO EU MORRER… e tocou ao vivo nas apresentações teatrais. Em 2017, colaborou com a composição da SINFONIA DOS DIREITOS (com Jorge Antunes e TT Catalão) estreada em Brasília, em maio do mesmo ano e foi premiado pelo Ministério da Cultura e Assembléia Legislativa do Paraná.

CONHEÇA O ICAB E BATUQUE CAIXA PELO QRCODE

terça-feira, 22 de julho de 2025

FESTA VILA CULTURAL ADECOM

JOYCE CANDIDO CANTA EM LONDRINA

DIRETOR WALTER SALLES SERÁ HOMENAGEADO PELO OSCAR

PIONEIRO DO HEAVY: MORRE OZZY OSBOURNE

Ozzy Osbourne, cantor britânico e um dos pioneiros do heavy metal, morreu aos 76 anos nesta terça-feira (22). A causa da morte do líder do Black Sabbath não foi revelada.
Conhecido como "Príncipe das Trevas", John Michael "Ozzy" Osbourne nasceu em Birmingham, na Inglaterra, e se tornou um dos mais importantes personagens da história do rock. Além do vocal melodioso e potente, ficou conhecido pelas performances intensas no palco.

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DA PNAB CAFEARA

O INSTITUTO CULTURAL ARTE BRASIL, ENTIDADE CONVENIADA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAFEARA PARA EXECUTAR PARTE DOS RECURSOS DA POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC FAZ SABER A INDICAÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOS PROJETOS CULTURAIS A SEREM SELECIONADOS POR MEIO DE EDITAL PÚBLICO Representando o Poder Público: Silvia Maria Lazaretti; CPF 858.226.989-72; Chefe das Divisões de Cultura e Turismo do município de Cafeara/ estado do Paraná Representando a sociedade civil como indicação do Instituto Cultural Arte Brasil: Clodoaldo Salustiano de Morais, CPF 730.821.809-06; músico, escritor e jornalista Eder Baldoino Ferreira, CPF 917.654.129_00, consultor cultural

domingo, 20 de julho de 2025

DICA DO BLOG: CONHEÇA O PROJETO MAGIA DE BRINCAR RECICLANDO

A atividade é realizada pela Associação Projeto Manancial Missões. Contatos para doações e patrocinios 43 99923-6862 com Cinthia

MORRE A CANTORA PRETA GIL

Preta Gil, cantora, empresária e apresentadora, morreu aos 50 anos neste domingo devido a complicações de um câncer! 😢🖤 A artista deixou um filho, Francisco Gil, conhecido como Fran, integrante do trio Gilsons. A morte foi confirmada pela equipe de Preta. Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta Maria Gadelha Gil Moreira era filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Seu nascimento ocorreu dois anos após o retorno de seu pai do exílio em Londres, durante a ditadura no Brasil.

40 ANOS DE CARREIRA: PAULA TOLLER CANTA EM SALVADOR

MEDALHA PRETA ROZA HOMENAGEIA MULHERES NO RS

sábado, 19 de julho de 2025

LULA E MARGARETH MENEZES ABREM O 60º CONGRESSO DA UNE

Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama, Janja Lula da Silva, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta quinta-feira (17), em Goiânia (GO), da abertura do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). O encontro, intitulado O Brasil se Une pela Soberania, deverá reunir mais de 10 mil participantes de todas as regiões do país para debater assuntos como educação, cultura, democracia e participação popular. “Eu digo todo dia que eu sou muito grato a todo o papel que a UNE teve nos meus dois primeiros mandatos como presidente, nos mandatos da Dilma Rousseff, e agora, nesse terceiro mandato. Porque a UNE é responsável pelo fato de a gente ter conquistado tantas coisas no ensino deste país”, afirmou o presidente Lula.

ESCRITOR E PUBLICITÁRIO ROBERTO DUALIBI MORRE AOS 89 ANOS

Duailibi morreu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos. Ele era um dos principais profissionais do setor no Brasil, além de ser membro da Academia Paulista de Letras desde 2015. Filho de um libanês e de uma brasileira, mudou-se para São Paulo quando tinha apenas 12 anos. Formado pela Escola de Propaganda de SP em 1956, começou a trajetória profissional ainda em 1952, na Colgate-Palmolive. Ao longo da carreira, atuou como redator em algumas das principais agências do país, como a JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda — onde chegou ao cargo de vice-presidente de criação. Em 1968, fundou a agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti. O grupo transformou a publicidade brasileira e consolidou a DPZ como uma das maiores e mais premiadas do país. Em 1969, Duailibi foi eleito "Publicitário do Ano" no Prêmio Colunistas. Além da atuação nas agências, Duailibi teve uma forte presença no meio acadêmico e institucional. Foi professor e diretor de cursos da ESPM de São Paulo, além de dar aulas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

DICA DO BLOG: SENHA, TEXTO DE KAROL COSTA

FERNANDA TORRES ESTÁ NO JURI DO FESTIVAL DE CINEMA DE VENEZA

50 ANOS DA GEADA NEGRA: MUSEU DO CAFÉ DE LONDRINA TRAZ PROGRAMAÇÃO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

domingo, 13 de julho de 2025

CULTURA POPULAR: MORRE DONA ILZA DA MUSSUCA

Ilza da mussuca é parte fundamental da história cultural de Laranjeiras/SE com protagonismo no samba de pareia

sábado, 12 de julho de 2025

ATIVIDADE FÍSICA NA GESTÃO É TEMA DO PROGRAMA NEM MAIS, NEM MENOS

APAIXONADO: MORRE O CRÍTICO DE CINEMA JEAN CLAUDE BERNARDET

Um dos principais críticos do cinema nacional, Jean-Claude Bernardet morreu neste sábado (12), aos 88 anos. Conforme informações de amigos, ele teria sofrido um AVC e estava internado no Hospital Samaritano, em São Paulo (SP). O velório, aberto ao público, será realizado neste domingo (13) na Cinemateca Brasileira, também na capital paulista, das 13 às 17 horas. Jean-Claude Bernardet também era ator, diretor, roteirista, escritor e professor. Nascido na Bélgica em 1936, ele passou a infância em Paris, na França, e se mudou para o Brasil com a família aos 13 anos, naturalizando-se brasileiro em 1964. Interessou-se por cinema a partir do cineclubismo e começou a escrever críticas no jornal "O Estado de São Paulo" a convite de Paulo Emílio Salles Gomes. Autor de obras como "Brasil em Tempo de Cinema" (1967), "Trajetória Crítica" (1978), "O Que é Cinema" (1980) e "Cineastas e Imagens do Povo" (1985/2004), Bernardet foi referência para nomes icônicos do Cinema Novo, como Glauber Rocha.

FUNDAÇÃO PALMARES COMEMORA 40 ANOS DO MINC

CURSO COM CONCEIÇÃO EVARISTO SERÁ TRANSMITIDO PELO YOUTUBE

MORRE O TRADUTOR FILIPE GUERRA

LIVE ABRE A IV SEMANA NACIONAL LITERÁRIA DIGITAL

LONDRINA: PROMIC ABRE CONSULTA PÚBLICA