quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

PRIMEIRO GOVERNADOR NEGRO DO RS, ALCEU COLLARES MORRE AOS 97 ANOS

O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares morreu, na madrugada desta terça-feira (24), aos 97 anos. Ele estava internado desde o último dia 16, no Hospital Mãe de Deus, na região central de Porto Alegre. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou luto oficial de três dias. “Com profunda tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-governador Alceu Collares, 97 anos, uma figura histórica na política do nosso Estado e do Brasil. Único governador negro do Rio Grande do Sul, Collares dedicou sua vida ao serviço público, sendo deputado federal por dois mandatos, vereador e prefeito de Porto Alegre e governador do RS entre 1991 e 1995”, escreveu Leite nas redes sociais. Alceu de Deus Collares nasceu em 1927, na cidade de Bagé, no sul do estado, próxima ao Uruguai. Bacharel em Direito, filiou-se ao extinto Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e iniciou a carreira política após ser eleito vereador de Porto Alegre em 1964. No Legislativo municipal, permaneceu por dois mandatos, até 1970. No ano seguinte, tornou-se deputado federal, sendo reeleito em 1974 e 1978.
Com o fim do bipartidarismo na década de 1980, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em 1985, foi o primeiro prefeito de Porto Alegre eleito após a redemocratização. Na ocasião, Collares derrotou o então deputado estadual Carrion Júnior, do MDB.
Nas eleições estaduais de 1990, disputou e venceu o comando do Palácio Piratini, superando o ex-deputado Nelson Marchezan, do PDS. Collares foi o primeiro governador negro na história do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário