quarta-feira, 17 de junho de 2015

JULIANA BARBOSA, INSTITUTO UNIÃO PARA A VITÓRIA E BEBÊ CLÍNICA ESTÃO ENTRE OS INDICADOS PARA O PRÊMIO JORNAL DE LONDRINA

SAÚDE: O projeto Bebê-Clínica da UEL (Universidade Estadual de Londrina), hoje comandado pelo professor Drº Antonio Ferelle, surgiu com a proposta de conscientizar os pais dos cuidados odontológicos da criançada desde a mais tenra idade, incluindo nesta seara questões ligadas à importância do aleitamento materno.

SOLIDARIEDADE: O trabalho do Instituto União para a Vitória surgiu tal como as primeiras plantas cultivadas na horta comunitária projetada por Lydia Maria Fuganti no bairro União da Vitória, na zona Sul de Londrina. O braço social da empresa Eurobase começou a ser desenvolvido em 2000, com produção de alimentos para o consumo das famílias da região e para a geração de renda. Depois vieram as oficinas de artesanato e de produção de sabão, que deu origem ao Grupo Primavera, e a necessidade de expandir os trabalhos a outras faixas etárias, especialmente porque muitas mulheres envolvidas nos projetos levavam os filhos quando iam ao instituto. Nasceu então o outro segmento do trabalho: o projeto Construindo o Futuro.

SOLIDARIEDADE: GALERA DE DEUS

EDUCAÇÃO E PESQUISA: ECONOMISTA FLÁVIO DE OLIVEIRA

EDUCAÇÃO E PESQUISA: Se existe uma palavra que remete à pesquisadora Juliana Barbosa é samba. Criada numa família essencialmente carioca, na qual o ritmo fazia parte da rotina, a professora fez da paixão musical o objeto de estudo na carreira acadêmica. "Cresci assistindo aos desfiles de escolas de samba e ouvindo muita música", afirma. Graduada em Relações Públicas, ela acabou descobrindo outra paixão depois de atuar por um tempo na profissão. Em 2002, começou a lecionar em uma faculdade de Cornélio Procópio e não parou mais. O gosto pela sala de aula a fez buscar o mestrado de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

CULTURA: A arte traduz a vida de Henrique de Aragão, paraibano de Campina Grande que escolheu o Norte do Paraná – mais precisamente Ibiporã - para viver e desenvolver o seu trabalho, voltado especialmente para esculturas, muitas delas instaladas em locais públicos. Dentre as obras mais emblemáticas estão “O passageiro”, na rotatória da rodoviária de Londrina, e “O Cristo Libertador”, que durante muito tempo ficou em uma das rotatórias da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário