A
temporada musical da Série Palcos
Musicais encerra o primeiro semestre com um espetáculo lírico, no próximo
dia 28, no
Teatro Crystal Palace, em Londrina, dentro da programação da Série Palcos
Musicais, destacando a música clássica vocal.
Quem aprecia este gênero, terá o privilegio de ouvir o duo formado pelo barítono Norbert Steidl e o pianista
paranaense Ben Hur Cionek.
Os
ambos interpretarão uma obra intensa, raramente executada nos palcos
brasileiros. Pela priemira vez, o público londrinense vai ter a oportunidade de ouvir
na
íntegra o
Ciclo de
24 canções, denominado “WINTERREISE”, VIAGEM DE INVERNO,
de
Franz Schubert,
sobre
poemas de Wilhelm Müller(1794–1827).
O ciclo, preferido de Franz Schubert, foi escrito em duas partes. Os primeiros doze leaders (canções alemãs, geralmente escritas para piano e voz, que tiveram ápice no Romantismo), que datam de fevereiro de 1827, teriam devolvido ao compositor o entusiasmo no ato de compor.
Alguns meses depois descobriu-se os outros doze poemas, os quais foram
escritos com um espírito diferente. Müeller tinha falecido em setembro, com 33
anos de idade. Os tons menores prevalecem na segunda parte da obra, considerada
um marco na consolidação do lied alemão, na escrita para piano e voz e
no Romantismo. Schubert já
havia composto “Die Schöne
Müllerin” (“A bela moleira”), também, sobre poemas de
Müller.
Originalmente escrito para tenor, o ciclo traz já
no primeiro verso, da primeira canção (“Gute
Nacht”) o
tema da desilusão amorosa.
As demais canções abordam reflexões de um viajante sobre a dor e a solidão, que
ganham maior dramaticidade quando sobrepostas à natureza do inverno: o vento
frio, os galhos secos, o gelo, a tempestade, a gralha que paira sobre a cabeça
do viajante e o faz pensar na morte.
Do
ponto de vista estrutural, Schubert oferece uma obra com total equilíbrio entre
a técnica para piano e voz, algo que faz a obra ser autêntica música de câmara e
objeto de estudo até hoje. O ciclo “Viagem de Inverno” é construído numa
sonoridade sombria, usando elementos de marcha fúnebre e tonalidades menores. A
obra foi composta um ano antes da morte de Schubert, em 1827 , é considerada uma
das obras de maior dificuldade de interpretação do repertório cameristico
vocal.
O
duo de Norbert Steidl e Ben Hur Cionek foi criado assim que o barítono
austríaco, Norbert Steidl veio morar em Curitiba e o desejo de ambos em
apresentarem lieders se evidenciou.
“É o ciclo mais lindo e difícil para voz que existe no mundo da canção, um
desafio para o cantor e o pianista”, explica o barítono Norbert
Steidl.
O
cantor conta que os poemas são muito bonitos, mas com a música de Schubert
ganhou mais contorno. “Schubert as escreveu maravilhosamente. A tradução desses
poemas ajuda para entender a viagem do inverno”.
O
pianista curitibano Ben Hur Cionek traça um paralelo entre a proposta da
apresentação e a atual situação do país. “Estamos passando por este momento
político, em que o país está questionando os governantes. Creio que este ciclo
de 24 canções está vindo em boa hora para uma plena reflexão, para que todos nós
olhemos em nosso interior, e busquemos a luz pela qual nos distanciamos há muito
tempo. Este ciclo mostrará que temos sim acesso a nossa inocência, que temos
acesso ao frescor e amor próprio”.
Norbert
Steidl
Norbert
Steidl nasceu em Lienz na
Áustria e tornou-se mestre em canto pela Universidade Mozarteum em Salzburg,
formando-se na classe de Barbara Bonney. Em 2006 participou de uma das 22 óperas
de Mozart apresentadas no Festival de Salzburgo. Trabalhou com importantes
maestros como Riccardo Muti e Josef Wallnig.
Ben
Hur Cionek
Ben
Hur Cionek é pianista formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, com
pós-graduação na Academia Fréderic Chopin de Varsóvia, Polônia, e mestrado
na Western Michigan
University, nos Estados
Unidos. Como pianista concertista,
apresentou-se no Brasil, Europa e Estados Unidos. O pianista recebeu o título de
“Bicho do Paraná”, concedido pela TV Paranaense em 1995. Atualmente é professor
na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.
Em
julho a série Palcos musicais faz uma pausa e retorna em agosto com um recital
solo.
A
Série Palcos Musicais, através da Artis Colégium aderiu à campanha do Jornal de
Londrina em Prol da reconstrução do Teatro Ouro Verde. Em todos os eventos serão
realizadas ações para divulgar esta campanha.
Assinatura:
Palcos Musicais é uma promoção da Artis Colégium e Jornal de Londrina, com
Patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A Temporada conta com os apoios da Rádio UEL FM,
Casa de Cultura da UEL, Londrina Convention e Visitors Bureau, SESI Paraná,
Hotel Crystal e Gráfica Planográfica.
Serviço:
Concerto
com Duo Norbert
Steidl - barítono e Ben Hur Cionek - piano
Dia:
28 de junho
Horário:
20h30
Local:
Teatro Crystal Palace, rua Quintino Bocaiuva,15 | fone:43 3315
1515
Preço:
R$ 10,00 e R$ 5,00( méia entrada)
Os
ingressos podem ser retirados no Café Royal Londrino,(tel.3027 1050) , ao
lado do hotel Crystal Palace, das 9.00 às 21.00hs (domingo das 09.00
às 12.30hs).Serão aceitos cartões
de crédito e débito.
Outras
Informações:
Irina
Ratcheva (coordenadora): 3024-4704 e 9938-4003
Serviço
de Imprensa:
Emilia
Miyazaki: 9951-1900
Programa:
Franz
Schubert Winterreise
op.89 (sobre poemas de Wilhelm Müller)
1.
Gute
Nacht (Boa
Noite)
2.
Die
Wetterfahne (O
Catavento)
3.
Gefrorne
Tränen (Lágrimas
geladas )
4.
Erstarrung (
Enrijecimento)
5.
Der
Lindenbaum (A
Tília)
6.
Wasserflut (
Inundação )
7.
Auf
dem Flusse (
O Rio )
8.
Rückblick (
Olhando para traz )
9.
Irrlicht (Fogo-fátuo)
10.
Rast (
Repouso)
11.
Frülingstraum (Sonho
de Primavera)
12.
Einsamkeit (Solidão)
13.
Die
Post (O
Correio)
14.
Der
greise Kopf (A
Cabeça Grisalha)
15.
Die
Krähe (O
Corvo)
16.
Letzte
Hoffnung (Última
Esperança)
17.
Im
Dorfe (No
vilarejo)
18.
Der
stürmische Morgen (A
Manhã Tempestuosa)
19.
Täuschung (Ilusão)
20.
Der
Wegweiser (A
Tabuleta)
21.
Das
Wirtshaus (O
Albergue)
22.
Mut (Coragem)
23.
Die
Nebensonnen (
Os Três Sóis)
24.
Der
Leiermann (O
Homem do Realejo)
Sobre
Winterreise:
Assim
como em suas canções, Franz Schubert extrapolou tudo o que antes se conhecia da
lírica musical, ele superou a si mesmo com dois grandes ciclos, inspirados em
poemas de um certo Wilhelm
Müller: "Die schöne Müllerin” (A bela moleira) e “Winterreise” (Viagem de Inverno). Com sua singela
linguagem sentimental e o tom popular da expressão humana, eles eram para
Schubert como que vindos da alma. Imediatamente após sua leitura, decidiu
musicá-los.
A
sensibilidade da "Viagem de Inverno" tocou-o de maneira especial no início de
1827. Schubert era conhecido como extremamente melancólico. Aos 15 anos ele
compunha para textos que tratavam quase que exclusivamente da morte, do luto e
da perda. Do sofrimento desenvolveu-se sua ânsia pela morte, mas também pelo
reencontro no céu.
Na
"Viagem de inverno" a dor cede ao desespero, e o desespero é levado à beira da
loucura. Mas a dor em si certamente não cria obras de arte. Schubert consegue
transformar este sentimento em estruturas musicais e sons. Embora praticamente
nunca se manifestasse sobre seus trabalhos, Schubert faz uma exceção e chama
este de "ciclo de canções funestas": "Estas canções me atingiram de forma tal,
como não ocorreu com nenhuma outra".
O
que demonstra o estreito relacionamento entre o estado emocional do compositor
com sua obra. Ele via sua problemática de
vida refletida neste poema.
"O viajar" e o tema central de sua
criação, tema este preferido por todo o Romantismo e tratado por quase todos os
poetas. Numa longa serie de
canções, Schubert delineou o tema da inquietação, da partida, da ânsia por
países distantes e tempos felizes. E nestes dois ciclos, "A bela moleira" e
"Viagem de inverno", eles tem o seu ápice artístico.
Birgit Mllhlhaus, Goethe-Instituto,Curitiba, 1993
Serie PALCOSMUSICAIS Temporada 2013
Irina Ratcheva
43
30244704 ou 99384003
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