O filme pernambucano "Eles Voltam", de Marcelo Lordello, foi selecionado para a competição principal do Festival de Cinema de Roterdã, que começa em 23 de janeiro. O evento holandês, que é focado em jovens cineastas e filmes um pouco mais experimentais, divulgou, hoje, os dezesseis longas que disputarão o Tigre de Ouro.
A produção de Lordello foi a única brasileira na lista, que conta com dois mexicanos ("Halley" e "Penumbra") e um argentino ("Noche") entre os selecionados da América Latina.
O júri altamente politizado do festival é formado pelo artista plástico Ai Wewei, que não pode sair de Pequim, mas ficará participando de seu estúdio na China; a atriz Fatemeh Motamedarya, que foi proibida pelo governo do Irã de exercer sua profissão nos últimos dois anos; o diretor Sergei Loznitsa, que esteve na última Mostra de São Paulo; o cineasta holandês Kees Hin ("Shadowland"); e José Luis Cienfuegos, diretor artístico do festival de Sevilha.
O filme brasileiro é sobre um casal de irmãos que é deixado pelos pais na estrada e precisa encontrar o caminho de volta para casa, conhecendo um pouco da terra ao seu redor. Ele fez sua estreia no Festival de Brasília, ano passado, onde ganhou como melhor filme ao lado de "Era Uma Vez Eu, Verônica", de Marcelo Gomes, também de Pernambuco.
Veja a lista dos filmes selecionados pela competição ao Tigre de Ouro:
"36" (Tailândia)
"Silent Ones" (Holanda/Hungria)
"Chungmeng" (Hong Kong)
"Eles Voltam" (Brasil)
"Gozetleme Kulesi" (Turquia)
"Halley" (México)
"It Felt Like Love" (EUA)
"Larzanandeye Charbi" (Irã)
"Môj pes Killer" (Eslováquia/República Tcheca)
"Noche" (Argentina)
"Penumbra" (México)
"Sao karaoke (Tailândia)
"Soldate Jeannette" (Áustria)
"Su Re" (Itália)
"De Wederopstanding van een Klootzak" (Holanda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário