domingo, 20 de maio de 2012

ARENAS CULTURAIS NA COPA 2014

Debates sobre Arenas Culturais foram destaque no último dia da oficina de planejamento em Brasília

Reunido durante dois dias, o grupo gestor da Cultura na Copa dedicou esta quarta-feira, 10 de maio, aos debates em torno do edital do concurso arquitetônico das Arenas Culturais que serão instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. O grupo gestor é formado por representantes do Ministério da Cultura, que coordena os trabalhos, e membros dos estados e cidades que abrigarão os jogos. A partir das discussões, ficou definido que o edital terá duas fases. Na primeira, serão selecionados três projetos que participarão da fase final. Essa etapa será definida por votação na internet, que definirá o projeto vencedor. O lançamento do edital está previsto para ocorrer ainda no mês de maio.

“Essa é a segunda reunião em que o tema das Arenas Culturais é discutido. Os estados demonstram muito interesse em ser parceiros dessa ação”, disse a coordenadora de Difusão Cultural da Funarte, Débora Aquino. Segundo ela, pela importância desse equipamento cultural, alguns gestores têm solicitado que as Arenas permaneçam nas cidades por um prazo determinado após a disputa do campeonato mundial.

Espaços coletivos
As Arenas Culturais serão espaços coletivos de convivência e fruição imersiva de conteúdos culturais, com base em quatro focos: Brasil Diverso; Brasil Audiovisual; Brasil Criativo e Brasil das Artes. A proposta é reunir em 12 espaços simultâneos mostras e circulação da produção cultural brasileira, seja ela na gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, dentre outras áreas.

A proposta é de que a programação das Arenas seja compartilhada e composta de 50% de atrações nacionais e 50% de atrações locais selecionadas em editais públicos, em circulação pelos espaços. “Sem dúvida, as Arenas Culturais serão espaços de promoção e difusão de nossa diversidade cultural. O turista que estiver em Manaus ou em Porto Alegre terá a oportunidade de comer acarajé, dançar catira, enfim, ter contato com as mais variadas expressões culturais de nosso país”, enfatizou Débora.

A intenção é que ocorram encontros mensais do comitê gestor e que a cada reunião sejam avançadas as metodologias, estratégias e ações. “Não daremos fórmulas prontas, há diretrizes e eixos norteadores, mas as formas de execução serão compostas ao longo desses encontros, pois cada estado tem suas realidades e essas especificidades serão levadas em conta ao longo do processo”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho Copa MinC, Morgana Eneile.

Os membros estaduais voltarão às suas bases para reuniões locais. A intenção é que, no próximo encontro, já tenham indicações de locais dentro das cidades-sede que possam abrigar as Arenas Culturais. Cada estado deverá seguir sua realidade para a escolha.

Fonte: MINC
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Bruno Spada, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário