O maestro Jorge Antunes já pode incluir um novo título em sua coleção de honrarias: o de Comendador. Ele acaba de ser indicado para receber a Comenda da Liberdade e Cidadania. A Comenda foi recentemente instituída em Minas Gerais, pelas prefeituras de São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. O maestro de Brasília é um dos intelectuais que irão receber pela primeira vez a homenagem.
O que pesou na escolha do nome de Antunes foi a sua história de prática cultural e musical, associada às suas ações cidadãs e à sua luta pela liberdade e pela justiça social.
Jorge Antunes foi o autor da Sinfonia das Buzinas, nas lutas populares de 1984 na campanha das Diretas. Ele é conhecido nacional e internacionalmente por sua obra musical, e também por ter sido o precursor da música eletrônica no Brasil em 1961. Ele é autor da ópera Olga, que conta a história e o martírio de Olga Benário, e recentemente apresentou em cidades do DF sua ópera de rua, em uma campanha bem humorada contra a corrupção dos políticos profissionais.
A entrega da Comenda acontecerá em solenidade no próximo dia 13 de novembro, na Fazenda do Pombal, local do nascimento do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Na lista de agraciados, além do maestro, estão: Ziraldo, Aécio Neves, Aluízio Pimenta, Francisco José Braga e Antonio Anastasia. Outros agraciados, in memoriam, são Tancredo Neves e Itamar Franco.
A Comenda da Liberdade e Cidadania foi instituída e regulamentada pelo Decreto Conjunto nº 001/2011 dos Municípios de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes. A Comenda será entregue anualmente, no mês de novembro.
Jorge Antunes é realmente um dos maiores nomes da música e da cultura contemporânea, tendo a sua obra e vida abordados em vários momentos pelos projetos do Instituto Cultural Arte Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário