sábado, 13 de julho de 2019

SUCESSO MARCA O LANÇAMENTO DE NILVA DEMATE ZOLANDEK, NA FLIP 2019


Este ano, a FLIP homenageia Euclides da Cunha, o emblemático escritor e autor de Os sertões. No Brasil, sertão é tanto a imagem mais lembrada do Nordeste quanto o interior  do Paraná e São Paulo, por exemplo que se revestem, todos, de aspectos particulares e muito tradicionais. E a FLIP está recheada com imagens e nomes de cidades visitadas pelo romance de Cunha, mas também recebe os sertanejos do Sul. 

Nilva Dematé Zolandek, de Palmital/PR é professora da Rede Estadual de Ensino do Paraná e lança no Festival Internacional de Literatura de Paraty/FLIP os livros "VIDAS PARTIDAS" e “ÁGUAS QUE PASSAM” pela Editora Autografia.

Vidas Partidas é uma reunião de contos e Águas que passam é um romance da autora que traz para a literatura sua criatividade e as experiências de vida. Nilva escreve desde a juventude e é especialista em literatura pela Unicentro.

Na FLIP ela lançou e autografou seus livros, inclusive para a talentosa e conhecida atriz global Renata Sorah.



Vidas Partidas é uma coletânea de contos, alguns realistas outros pueris e com narrativas do cotidiano. São vozes de vidas que sofreram e depois da morte ou na velhice, reclamam e lamentam não ter feito tudo de outro jeito. São, por vezes, personagens fortes e resignados que se dão conta do quanto poderiam ter vivido diferente quando já é muito tarde. Outras vezes são misteriosos e o leitor fica na dúvida se deveras existiram ou apenas povoam a imaginação do narrador. Em outros tantos contos as memórias de crianças trazem um colorido bonito ás lembranças de suas infâncias. Também há o jovem perdido e angustiado com suas metafísicas e medos.

 A mulher tem lugar de destaque nas narrativas, em vários contos revelam suas dores, seus temores, desejos e sua força; são sempre fortes mesmo se doando e se arrependendo tão tarde... A autora explora o fluxo de consciência dos personagens ora em primeira pessoa, ora em terceira. As narrativas fluem pelo discurso indireto livre. As dores e alegrias humanas, a pureza e a inocência das crianças, a força e a submissão feminina, as aventuras de um grupo de jovens que buscam o mistério e o encantamento pelas coisas da cidade grande e ao mesmo tempo pelo bucolismo acolhedor do interior e dos vilarejos.

Um comentário: