sábado, 6 de julho de 2019

DIÁRIO CULTURAL DE INDIAROBA: FESTA DE SÃO JOÃO


A NOITE DE SÃO JOÃO

O samba de coco corre animado perto do foguetório e do mastro de São João. Quem comanda o samba é Tia Mocinha, com negros mais velhos tocando e cantando ao som de 2 surdos, 2 caixas, 1 cuíca, 1 reco-reco e 1 ganzá. Tiram pontos e cantos antigos que soam como mantras africanos em meio à noite misteriosa de 24 de junho...

Samba de coco é uma dança brasileira. O coco surgiu na região nordeste como uma dança de trabalho e se dissemina pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Mas o samba de coco nasceu no sertão do estado de Pernambuco, o ritmo possui traços indígenas, com nítida influência africana dos quilombos e senzalas. Os negros cantavam durante o ritual da quebra do coco para a extração das coconhas. O aspecto sertanejo existente, possivelmente, é resquício da matriz portuguesa.
           Seu elemento musical marcante é o ritmo sincopado. As canções são marcadas pela oralidade, apresentam como temática o cotidiano de labuta, o amor e a própria história. A marcação do tempo com palmas e concebem métricas livres, como: quadras, sextilhas, décimas etc. Os instrumentos de percussão utilizados originalmente são: cuícaspandeiros, ganzás, bombostamboreschocalhos, maracas e zabumbas unidos à harmonia da sanfona.
    A indumentária originalmente se constituía de vestidos com estampas e rodados, enquanto os homens usavam calças e camisas sociais igualmente estampadas. Ambos calçavam tamancos feitos de madeira. Constitui-se uma dança de umbigada. É dançada em pares que formam um círculo ou apenas um par por vez dança no meio da roda enquanto os demais participantes cantam as respostas em coro e batem palmas.
  Acompanhar a manifestação é de uma beleza e um encanto incríveis e que tornam a experiência inesquecível. Como o samba de roda, o samba do recôncavo baiano e o samba jongo; o de coco por sua história, ancestralidade e beleza poética é algo a ser preservado e devidamente registrado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário