quarta-feira, 19 de abril de 2017

HISTÓRIA, COSTUMES E CULTURA INDÍGENA

Cultura Indígena – Costumes

A cultura indígena e seus costumes revelam a maneira como cada um deles se relaciona. Você pode notar pelo fato de não existir classe social. Se um índio tem um direito, o outro também tem e cada um recebe o mesmo tratamento, isto é, não há acepção.

costumes


Os índios dividem a mesma terra tanto que quando um caça algo, ele costuma dividir com os demais de sua tribo. No entanto, quanto aos instrumentos de caça como flecha, arcos e outros, cada um tem o seu.
Já em questão de responsabilidade doméstica, as mulheres têm o costume de cuidar da comida, plantio, colheita e das crianças. Já os homens, realizam a tarefa mais pesada como o trabalho de caça, guerra, pesca e de derrubar as árvores.
Além de todos esses costumes indígenas, é bom você saber também que:
  • Eles se alimentam, exclusivamente, do que retiram na natureza (peixes, frutos etc).
  • Saem para caçar em pequenos e grandes grupos.
  • Já na fase infantil já acompanham os adultos para aprenderem a caçar.
  • Tomam banho várias vezes nos riachos, lagos, rios.
  • Cerimônias e rituais fazem parte de seus costumes indígenas tendo danças, músicas como itens importantes bem como pinturas pelo corpo.
  • Produzem objetos de arte como potes, vasos, colares, máscaras, adereços etc.

Cultura indígena Brasileira – Vídeo Informativo

Veja também: Saiba mais sobre a influência da Cultura Africana

Cultura indígenas – Danças

As danças indígenas é uma das mais fortes expressões realizadas que você pode notar por esse povo. Eles acreditam que esses momentos devem ser celebrados e o fazem com grande organização.
Tanto que realizam essas danças para comemorar feitos conquistados na vida, atos e seus próprios costumes. Enquanto preparam a guerra, quando fazem uma boa colheita de frutas e peixes, quando um adolescente chega à fase adulta, em muitos eventos, eles dançam.
dancas
Uma das danças e rituais mais freqüentes que comemoram se chamam kuarup (nome de uma árvore sagrada) e toré. A dança de kuarup é feita como um memorial reverenciando a morte. Esse tipo é comum no Alto Xingu, em Mato Grosso.
Já Toré se caracteriza com certas variações dependendo da tribo e região. Ela é uma dança e ritual que representa o maior símbolo entre os índios do Nordeste valorizando a sua resistência e união.

Cultura indígenas – Religião

Os índios passaram por transformações em sua religião ao longo do tempo e cada grupo indígena, praticamente, tem a sua.
religiaoNo entanto, de modo geral, você perceberá que todas as tribos veneram as forças da natureza e possuem convicção profunda em espíritos dos seus antepassados.
Todos eles acreditam em uma vida após a morte. Tanto que muitos índios enterravam o corpo em vasos de cerâmica tendo ao lado do cadáver alguns objetos pessoais.
Algo interessante que você percebe é que todo o conhecimento que possuem é transmitido pelo Pajé. Ele é o líder espiritual da aldeia, responsável pela instrução e se caracteriza como o curandeiro. Um evento que costumar realizar é a Pajelança, ritual de cura entre eles.

Cultura indígenas – Arte

Os índios brasileiros possuem uma arte oriunda de seu patrimônio sócio-cultural tendo traços na raiz do Brasil desde sua colonização. Sendo assim, ela continua forte, presente em cada objeto produzido e que remonta a antiguidade.
Você poderá identificar a arte indígena na produção de colares, brincos sendo composta por penas de aves de sua caça e outros itens. Também eles extraem das plantas, tintas e terras, para produzirem vasos e peças cerâmicas.
arte
Os materiais que utilizam para a sua produção são, basicamente, da natureza, da selva Eles não apenas se tornam destacáveis em sua arte, mas na utilidade que esses produtos criados passam a fazer parte de todo o povo brasileiro e estrangeiro.
Certamente, em algum momento de sua vida, já deve ter usado um utensílio, item que são marcados pela arte indígena. É por isso que eles são bem visados nesse aspecto de sua cultura sendo conhecidos até como arte contemporânea.
Alguns de seus materiais utilizados para fabricação são:
  • Penas de aves silvestres, argila, tinta extraída da planta, palha, terra para fazer os vasos, potes, vasilhas, dentre outros.

Cultura indígenas – Natureza

A relação da natureza com o índio é bastante harmoniosa, efetiva e espirituosa. Eles acreditam em fortes ligações deles com Deus através do natural e, por isso, valorizam a vida nesse habitat.
natureza 

A natureza indígena é pautada pela preservação, sustentabilidade, respeito e equilíbrio. É possível você até notar entre eles, o valor que dão a terra como sendo a mãe sagrada. 

As próprias comunidades indígenas desenvolveram a sua tecnologia de caça, pesca para que mantenham os recursos naturais em excelentes condições.
Possui o cuidado de observar a região, o clima, a terra antes mesmo de executar qualquer atividade evitando, assim, qualquer tipo de agressão contra o seu meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário