sexta-feira, 25 de novembro de 2016

INOVAÇÃO CULTURAL: BIBLIOTECA HUMANA

Não julgue um livro pela capa! É desta maneira que a Biblioteca Humana se apresenta em seu site oficial: http://humanlibrary.org/


Fundada em Copenhagen, na Dinamarca, em 2000, como iniciativa da ONG Stop the Violence! http://www.undp.org/content/undp/en/home/ourwork/get_involved/stoptheviolence.html

O projeto se espalhou mundo afora com o intuito de levar o aprendizado através de livros mais que interativos: as próprias pessoas.

O acervo da biblioteca conta com assuntos relacionados a experiências humanas e podem ser acessados através da contação destas histórias pelas próprias pessoas que a vivenciaram. A instituição trabalha, principalmente, com grupos de voluntários que geralmente são estereotipados pela sociedade, como minorias sexuais, religiosas ou raciais.

Dentre as histórias da sede dinamarquesa, destacam-se depoimentos como o “Rapaz do Orfanato”, “Crianças sobreviventes do Holocausto” e “ A história de um cigano”.

biblioteca8
Ao escolher uma história para ouvir, o usuário é levado até uma área de discussão onde conhece a pessoa que ministrará o conteúdo. Lá, ele poderá escutar o “livro humano” e questionar, tirar dúvidas: tornando a experiência enriquecedora para ambas as partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário