quarta-feira, 23 de novembro de 2016

FESTIVAL LONDRIX 2016

Palestra: Na boca do bode – entidades musicais em trânsito
Com Fabio Giorgio
Em comemoração aos 10 anos do lançamento do livro Na boca do bode, o pesquisador Fabio Giorgio apresenta imagens, vídeos e áudios do lendário evento musical ocorrido em Londrina em 1973. Evento que lançou artistas de vanguarda como Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e Robson Borba, entre outros.
Palestra: Palavra não usa relógio
Com Ana Miranda
Mediação: Claudia Freitas
Ana Miranda tem se destacado pelo romance de reinvenção de história.
Após a publicação de Boca do Inferno (1989), tem se destacado com narrativas que envolvem temas como Gregório de Matos, Clarice Lispector, Augusto dos Anjos e Gonçalves Dias. Ganhadora de vários de prêmios literários, sua obra já foi traduzida para mais de 10 países.
“Ser forte, dói”
(Ana Miranda)

Oficina: Oficina de Retórica
Com Elimar Plínio Machado 
A "oficina de retórica" pretende utilizar os meios do discurso/regras de retórica para tornar a ação declamativa consciente dos processos que envolvem a performance (cantada ou falada).
Partindo do material (música ou fragmento de texto e/ou poesia) trazido pelo participante com os elementos e organização dos elementos (introdução / tese / antítese / memória racional / memória emotiva / conclusão) planejar e executar o "discurso" para a plateia presente.
Palestra: Quando o canto vira palavra (pensar o contemporâneo II)
Com Amador Ribeiro Neto
Paulista radicado na Paraíba, Amador Ribeiro Neto reveza a produção de poemas e ensaios com suas pesquisas sobre poesia contemporânea na Universidade Federal da Paraíba. Além de vários ensaios sobre Chico e Caetano, sua produção poética transita pelo concretismo e pelas cenas urbanas.
“Falta água e falta
água tens e não tens
os surfista de são miguel paulista quebram ondas
nos tetos dos trens”
(Amador Ribeiro Neto)

Café com Elas
Coordenação: Samantha Abreu
O “Café com Elas” é encontro, troca, delírio feminino na poesia londrinense. É produção, autoria e lugar de fala. É imanência da obra poética com seu público. É reivindicação do seu domínio onde não lhe fazem caber. Reflexão e reflexo de identidades, vozes e de espaços que ainda precisam ser tomados: não só no “Café com Elas” como nos outros, os antipoéticos que soterram, que massacram. Este Café tem papo poético com a mulher, mas tem, sobretudo, com as outras mulheres dentro de outros corpos e rimas, resistindo pela criação de vitrais di-versos.
Palestra: A palavra se desmonta na cidade (pensar o contemporâneo II)
Com Alexandre Furtado
Uma das grandes expressões da poesia recifense que mistura o urbano e a experiência pessoal, extraindo desse processo a lírica e a observação mais aguda do ser humano. Poeta, contista, ensaísta e professor de literatura, Alexandre Furtado falará no Londrix sobre as experiências poéticas do contemporâneo.
“A glória era meu pai
cortando a rua com seu carro,
eu do lado, parceiros
em perfeito eixo”
(Alexandre Furtado)
Palestra: A palavra-acontecimento: trocar experiências, trocar histórias
Com Daniel Munduruku
Um dos grandes autores indígena no país, Daniel Munduruku possui narrativas espalhadas em mais de 50 obras. Suas histórias trazem, a partir da experiência indígena, indagações e respostas sobre a vida. No Londrix ele revela como as narrativas orais e escritas são essencialmente trocas de experiências de vida.
 “Não sou muito bom em explicar o inexplicável. Sinto que sempre estive aberto para as coisas do universo e ele recompensou minha atenção possibilitando que eu pudesse adentrar um mundo que não era meu.”
(Daniel Munduruku)

Oficina: Historia Cortada - Conto com kirigami
Fábula "A Tartaruga e a Borboleta" com Angelo Cesar Meneghetti 
Uma tarde de contação de história com recortes de kirigami criados ao vivo na narrativa do texto de forma lúdica, com animação dos personagens criados e música para os dois personagens principais. Dinâmica "o caminho da criatividade" depois distribuição de brindes de kirigami para a platéia.
https://www.youtube.com/watch?v=JJ-BDYkJu_4
Café Arte Filosófico
Filosofia e Literatura: Fronteiras Desguarnecidas 
Coordenação: Ronie Péterson
A proposta tem por objetivo reunir professores universitários, artistas, escritores, e público em geral para tratar das relações tangíveis entre Filosofia e Literatura. Um dos objetivos do Café Arte-Filosófico é desconstruir o mito da Arte, da Filosofia e da Literatura enquanto esferas privilegiadas tão-somente em relações acadêmicas e eruditas.
Palestra –Manifesto do Stressionismo
Com Wilson Inácio
A todo instante, passamos por um processo de renovação devido às novas tecnologias, que eclodem frente aos nossos olhos. Como mergulhar nesse novo universo que nos permeia? Como direcionar o nosso pensamento e transpor esses conteúdos na arte? Wilson Inácio oferece algumas reflexões sobre essas questões
Palestra: A palavra é uma flor cultivada no asfalto
Com Sergio Vaz
Os versos de Sérgio Vaz tratam da simplicidade cotidiana, tocando com profundidade a alma e estão ligados à Cooperifa – grupo de poesia nascido no Jardim Ângela, bairro da periferia de São Paulo que já foi considerado uma das regiões mais violentas do mundo. Sérgio Vaz demonstra que a poesia pode ser transformadora.
“As mulheres quando beijam não trocam saliva, depositam a alma."
(Sérgio Vaz)
Performance: Entrego meu corpo, ao corpo da palavra
Com Cristiane Sobral
Uma voz-mulher contundente e na poesia contemporânea. É assim que essa atriz, escritora e poeta traz para a performance o canto-verso-prosa e marca a cena com sua presença na cultura afro-brasileira. Em Não vou mais lavar pratos, seu livro de poemas de 2010, há uma reescrita da vida, em que se nota claramente um sujeito construído no coletivo.
“Nunca confiei em estranhos
Talvez porque a transição
do indispensável leite materno
para a rude colher inoxidável
condutora da alimentação sólida
tenha sido feita de forma brusca,
com "papas", insossas,
colocadas à força
em minha boca ainda sem dentes”
(Cristiane Sobral)
 TUDO SOBRE O FESTIVAL: http://www.londrixfestivalliterario.com.br/2016/home.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário