domingo, 10 de julho de 2016

CANTO LÍRICO PERDE LENICE PRIOLI




 Formada pela escola de canto de Madalena Lébeis, diplomada em Canto e Educação Musical pela Academia Mozarteum, Lenice Prioli destacou-se no cenário musical do Brasil, como recitalista e como solista de grandes obras sinfônicas. Intensamente comprometida com a música brasileira, da qual foi grande divulgadora, apresentou em primeira audição obras de diversos compositores do Brasil, tanto em recitais individuais como em  1997, a cantora venceu a segunda edição do Prêmio Carlos Gomes.

Lenice Prioli foi professora na ULM (Universidade Livre de Música) e, nos últimos anos, vinha dedicando-se ao magistério particular. Como professora, deu singular contribuição para o aprimoramento técnico e artístico de toda uma geração de cantores brasileiros. Gravou discos de autores nacionais, como “O Brasileiro de Sempre”, e fez parte da coletânea “Antologia Musical Brasileira”, do Museu da Imagem e do Som – São Paulo. Participou como solista de grandes projetos musicais, apresentando-se à frente das principais orquestras sinfônicas brasileiras, sob a regência de Eleazar de Carvalho, Kurt Masur e Robert Shaw, entre outros.

Na ópera, destacou-se no papel título da opereta A viúva alegre, no qual estreou aos 17 anos de idade no Theatro Municipal de São Paulo. Também foi intérprete em produções das óperas Lakmé, Soror Angélica, La Vida Breve e outras. Participou de grupos vocais como o “Collegium Musicum”, Cantoria Ars Sacra, “Madrigal da Orquestra de Câmara”, e “Mestres Cantores de São Paulo”, ao lado de Niza de Castro Tank e Martha Herr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário