segunda-feira, 27 de julho de 2015

MUNDO MUSICAL: OS 70 ANOS DE KEITH JARRET

Jarret nasceu em Allentown, Pensilvania, no dia 08 de maio de 1945. Foi um prodígio musical: aos três anos começou a ter lições de piano, aos sete realizou apresentações como solista, compôs peças para piano e depois as masterizava com bateria e sax soprano.

Aos dezessete, tocou um concerto por duas horas e estudou com a famosa professora de piano clássico Nadia Boulanger em Paris. Depois de tocar como freelancer em Boston, participou do Jazz Messengers.

Logo depois entrou no quarteto de Charles Lloyd em 1966, com o qual excursionou no Extremo Oriente e na União Soviética. Em 1969 Jarret passou a fazer parte do grupo de Miles Davis tocando piano elétrico.

Ao deixar Miles Davis, Keith Jarrett deixou para sempre os teclados elétricos. Em novembro de 1971, ele passou a gravar somente para o selo ECM, uma associação que continua até hoje. Nos anos setenta, Jarrett liderou dois grupos: uma quarteto inovador americano com Paul Motian(bateria), Charles Haden(baixo) e Dewey Redman(sax), e um quarteto europeu com Jan Garbarek, Palle Danielsson e Jon Christensen.

Além disso, começou em 1972, a sua famosa série de concertos improvisados da qual resultaram gravações que se tornaram populares, como "Solo Concerts", "Köln Concert" e "Sun Bear Concerts".

Nos anos oitenta, Jarrett estava executando tanto o clássico quanto o jazz, mas nos anos noventa ele passou a gravar exaustivamente a sua série "Standards Trio" junto com o baixista Gary Peacock e o baterista Jack DeJohnette.

Embora inicialmente influenciado por Bill Evans, Keith Jarrett tem hoje um estilo original e influente carregando dentro de si a força vital do jazz.

SITE: http://www.keithjarrett.org

Discografia

1968
Somewhere Before Atlantic
1971
Facing You ECM
1973
Solo Concerts: Bremen and Lausanne ECM
1974
Treasure Island Impulse!
1975
The Köln Concert ECM
1976
The Survivors Suite ECM
1977
Bop-Be Impulse!
1977
My Song ECM
1979
Nude Ants ECM
1983
Standards, Vol. 1-2 ECM
1990
Paris Concert ECM
2003
Up for It: Live in Juan-Les-Pins ECM        

Nenhum comentário:

Postar um comentário