Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sábado, 1 de novembro de 2025
LONDRINA: GABRIELA CATAI LANÇA NOVO ALBUM MUSICAL NA VILA TRIOLÉ CULTURAL
Cantora, Atriz e produtora. Professora de Canto e Técnica Vocal. Integrante da Banda Cluster Sisters. Sócia-proprietária da Alavanca Produções Artísticas e Escola de Música Canto da Lira.
ADILSON JOSÉ MOREIRA VENCE PREMIO JABUTI COM LIVRO SOBRE LETRAMENTO RACIAL
Adilson José Moreira é um jurista brasileiro, professor e pesquisador da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos. Considerado um dos maiores juristas do Brasil, formou-se doutor em direito pela Universidade Harvard, onde estudou direito antidiscriminatório.
ATOR MATHEUS NACHTERGAELE SERÁ HOMENAGEM NO FESTIVAL CURTA SE
Matheus Nachtergaele é um ator, diretor e autor brasileiro. Nachtergaele é ganhador de vários prêmios, incluindo cinco Prêmios APCA, três vezes o Grande Otelo, dois Prêmios Guarani e três Prêmios
LILIA CABRAL VIVERÁ RITA LEE EM PEÇA TEATRAL
Lilia Cabral vai viver Rita Lee em peça sobre últimos anos da cantora. A atriz Lilia Cabral deve interpretar Rita Lee na peça "Rita Lee: Balada da Louca", prevista para estrear em 2026 em São Paulo
FESTIVAL CURTA SE RECEBE ALICE CAYMMI
Alice Malaguti Caymmi, mais conhecida como Alice Caymmi, é uma cantora e compositora brasileira. Ela é neta de Dorival Caymmi, filha de Danilo e Simone Caymmi e sobrinha de Nana e Dori Caymmi.
REVISTA DA ACADEMIA DE LETRAS E CULTURA DA BAHIA DESTACA O ARTIGO DE ALDO MORAES SOBRE A PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) é uma política permanente de fomento à cultura no Brasil, instituída pela Lei nº 14.399/2022, que se tornou uma continuidade da Lei Aldir Blanc (emergencial) e da Lei Paulo Gustavo. Seu objetivo é estruturar o financiamento cultural federativo, garantindo recursos contínuos da União para estados, municípios e Distrito Federal para apoiar artistas, espaços culturais e projetos locais de forma descentralizada e continuada.
Aldo Moraes é Músico, escritor, jornalista (MTB 0010993/PR). Fundador do batuque na caixa. Ex-secretário de cultura. Agente territorial do MinC e Funcap/SE
DIREÇÃO DE ANTONIO PITANGA: A FORÇA HISTÓRICA DO FILME MALÊS
Um casal é separado após serem arrancados de sua terra natal na África e trazidos para o Brasil à força como escravizados. Enquanto lutam para sobreviver e tentar se reencontrar, ambos se envolvem no levante dos Malês.
200 ANOS: CEMITÉRIO É ENCONTRADO COM MAIS DE 100 MIL CORPOS DE PESSOAS ESCRAVIZADAS
Um antigo cemitério localizado abaixo de um estacionamento no centro de Salvador, que serviu para o enterro de pessoas escravizadas e marginalizadas entre os séculos 17 e 19, abriga mais de 100 mil corpos, segundo levantamento apresentado ao MP-BA (Ministério Público da Bahia) na última semana.
MUNDO DO JAZZ: MORRE JACK DEJOHNETTE
Morreu o baterista Jack DeJohnette, um dos mais celebrados da história do jazz. Tinha 83 anos. Nascido em Chicago em 1942, Jack DeJohnette começou a tocar bateria na adolescência, começando por acompanhar os discos de jazz do seu tio, Roy Wood, que foi o primeiro locutor negro numa rádio de Chicago para brancos, ainda no tempo da segregação. Mais tarde, enamorou-se pela música de Sun Ra, tocando algumas vezes com a Arkestra.
O primeiro grande pico da sua carreira deu-se no início dos anos 60 quando, num espetáculo em Chicago, substituiu o baterista Elvin Jones - do conjunto de John Coltrane - durante três canções. “Foi uma experiência física e espiritual imensa”, contou, em 2011, ao Museu Smithsonian. Ao longo da sua carreira, trabalhou com Sonny Rollins, Pat Metheny ou Ravi Coltrane, e venceu dois prémios Grammy: um para Melhor Álbum New Age, por “Peace Time”, em 2008, e outro por Melhor Álbum Jazz Instrumental, em 2022, por “Skyline”, num trio com Gonzalo Rubalcaba e Larry Grenadier.
Assinar:
Comentários (Atom)
















