terça-feira, 30 de setembro de 2025

PROGRAMA MIX CULTURALE ITALIA BRASIL: RENATA LIMA E CONVIDADOS, COM APRESENTAÇÃO DE SIMONA ADVINCULA

LONDRINA: SHOW CHEGA MAIS, NO BAR VALENTINO

MORRE NO RIO O COMPOSITOR E JORNALISTA MARCEU VIEIRA

Morreu nesta segunda-feira (29), no Rio, o jornalista e compositor Marceu Vieira, de 63 anos. O redator tratava um câncer no pulmão desde o ano passado e estava internado há cerca de um mês no Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, Zona Norte, onde não resistiu. Nascido em Nova Iguaçu, na Baixada, formou-se em jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF), e passou por diversos veículos ao longo da sua carreira. Começou na redação da Tribuna da Imprensa e passou pelo Extra, Jornal do Brasil, O Dia, revista Época e pelo Grupo Globo, onde era redator do programa "Conversa com Bial".

CURTA-METRAGEM O VESTIDO É SELECIONADO PARA O 27º FESTIVAL KINOARTE

SAMBA: MORRE GILSINHO DA PORTELA

O cantor Gilsinho, intérprete principal da Portela, morreu nesta terça-feira (30), aos 55 anos. Ele estava hospitalizado e havia sido submetido recentemente a uma cirurgia em decorrência de complicações de saúde - ele era diabético e fazia acompanhamento médico. Na sexta-feira passada (26), ele não participou da final para a escolha do samba-enredo da escola para o Carnaval 2026.

FUNCAP SERGIPE DIVULGA RESULTADO DE EDITAIS DA POLITICA NACIONAL ALDIR BLANC

ACOMPANHE: https://pnab.funcap.se.gov.br/

SPINELLI: MOSTRA DE DANÇA CONTEMPORANEA SERGIPE II EDIÇÃO

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro, o Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS), localizado na Avenida Ivo do Prado, 612, São José, em Aracaju, recebe a 2ª Edição da SPINELII – Mostra de Dança Contemporânea em Sergipe que reúne 08 espetáculos de dança, vivências, oficinas, rodas de conversas, shows musicais e lançamento de livro. A mostra, totalmente gratuita, é uma ação cultural apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura/Governo Federal/Ministério da Cultura/Governo do Estado de Sergipe/Funcap-SE, contando ainda com o apoio da Universidade Federal de Sergipe, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFS) e Departamento de Dança/UFS. Com o objetivo de valorizar a dança contemporânea produzida em Sergipe através da fruição e estudos na área, a mostra homenageia Lú Spinelli (in memorian), uma das precursoras da dança contemporânea no estado. A programação é diversa, gratuita e para participar das oficinas e vivências as inscrições devem ser realizadas no Portal UFS, via Sigaa. A mostra contará ainda com ações de acessibilidade como intérpretes de Libras e oficinas voltadas para público cego ou com baixa visão, além de proporcionar a fruição e vivência em dança para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo CRAS São Cristóvão. Mais informações podem ser obtidas com o produtor cultural André Santana, através do e-mail andresantana188@gmail.com ou telefone 99820-5823.

AGENDA DE OUTUBRO DA TURNE ZÉ GERALDO 80 ANOS

QUASE INVERNO, FILME DE RODRIGO GROTA

"Quase Inverno" é um longa-metragem do cineasta Rodrigo Grota, ambientado nos anos 1970, que narra a história de três irmãs que retornam à fazenda da família após o agravamento da doença da mãe. Em meio a um noivado e à chegada de militares, a família lida com questões do passado e segredos que vêm à tona em um cenário de crise do ciclo do café.

JULIA CODO E LINDENER PARETO: BATE PAPO E LANÇAMENTO

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

FILME O AGENTE SECRETO: WAGNER MOURA COTADO PARA O OSCAR 2026

O ator Wagner Moura, 49, é apontado como favorito a vencer o Oscar 2026 de Melhor Ator pela revista americana Variety. Clayton Davis, editor do veículo e responsável por cravar a vitória da brasileira Fernanda Torres como Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025, destacou o outro nome brasileiro em recente lista de previsões para a premiação.

BAHIA: MORRE O PERCUSSIONISTA NILTON RASTA

O percussionista, artesão e ativista cultural José Ivanito de Jesus Portela, mais conhecido como Nilton Rasta, morreu na manhã desta segunda‑feira (29), aos 63 anos, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. Ele estava internado em um hospital da cidade há 12 dias, onde tratava complicações de um câncer de próstata.Natural de Feira de Santana, Nilton nasceu em 30 de julho de 1962. Durante mais de três décadas, construiu uma trajetória no Mercado de Arte Popular (MAP), no centro da cidade, onde manteve um box de instrumentos musicais por 34 anos. Ao longo da carreira, atuou como percussionista, capoeirista e artesão.

FILME AINDA ESTOU AQUI RECEBE PREMIO NO CHILE

EM BOQUIM: OFICINA SOBRE OS BENEFICIOS E O PODER DE CURA DAS ERVAS

EM LONDRINA: SABADOHQUE TEM FEIRA DE HQS E BATE PAPOS

SábadoHQuê é evento que reune quadrinistas, desenhistas, ilustradores e fãs da cultura das Histórias em Quadrinhos (HQs) na cidade.

ORQUESTRA SINFONICA DE SERGIPE APRESENTA SÉRIE MANGABEIRAS E CINE KIDS

Criada oficialmente em 1985, a Orquestra Sinfônica de Sergipe inicialmente foi sediada no Conservatório de Música de Sergipe, consistindo artisticamente em grupo experimental para os trabalhos desenvolvidos naquela instituição. Desde 1971, contudo, já havia um pequeno grupo de alunos e professores de música reunidos nesta instituição para a prática de música de câmara e peças orquestrais para pequenas formações. O maestro criador do grupo foi o sergipano Rivaldo Dantas (1941-2021). Natural de Maruim, estudou música em Sergipe e, aos 18 anos, foi morar no Rio de Janeiro, dando continuidade aos estudos musicais, participando, como violoncelista, de diversas orquestras. Em 1967, retornou a Sergipe e atuou como regente coral e de diversas bandas locais, também ocupando o cargo de diretor do Conservatório de Música do Estado durante muitos anos.

PATRIMONIO CULTURAL: CASA DA TIA CIATA É REINAUGURADA, NO RIO

A Casa da Tia Ciata é a sede da Organização dos Remanescentes da Tia Ciata (ORTC) e espaço cultural para manter viva a memória da Matriarca do samba. Uma exposição permanente sobre a veterana do samba é a principal atração do espaço.
ilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata, é uma das figuras mais influentes da cultura negra carioca do início do século XX.

SÉRIE CHICO ANYSIO: UM HOMEM A PROCURA DE UM PERSONAGEM

Ao longo de 5 episódios, a série explora a vida e carreira de Chico Anysio, suas contradições, amores, desafios financeiros e relações com colegas e figuras públicas.

RECONHECIMENTO: BATALHA DE RIMA É DECLARADO PATRIMONIO IMATERIAL DO PARANÁ

As Batalhas de Rima foram declaradas Património Cultural Imaterial do Paraná em 2025, graças à Lei nº 21.519/23, impulsionada pela deputada estadual Ana Julia Ribeiro. Esta lei reconhece a forte expressão cultural das periferias, do rap e do hip-hop, garantindo sua salvaguarda e incentivando políticas públicas para fortalecer essa cultura.

EM OUTUBRO: I SEMINÁRIO NACIONAL AÇÕES AFIRMATIVAS NA CULTURA

JOSÉ MIGUEL WISNIK LANÇA LIVRO E BATE PAPO NA CAIXA CULTURAL BRASILIA

O próximo convidado do projeto Sempre Um Papo na CAIXA Cultural Brasília é o escritor, músico e crítico literário José Miguel Wisnik. Ele vai falar a respeito do seu novo livro, “Viagem do recado: música e literatura”, sob a mediação de Matheus Leitão. O encontro acontece no dia 1/10, quarta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita, num patrocínio da CAIXA/ Governo Federal e apoio cultural da Emgea, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. A classificação indicativa é 14 anos, e os ingressos ficam disponíveis uma hora antes do início do evento.

FUNCAP/ GOVERNO DE SERGIPE TRAZ VILA DA CRIANÇA PARA ARACAJU

COMPOSITOR E CANTOR: SAMBA PERDE MARQUINHOS PQD

O cantor e compositor Marcos de Souza Nunes, conhecido como Marquinho PQD, morreu na manhã desta segunda-feira (29), no Rio de Janeiro, aos 66 anos. A informação foi divulgada por meio de suas redes sociais. O artista estava internado há alguns dias, mas a causa da morte não foi revelada. Marquinho PQD iniciou a carreira musical em 1983, quando o grupo Fundo de Quintal gravou o samba "Fase de Amor", composta por ele junto com Chiquinho e Fernando Piolho. No ano seguinte, Beth Carvalho gravou "Coração Feliz", parceria dele com Adilson Bispo e Gerson do Vale, que deu nome ao disco da cantora. A partir daí ele não parou de ter suas músicas gravadas por grandes nomes do gênero.

HUMOR: AOS 99 ANOS, MORRE A ATRIZ BERTA LORAN

Berta Loran, atriz e comediante de destaque na televisão brasileira, morreu na madrugada desta segunda-feira (29), aos 99 anos. A artista estava internada em um hospital particular em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e completaria 100 anos em março de 2026. Nascida em Varsóvia, Polônia, em 1926, Berta imigrou ainda criança para o Brasil, fugindo das perseguições contra judeus na Europa. No Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória artística nos palcos de teatro de revista, conquistando o público com irreverência, espontaneidade e naturalidade. Na televisão, Berta se tornou um rosto conhecido a partir da década de 1960, atuando em programas como Balança, Mas Não Cai, Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total, além de novelas e minisséries. Com seu jeito debochado e sotaque marcante, foi uma das pioneiras mulheres no humor, em um cenário predominantemente masculino.

O AMIGÃO: MORRE O JORNALISTA PAULO SOARES

Morreu nesta segunda-feira, em São Paulo, o jornalista, apresentador e locutor esportivo Paulo Soares, conhecido como "Amigão". Ele tinha 63 anos, completados neste mês, e estava internado há alguns meses no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Paulo Soares começou a carreira no rádio, passando por emissoras do interior e litoral de São Paulo, além de ter tido passagens pelas rádios Gazeta, Record, Globo, Bandeirantes e Eatadão. Mas foi na televisão que ganhou fama pelo trabalho como apresentador, narrador e pelo bom humor.
Na ESPN Brasil desde a fundação da emisorra, Paulo Amigão apresentou durante muitos amigos o programa "SportsCenter", ao lado do jornalista Antero Greco, que morreu no ano passado. A dupla fazia sucesso pelo jeito irreverente e pelo bom humor na apresentação do noticiário esportivo que fechava a programação diária do canal.

O PENSAMENTO DE EDGAR MORIN

Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum, é um antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita. Pesquisador emérito do CNRS. Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. O pensador completou 104 anos em 08 de julho de 2025

GINASTA BRASILEIRA FLAVIA SARAIVA CONQUISTA OURO NA HUNGRIA

Flávia Lopes Saraiva, é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística. Flávia Lopes Saraiva participou dos Jogos Pan-Americanos de 2015 representando o Brasil. Em sua primeira apresentação nos Jogos Pan-Americanos, classificou-se em primeiro lugar na trave.

LONDRINA: CEPAS AQUILES TEM VAGAS PARA CRIANÇAS EM CURSOS LIVRES E GRATUITOS

ARACAJU: EVENTO ENSAIOS DA RURAL

Ensaios da Rural: Projeto é levar o forró e a cultura nordestina a diferentes espaços da cidad

PREMIO LIHUEN É VENCIDO PELO FILME AINDA ESTOU AQUI

O filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, recebeu neste domingo (28) a sua 66ª premiação: o Prêmio Lihuén de Melhor Filme Ibero-americano, concedido pela primeira vez pela Academia de Artes Cinematográficas do Chile.

LIVRO RESGATA MESTRAS E MESTRES DA CULTURA AFRO-GAÚCHA

O livro recém-lançado "Patrimônio Vivo" resgata as histórias de oito mestres e mestras da cultura popular afro-gaúcha, com o objetivo de preservar tradições orais, transmitir legados e celebrar a rica diversidade cultural do Rio Grande do Sul. A publicação, organizada pelo jornal Nonada, será doada a escolas públicas e destaca a importância da coletividade para a salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro.

OTHON BASTOS É OVACIONADO EM ESTREIA DA PEÇA "NÃO ME ENTREGO, NÃO"

Considerado o maior ator brasileiro vivo, Othon possui uma carreira de títulos marcantes no cinema e no teatro que são relembrados em cena, na peça que estreou recentemente.

sábado, 27 de setembro de 2025

ESPECIAL SOBRE A OBRA DE ALDO MORAES AINDA REPERCUTE NA ITÁLIA

Aldo Moraes é um compositor, instrumentista e escritor brasileiro. Nasceu em 16 de junho e recebeu o nome em homenagem a Clodoaldo, jogador de futebol que fez o primeiro dos três gols da da seleção brasileira contra o Uruguai na semifinal rumo ao tricampeonato, em 17 de junho, na Copa do México.

HISTÓRICO: WAGNER MOURA CONQUISTA PREMIO DE CINEMA NA SUIÇA

Ontem (26), o ator brasileiro Wagner Moura recebeu o prêmio Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique, na Suíça, por reconhecimento ao conjunto da obra de seu trabalho e, também, por sua performance no filme O Agente Secreto, que foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

PODCAST, PODE CHEFE? EDIÇÃO CAMBÉ RECEBE KOKINHO

https://www.youtube.com/watch?v=nKcWrgtm84Q

GOVERNO FEDERAL LANÇA EDITAL PARA PESQUISA SOBRE A IGUALDADE RACIAL

NO BLUE NOTE: LUIZA POSSI APRESENTA O SHOW ROMANTICA

Luiza Possi Gadelha é uma cantora, compositora e apresentadora brasileira

MÚSICA DE MINAS: TONINHO HORTA RETORNA A NOVA IORQUE

Antônio Maurício Horta de Melo é um compositor, arranjador, produtor musical e guitarrista brasileiro.

LIMA DUARTE É ARY BARROSO EM FILME SOBRE O COMPOSITOR

Ary Evangelista Barroso foi um renomado compositor brasileiro de música popular. Ele se tornou famoso por seus sambas, especialmente por "Aquarela do Brasil", considerada uma expressão emblemática do chamado "samba-exaltação".

PALESTRA O PAPEL DA MULHER NEGRA NA CULTURA, NA USINA CULTURAL

GRAVADORA BISCOITO FINO CONFIRMA ÁLBUM POSTUMO DE GAL COSTA

A gravadora Biscoito Fino lança nesta quinta-feira, 25, um single triplo com gravações extraídas do último show de Gal Costa no Coala Festival (2022). Os três cortes: “Como 2 e 2” (Caetano Veloso, com Rubel), “Vapor Barato” (Jards Macalé / Waly Salomão, com Tim Bernardes) e “Brasil” (George Israel / Nilo Romero / Cazuza), antecipam o álbum ao vivo As Várias Pontas de uma Estrela (Ao Vivo no Coala), que chega em formato digital e audiovisual em 17 de outubro.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

BILLIE HOLIDAY: A CANÇÃO CIRCULA PELO INTERIOR SERGIPANO

Billie Holiday (1915-1959) foi uma lendária cantora de jazz americana, conhecida como "Lady Day", que transformou tragédias pessoais em arte e se tornou uma das maiores vozes do século XX, além de uma pioneira na música americana. Sua carreira foi marcada por sucessos como "Strange Fruit", um poderoso hino anti-racismo, mas também por um combate constante contra o abuso de substâncias e a discriminação racial, culminando na sua morte aos 44 anos por cirrose e insuficiência cardíaca.