quinta-feira, 25 de setembro de 2025

MINC NO YOUTUBE: DIÁLOGOS CULTURA EM DADOS

LITERATURA: CHICO BUARQUE INDICADO PELO PREMIO JABUTI

PARA MULHERES: PROJETO SANFONEIRAS DE SERGIPE ABRE INSCRIÇÕES

As inscrições para o programa ‘Sanfoneiras de Sergipe’, que oferece aulas de sanfona exclusivamente para mulheres, começam nesta quarta-feira (24): https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfeWSggJ_HtolrVom6qC_XeSx6BZW94OUMb2fggAWCCi5efDg/viewform?pli=1 De acordo com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), são 20 vagas para o curso, que terá duração de seis meses com aulas práticas e teóricas. Serão duas turmas de 10 alunas cada, com idades entre 18 e 65 anos.

LINKS PARA TRANSMISSÃO DE PROGRAMA ITALIANO ESPECIAL COM O MÚSICO ALDO MORAES

https://www.facebook.com/share/v/1Cia75jBSe/ https://radiobrasilsom.com.br

HISTÓRICO: FOTO DE AMACIO MAZZAROPI COM SUA MÃE

INDIAROBA: INAUGURAÇÃO DO RESTAURANTE BAROLLO TERÁ MÚSICA AO VIVO

ATOR E TERAPEUTA VALDIR RODRIGUES ESTÁ NO EVENTO DA MARINGÁ INTEGRATIVA

NEY MATOGROSSO GRAVA O SAMBA DA IMPERATRIZ EM SUA HOMENAGEM

ONLINE: OFICINA TERRITORIOS CRIATIVOS NO SALIC

CAMBÉ: OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO DO RISO

FUNCAP SERGIPE LAMENTA FALECIMENTO DO FORROZEIRO ZÉ AMÉRICO

ANOS 50: FOTO ILUSTRA ÉPOCA DAS BAIANAS DA COCADA, NO RIO DE JANEIRO

DICA DO BLOG: ADQUIRA O LIVRO ADOÇÃO, DE MATEUS BORGES

https://pay.hotmart.com/W102080990K

IRMÃS DA PALAVRA LANÇAM ROMANCE EM LONDRINA

OBRA DE JACKSON DO PANDEIRO É PATRIMÔNIO CULTURAL DA PARAÍBA

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, foi um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Também conhecido como O Rei do Ritmo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

ARQUITETO CHINÊS KONGJIAN YU ESTÁ ENTRE AS VITIMAS DO ACIDENTE AÉREO

Quatro pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte na cidade de Aquidauana (MS), a cerca de 150 quilômetros de Campo Grande, no fim da tarde dessa terça-feira (23). Entre as vítimas está o chinês Kongjian Yu, 62 anos, considerado um dos mais influentes arquitetos e urbanistas da atualidade e criador do conceito das chamadas cidades-esponja, em que se utiliza da própria natureza para tornar os aglomerados urbanos mais resilientes às condições climáticas severas. FONTE: Agencia Brasil

EXPO JAPÃO LONDRINA TE LEVA AO CINEMA

MORRE EM BRASILIA O ATOR E DRAMATURGO GUILHERME REIS

O ator, dramaturgo, diretor e produtor cultural Luis Guilherme Almeida Reis morreu nesta quarta-feira (24), aos 70 anos, em Brasília. Criador de um dos maiores festivais de teatro do país, o Cena Contemporânea, Guilherme faleceu em decorrência de complicações de saúde, após permanecer internado por vários dias

EXPOSIÇÃO EM SALVADOR CELEBRA O LEGADO DE LUIZ GONZAGA

O legado de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, será celebrado em Salvador com uma nova exposição no Espaço Uno, no Pelourinho. A mostra “Sertão de Fé — a Fé Sertaneja nas Canções de Luiz Gonzaga” abre no próximo dia 4 de outubro, às 19h, dia de São Francisco de Assis, santo que dá nome ao rio mais famoso do nordeste. Com curadoria de Alberto Pitta, a exposição reúne obras do artista plástico baiano Bi Morais, que mergulhou na trajetória de Gonzagão para criar ilustrações cheias de poesia. Inspiradas nas gravuras de cordel, as obras retratam de forma visual e literária a conexão entre fé e cultura sertaneja, sempre tão presentes nas canções do sanfoneiro. Os trabalhos são resultado de pesquisas sobre o universo de Luiz Gonzaga e também das próprias vivências do artista.

PNAB LONDRINA: PROJETO O SAMBA, A COMUNIDADE, A CULTURA

A Escola de Samba Explode Coração é uma agremiação carnavalesca da cidade de Londrina, Paraná, fundada em 2002 e que já foi campeã de desfiles. Em 2018, a escola participou do programa Ver Mais e realizou apresentações no Centro Cultural da Zona Norte, mantendo projetos de samba apesar da interrupção dos desfiles no autódromo.

ESCRITORA KAREN DEBERTÓLIS ESTÁ NA FLIM 2025

Karen Debertolis – jornalista, mestre em Comunicação e escritora, autora de livros como Mapas Sutis e Guardados. Atua entre literatura, jornalismo e economia criativa, também com produções culturais e consultoria.

ACIDENTE DE AVIÃO NO PANTANAL MATA O CINEASTA LUIZ FERNANDO FERES DA CUNHA FERRAZ

Um trágico acidente aéreo no Pantanal, em Aquidauana, MS, resultou na morte de quatro pessoas, incluindo o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu e o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. Luiz Fernando foi diretor de “Dossiê Chapecó: O jogo por trás da tragédia (4x48)”, indicado ao Emmy Internacional. A obra retrata o acidente aéreo que matou jogadores, comissão técnica e jornalistas da Chapecoense, em 2016. O cineasta também trabalhou na produção de “To Win or To Win”, do grupo árabe MBC/Shahid, sobre o Al Nassr FC, time do craque português Cristiano Ronaldo.

SERGIPE É AQUI EM AMPARO DE SÃO FRANCISCO: FUNCAP MARCA PRESENÇA

LIVRO AS LAVADEIRAS CONCORRE AO 2º PREMIO CANDANGO

A Exposição As Lavadeiras apresenta doze telas da artista Dani Chineider com poemas de Edra Moraes. Montadas em formato de varal, criando um labirinto cheirando alfazema, torna-se uma memória afetiva da vida doméstica de mulheres. A ação compõe a programação da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro, que tem como tema central “Ler para mudar histórias”. A participação é gratuita. Dani Chineider é licenciada em Artes Visuais e já participou de exposições individuais e coletivas em diversos espaços, eventos e projetos. Edra Moraes é escritora, tem quatro livros publicados e participação em diversas antologias. Em 2016, recebeu a Bolsa da FBN para o livro Para ler enquanto escolhe feijão. No prelo a edição em espanhol que será lançada na Argentina. Em 2022 estreou como contista com Dispneia Distópica (Ed. Patuá). Recebeu os Prêmios “Obras Literárias Digitais 2020”; também o “Memorial Vivência, Literatura, Livro e Leitura”; entre outros.

FILME MANAS VAI REPRESENTAR O BRASIL NO PREMIO GOYA

ALDO MORAES TERÁ PROGRAMA MIX CULTURALE, NA ITÁLIA, DEDICADO A SUA OBRA

MORRE O JORNALISTA ROBERTO LEAL CORREIA

O jornalista, escritor e editor Roberto Leal Correia faleceu na segunda-feira (22/09/2025), aos 63 anos, em Salvador. O funeral foi realizado na terça-feira (23/09/2025), no Cemitério Bosque da Paz. Fundador da UBESC e editor da revista Òmnira, foi responsável por divulgar mais de 350 autores em países africanos e promover intercâmbios culturais.

DICA DO BLOG: CONHEÇA AS CACETEIRAS DO MESTRE RINDU

As Caceteiras do Mestre Rindú são um grupo folclórico do Nordeste brasileiro, especialmente de Sergipe, famoso por suas danças vibrantes e contagiantes de samba de coco. A sua dança de roda, tradicional e alegre, é caracterizada por movimentos e acompanhamento de palmas e instrumentos típicos.
Características principais Samba de Coco: É a expressão cultural principal do grupo, que se manifesta em danças de roda. Roupas tradicionais: As integrantes vestem roupas coloridas e tradicionais que realçam a estética da cultura popular sergipana. Tradição e Alegria: As danças são animadas e contagiantes, refletindo a rica tradição do samba de coco.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

PROJETO DA UEL COMBATE RACISMO ATRAVÉS DA LITERATURA

FINEP ABRE OPORTUNIDADE PARA EMPRESAS DO NORTE E NORDESTE

PARAFUSOS DE LAGARTO RECONHECIDOS COMO PATRIMONIO IMATERIAL

O Grupo Folclórico Parafusos é um grupo cultural e folclórico de Lagarto, Sergipe, sendo considerado o único do tipo no Brasil. Sua representação cênica faz alusão à fuga de escravizados das senzalas, sendo o "parafuso" conhecido como a dança da fuga, dança essa que teria sido criada pelos escravizados para comemorar a abolição. O grupo remonta ao período colonial, quando escravizados sonhavam com a liberdade nos quilombos, para escapar do sofrimento. Sua fundação foi em 7 de setembro de 1897, pelo Padre José Saraiva Salomão.

CANTORA LIVIA AQUINO É REVELAÇÃO DO PREMIO PALCO

Lívia Aquino, nascida em Sergipe, é uma cantora brasileira conhecida por sua voz marcante e sua dedicação à valorização das raízes negras na música.

TRIBUTO A GAL COSTA 80

MUSA: MORRE CLAUDIA CARDINALE

A atriz Claudia Cardinale, musa do cinema italiano, morreu aos 87 anos nesta terça-feira (23), em sua casa na França. A notícia foi confirmada por seu agente à agência de notícias France Presse. A causa da morte não foi divulgada. Nascida na Tunísia, filha de pais italianos, ela ganhou em 1957 o prêmio de "Menina italiana mais bonita na Tunísia", cuja recompensa foi uma viagem à Itália.
Lá, rapidamente emendou uma sequência de contratos no cinema. Com o tempo, estrelou clássicos como "8 1/2" (1963), de Federico Fellini, e "Era uma vez no Oeste" (1968), de Sergio Leone. Ao longo dos anos, participou de alguns dos filmes europeus mais celebrados das décadas de 1960 e 1970. Ela esteve ainda em obras como "A Pantera Cor-de-Rosa" (1963) e "O Leopardo" (1963).

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

JEANE TERTULIANO É PRESENÇA CONFIRMADA NA 11ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS

Jeane Tertuliano — Natural de São Miguel dos Campos e residente em Campo Alegre, Alagoas. Graduada em Letras pela Uneal, possui pós-graduação em Linguística com ênfase em Formação de Leitores e nas Literaturas Africana, Indígena e Latina. Como professora de inglês, português e literatura, atua como coordenadora pedagógica e é vice-presidenta do Conselho Municipal de Políticas Culturais. É colunista da Revista Internacional The Bard e membro de instituições literárias respeitadas, como a Academia Independente de Letras (AIL) e a União Brasileira de Escritores (UBE).

PNAB ESTÂNCIA: OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA COM THALITA SINTIQUE

EXPOSIÇÃO DE MARIA BONOMI, NO RIO

Maria Anna Olga Luisa Bonomi, 90 anos é uma artista plástica ítalo-brasileira que trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora.

IV ENCONTROS DE CULTURA DO INTERIOR DO PARANÁ

UFBA CONCEDE HONORIS CAUSA A AILTON KRENAK

Ailton Alves Lacerda Krenak é um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena crenaque e Imortal da Academia Brasileira de Letras.

PREMIO JABUTI 2025 HOMENAGEIA A ESCRITORA ANA MARIA MACHADO

Sexta ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, na sucessão de Evandro Lins e Silva e recebida em 29 de agosto de 2003 pelo acadêmico Tarcísio Padilha. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2012 e 2013. Sua obra inclui dez romances, uma coletânea de contos, 14 volumes de ensaios e dezenas de títulos infantojuvenis. Está traduzida em 23 idiomas e publicada em 31 países. Ana Maria Machado nasceu em Santa Teresa, Rio de Janeiro, a 24 de dezembro de 1941. É casada com o músico Lourenço Baeta, do quarteto Boca Livre, tendo o casal uma filha. Do casamento anterior com o médico Álvaro Machado, Ana Maria teve dois filhos. Estudou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no MoMa de Nova York, tendo participado de salões e exposições individuais e coletivas no país e no exterior, enquanto fazia o curso de Letras (depois de desistir do curso de Geografia). Formou-se em Letras Neolatinas, em 1964, na então Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, e fez estudos de pós-graduação na UFRJ. Deu aulas na Faculdade de Letras na UFRJ (Literatura Brasileira e Teoria Literária), na Escola de Comunicação da UFRJ, e na PUC-Rio (Literatura Brasileira). Além de ensinar nos colégios Santo Inácio e Princesa Isabel, no Rio, e no Curso Alfa de preparação para o Instituto Rio Branco, também lecionou em Paris, na Sorbonne (Língua Portuguesa) e na Universidade de Berkeley, Califórnia – onde já havia sido escritora residente. Em janeiro de 1970, deixou o Brasil e partiu para o exílio. Na bagagem, levava cópias de algumas histórias infantis que estava escrevendo, a convite da revista Recreio. Trabalhou como jornalista na revista Elle em Paris e no Serviço Brasileiro da BBC de Londres. Nesse período, participou de um seleto grupo de estudantes na École Pratique des Hautes Études cujo mestre era Roland Barthes, sob cuja orientação terminou sua tese de doutorado em Linguística e Semiologia, em Paris. O trabalho resultou no livro Recado do Nome (1976), sobre a obra de Guimarães Rosa. Como jornalista, trabalhou no Correio da Manhã, no Jornal do Brasil, no O Globo, e colaborou com as revistas Realidade, IstoÉ e Veja e com os semanários O Pasquim, Opinião e Movimento. Durante sete anos, chefiou o jornalismo do Sistema Jornal do Brasil de Rádio. Criou e dirigiu por 18 anos, com duas sócias, a primeira livraria do país especializada em livros infantis, a Malasartes. Também foi editora, uma das sócias da Quinteto Editorial. Por 35 anos exerceu intensa atividade na promoção da leitura e fomento do livro, tendo dado consultorias, seminários da UNESCO em diferentes países e sido vice-presidente do IBBY (International Board on Books for Young People).

MORRE A SOCIOLÓGA MARIA DAVID DE AZEVEDO BRANDÃO

Entre os personagens que contribuíram significativamente para a renovação e o avanço das ciências sociais na sociedade brasileira a partir da década de mil novecentos e sessenta se encontra Maria David de Azevedo Brandão. Nascida em Salvador em 1933, Maria se graduou em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia em 1956. Fez cursos de especialização em Antropologia Cultural pelo Museu Nacional e Antropologia pela Columbia University (1961); em Sociologia pela London School of Economics (1967) e mestrado em Sociologia na University of Pensilvania. Fez Livre Docência na Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado na Université de Paris – (Sorbonne Nouvelle), em 1983. Ingressando como docente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas em 1961, aí permaneceu por muitos anos, ministrando cursos de Sociologia, Sociologia Urbana e Metodologia de Pesquisa nas Ciências Sociais e realizando diversas investigações.

OS 80 ANOS DE GONZAGUINHA REPERCUTEM NA MIDIA

https://gonzaguinha.com.br/biografia/

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA COM EDUARDO BACCARIN COSTA

Baccarin-Costa é, além de escritor, professor há 34 anos, e dá aulas de Língua Portuguesa, de Produção Textual e de Literatura na rede pública estadual. Fez doutorado em Estudos Literários na Universidade Estadual de Londrina (UEL), é titular na cadeira de literatura no Conselho de Política Cultural de Londrina. Também faz parte da Academia de Letras, Ciências e Artes de Londrina, onde ocupa a cadeira 39. Desde ano passado ele desenvolve o projeto Casulo Criativo, com alunos da rede pública, para a formação de novos leitores. O escritor londrinense tem 16 livros publicados, sendo 15 no Brasil e um na Argentina. E segundo ele, no próximo 14 de dezembro irá lançar o 17º livro, intitulado “O Gringo do Bom Jesus”