domingo, 15 de setembro de 2024

POVOS ORIGINÁRIOS: MANTO TUPINAMBÁ RETORNA AO BRASIL

retorno desse ancião representa a retomada de uma história que foi apagada, uma história que precisa ser contada e preservada”, disse o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia oficial de recondução do Manto Tupinambá ao Brasil, nesta quinta-feira (12), no Museu Nacional do Rio de Janeiro. Produzido com milhares de penas vermelhas de pássaros Guará e com 1,80m de altura, o Manto Tupinambá, vestimenta sagrada para essa etnia brasileira, impressiona pela suntuosidade e resistência ao tempo. São quase 400 anos desde sua confecção, 335 deles passados no Museu Nacional da Dinamarca. A recondução faz parte de um movimento global que está trazendo artefatos de volta aos países que foram colonizados. E foi acompanhada por representantes da etnia. O retorno do manto, até então parte do acervo do Museu Nacional da Dinamarca, é um marco e o começo de uma nova história de conquista do povo indígena. Participaram ainda da cerimônia a primeira-dama Janja da Silva; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; e a presidente da Funai, Joenia Whapchana.

EVERTON CIRILLO ENTREVISTADO NO PODECHEFE?

ADECOM DIVULGA OFICINAS CULTURAIS GRATUITAS

domingo, 8 de setembro de 2024

MORRE APRESENTADOR E CONSULTOR FÁBIO ARRUDA

Morreu neste sábado (7) o consultor de etiqueta e apresentador de televisão Fábio Arruda. A morte do artista foi confirmada pela sua melhor amiga, Vanessa Palazzi, e pelo médico do apresentador, Roberto Zeballos por meio das redes sociais. Arruda também foi ex-participante do programa A Fazenda.

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

DEBATE CULTURAL COM PREFEITURÁVEIS DE LONDRINA

MUNDO.MUSICAL: MORRE SERGIO MENDES

Sergio Mendes morreu aos 83 anos nesta quinta-feira (5), em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde morava desde os anos 60. Segundo comunicado da família, "nos últimos meses, sua saúde foi debilitada pelos efeitos da covid longa". Músico brasileiro que mais fez sucesso nos Estados Unidos em todos os tempos, ele colaborou com grandes ícones do jazz (Herb Alpert, Cannonball Adderley), com artistas do pop americano (Stevie Wonder, Justin Timberlake, Black Eyed Peas, John Legend) e da MPB (João Donato, Hermeto Pascoal). Em 60 anos de carreira com 35 álbuns lançados, Mendes ganhou o Grammy e foi indicado ao Oscar em 2012 pela música “Real in Rio”, trilha da animação "Rio", feita em parceria com Carlinhos Brown.