sábado, 19 de dezembro de 2015

EDITH PIAF: 100 ANOS

Edith Piaf nasceu a 19 de dezembro de 1915, no número 72 da rua de Belleville, um bairro de imigrantes, segundo a lenda que ela mesma alimentou, ou no hospital Thenôn de Paris, como consta do registo civil.

Filha de um acrobata de rua e de uma cantora de cabaret de origem italiana, os seus 47 anos foram marcados pela pobreza e a sordidez, inclusive nos seus dias de glória, quando toda a França e meio mundo se emocionavam ao escutarem "Milord" ou "La Vie en Rose".

A infância de Édith Piaf passou-se entre a miséria, a doença, os prostíbulos que a sua avó geria e os circos ambulantes onde trabalhava o pai, que a criou quando a mãe se foi embora.

Aos 14 anos, trocou o lar familiar pelos cabarets de Pigalle e, ainda adolescente, deu à luz a sua única filha, Marcelle, que morreu de meningite aos dois anos e meio.

O seu primeiro êxito chegou quando tinha 20 anos, graças ao empresário Louis Leplée, que a batizou como "A Menina Pardal" ("La Môme Piaf") e a ajudou a gravar o primeiro disco.

Em 1946, gravou "La Vie en Rose", provavelmente a grande canção da sua vida, e a melodia que há pouco serviu de banda sonora a muitas homenagens às vítimas dos atentados terroristas de 13 de Novembro em Paris, que fizeram 130 mortos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário