quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bob Dylan, 70 anos


Uma exposição de fotografias em Nova York iniciou uma homenagem ao compositor Bob Dylan, que completa 70 anos no próximo dia 24, por meio de centenas de imagens de uma turnê realizada entre 1975 e 1976, algumas delas inéditas.

O fotógrafo Ken Regan é o autor das fotografias, que mostram Dylan a cores e em preto e branco durante suas apresentações, mas também em momentos mais íntimos, nos quais o compositor aparece lendo, passeando e conversando de forma descontraída com outros conhecidos músicos como Bruce Springsteen e Patti Smith.

As compositoras Joni Mitchell, Joan Baez e o escritor Allen Ginsberg são outros personagens famosos que aparecem ao lado de Dylan nas imagens. "Ken Regan traz à galeria um dos conjuntos mais completos de imagens icônicas do músico", disse Peter Blachley, co-proprietário da galeria Morrison Hotel, que abrigará a exibição até junho, segundo um comunicado à imprensa.

Regan nasceu e cresceu em Nova York, onde estudou jornalismo e começou sua carreira cobrindo eventos esportivos, embora também tenha retratado conflitos armados e trabalhado para a família Kennedy - em reuniões familiares e eventos políticos - e para diversas revistas, como Vanity Fair e Time.

Foi exatamente esta última revista que pediu a Regan que cobrisse o show que Dylan deu em Chicago em 1974. Meses mais tarde, o próprio músico o convidou para ser o fotógrafo oficial da turnê Rolling Thunder, onde fez as imagens que agora exibe na mostra.

Regan teve acesso privilegiado às apresentações, viagens e aos momentos de descanso dos artistas, o que lhe permitiu oferecer "um olhar próximo da vida dos músicos nesta viagem, com Dylan à frente", segundo o responsável da galeria, especializada em imagens do mundo da música.



Dylan, cujo nome real é Robert Allen Zimmerman, é um dos compositores mais influentes do século XX, e no momento em que foram feitas as fotografias já havia se tornado um mito da música graças a álbuns como Bringing It All Back Home e Blonde on Blonde.

A exposição vem acompanhada de um livro em edição limitada e numerada que reúne algumas das imagens da mostra, segundo destacou o proprietário da galeria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário