sexta-feira, 18 de junho de 2010





Galeria Luisa Strina anuncia exposições para junho



Destaques em universos distintos, Gabriel Sierra e Magdalena Jitrik retornam ao Brasil em mostras inéditas





São Paulo, maio de 2010 - No dia 1° de junho, a Galeria Luisa Strina apresenta duas exposições inéditas no Brasil. No primeiro andar, o colombiano Gabriel Sierra exibe esculturas e objetos definidos como “parafuncionais”. Nos outros dois andares, a argentina Magdalena Jitrik apresenta trabalhos entre pinturas, desenhos e vídeo.



A relação entre as pessoas e seus objetos cotidianos, e o condicionamento imposto pela arquitetura e outras estruturas do dia a dia das cidades, fazem parte da obra de Gabriel. Para seu retorno ao Brasil, após passagens pelas Bienais de São Paulo e Mercosul, o artista, amplamente influenciado pelo design, constrói peças para interferir no espaço. São estruturas retráteis de ferro, madeira e cimento que se lançam ao vazio, modificando a abordagem da peça pelo observador e sua relação com o ambiente da galeria.



Magdalena abraça grandes momentos históricos com roupagem construtivista e abstrata. Para essa individual, a artista reúne trabalhos de outras séries, que trazem a arquitetura como temática, experimentam dimensões reduzidas de seus quadros e ressaltam a importância da música em seu processo criativo para compor um leque em diferentes suportes. No terceiro piso da Luisa Strina, Magdalena apresenta seus exercícios em arte eletrônica com vídeo.



Formado em Desenho Industrial pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, de Bogotá, Gabriel Sierra expõe individualmente desde 2002. Em seu currículo, passagens por galerias do México, Inglaterra e Espanha, entre mostras individuais e coletivas, e uma intervenção na Colette, conhecida loja de Paris, onde aplicou meias nos pés das mesas do local com o intuito de quebrar a frieza do ambiente.



Magadalena é formada em Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires e em Artes Visuais pela Escola de Artes Plásticas da Cidade do México. Começou a expor em 1990, com uma individual em Bueno Aires. Consolidou seu trabalho alternando sólidas individuais nessa cidade com exposições coletivas em cidades como Nova Iorque (EUA) e Marselle (França).



A visitação acontece de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h. As exposições ficam em cartaz até 24 de julho. A entrada é gratuita. Os artistas estarão presentes quando da abertura das exposições.





1° andar: Intitulado, de Gabriel Sierra



2° e 3° andar: Magdalena Jitrik



De 1° de junho (abertura das 19h às 22h) a 24 de julho

Galeria Luisa Strina

Rua Oscar Freire, 502

(11) 3088-2471

http://www.galerialuisastrina.com.br/

info@galerialuisastrina.com.br

De segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h
Sábados das 10h às 17h

Entrada gratuita.





Sobre a Galeria Luisa Strina



A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina. Em 1970, começou como marchand dos amigos e artistas Wesley Duke Lee, Fajardo, Baravelli, José Resende e Babinski. Em 1974, abre a Galeria Luisa Strina no antigo estúdio de Baravelli, quase que em mutirão, mas já com uma linha de trabalho definida: mostrar a produção de artistas nacionais e estrangeiros, em um movimento de mão dupla, dentro e fora do país.

No mesmo ano, trouxe pela primeira vez ao Brasil obras dos artistas pop americanos Roy Lichstenstein, James Rosenquist, Jim Dine e Andy Warhol. Luisa Strina lançou diversos expoentes da nova geração, como Leonilson, Cildo Meireles, Tunga, Antônio Dias e Edgard de Souza. Em 1992, foi a primeira galeria latino-americana convidada a participar da seleta Feira de Arte de Basel. Atualmente, a Galeria Luisa Strina representa uma mistura de artistas consagrados e nomes emergentes, sempre mostrando o que há de mais relevante na arte contemporânea nacional e internacional.





Cartaz Comunicação

Leandro Matulja e Sandra Calvi

www.agenciacartaz.com.br



Informações para imprensa:

André dos Santos – (+55 11) 3871-3030 r. 208 / 9194-3477

andre@agenciacartaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário