sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

8º PRÊMIO BRAVO PARA A CAMERATA ABERTA

O 8º prêmio Bravo! de Cultura homenageou no dia 30/10, no auditório do Ibirapuera os artistas que mais se destacaram durante o ano nas mais diversas áreas da cultura.

Neste ano, o Selo Sesc concorreu e foi vencedor na categoria de Música Erudita com o CD Espelho D’Água da Camerata Aberta.

O grupo foi criado em 2010 pela Escola de Música do Estado de São Paulo - Tom Jobim e é gerido pela Santa Marcelina Cultura e ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

No ano de sua formação, estreou diversas peças de compositores brasileiros e recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de melhor grupo de música contemporânea do Brasil de 2010.



Este é o primeiro CD da Camerata Aberta e foi lançado em maio deste ano no Sesc Bom Retiro. Apresenta obras eruditas contemporâneas de compositores brasileiros como Silvio Ferraz, Sérgio Kafejdian e Rodrigo Lima e estrangeiros como o português Miguel Azguime, o italiano Franco Donatoni e o alemão Oliver Schneller, sob a regência do maestro francês Guillaume Bourgogne. Ouça aqui trechos do álbum e conheça o livreto que acompanha o CD.

A Camerata é composta por 16 músicos atuantes na cena erudita brasileira, especializados nas mais recentes técnicas instrumentais. São professores da Escola Tom Jobim e instrumentistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Municipal de São Paulo e Orquestra Sinfônica da USP.

A proposta do grupo tem duas facetas principais: por um lado, estabelecer o diálogo entre a música atual, a música consolidada do século 20 e a música histórica (dos séculos 18 ao 19); por outro, incentivar a estréia de obras de compositores brasileiros e a formação de público, por meio da realização de concertos didáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário