Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
domingo, 2 de novembro de 2025
PERFIL DO DIRETOR TEATRAL JOSÉ ANTONIO TEODORO
No final da década de 1970, Londrina viu surgir essa figura que mais tarde seria reconheccida como um dos nomes mais influentes da cena teatral da cidade. Jovem, intenso, esteta por convicção, ele se aproximou do teatro como quem encontra um chamado inevitável. E respondeu a ele com a coragem e sonhos. Em 1978, Teodoro criou e passou a dirigir o grupo Delta de teatro. No ano seguinte, fundou o Bar Valentino, na avenida Bandeirantes, em uma icônica casa de madeira.
Além da atuação no teatro, Théo, como era chamado pelos mais próximos, foi professor, pesquisador, cinéfilo apaixonado por Fellini e Woody Allen, e leitor voraz. Em seu modo de fazer e pensar teatro, admitiu a influência do diretor paulistano Antunes Filho. Encantava seus atores e alunos com a síntese, a originalidade e o poder artístico de suas ideias. Deixou sua assinatura definitiva, moldando o teatro londrinense com um olhar sensível e profissionalizante. Sua primeira montagem, em 1978, foi Os Filhos de Kennedy, de Robert Patrick.
Sua breve, porém impressionante trajetória, foi coroada em 1987 com o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria de Diretor Revelação, por sua impactante versão de Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues. Uma indicação ao Prêmio Mambembe no mesmo ano consagrava o que já se sabia nos bastidores: José Antonio Teodoro era um talento de dimensão nacional.
Mas sua maior virtude talvez tenha sido a generosidade. Era rígido nos ensaios, detalhista ao extremo, intolerante com improvisos descuidados, mas afável e encantador nos bastidores. Criava com disciplina, mas também com paixão. Ensinava teoria como quem conta histórias. Sua morte precoce, aos 34 anos, em 04 de agosto de 1987, interrompeu uma trajetória que ainda prometia muito. Mas suas ideias e montagens ainda são lembradas nos palcos e na memória de muitos.
Fontes: Maurício Arruda Mendonça, blog Epigrafias. 2009 / Francismar Lemes, Folha de Londrina. 30 dez. 2007 / Acervo Londrina Histórica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário