Fundado em 1998, o Instituto Cultural Arte Brasil é uma OSC cultural com ações e projetos na cultura, esportes, meio ambiente e cidadania. Tem reconhecimento do Sesc, Minc, Rock In Rio, CESE, Itaú Social, Cenpec, Unicef, Instituto RPCom e Febrafite. Atuante na defesa, pesquisa e difusão da cultura brasileira, realiza ações arte-educativas e de combate ao racismo com adolescentes e jovens em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 osc.artebrasil@gmail.com https://www.instagram.com/batuque_nacaixa/
sexta-feira, 10 de outubro de 2025
POETA ANGOLA ANA PAULA TAVARES RECEBE O PREMIO CAMÕES 2025
Apoeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares é a vencedora do Prêmio Camões 2025, o mais importante da língua portuguesa. A reunião do júri aconteceu na manhã desta quarta-feira, de forma virtual. O valor da premiação é de 100 mil euros, um dos maiores valores do mundo entre os prêmios literários. A premiação é concedida por meio de subsídio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e do Governo de Portugal. Nascida em 1952, na província angolana de Huíla, Ana Paula Tavares iniciou a graduação em História na Faculdade de Letras do Lubango (atual Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla). Em 1992, mudou-se para Portugal, onde concluiu o curso na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e fez mestrado em Literaturas Africanas. Posteriormente, concluiu doutorado em Antropologia na Universidade Nova de Lisboa. Atualmente, leciona na Universidade Católica de Lisboa.
Ana Paula Tavares já publicou mais de dez livros, entre poesia, crônicas e romances, incluindo títulos como “Ritos de Passagem” (1985), “O Lago da Lua” (1999), “A Cabeça de Salomé” (2004) e “Um rio preso nas mãos” (2019). Em 2004, ganhou o Prémio Mário António de Poesia, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o livro “Dizes-me coisas amargas como os frutos”. Em 2007, recebeu o Prêmio Nacional de Cultura e Artes de Angola (categoria literatura), pelo livro “Manual para amantes desesperados”. Obras de sua autoria estão presentes em antologias publicadas em países como Portugal, Brasil, França, Alemanha, Espanha e Suécia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário