quarta-feira, 13 de novembro de 2024

LONDRINA: ADECOL PROMOVE CURSO SOBRE ENERGIA SOLAR

Alunos de colégio da periferia de Londrina participam do curso gratuito de instalação e manutenção de placas de energia solar. Estudantes do curso de técnico em meio Ambiente do Colégio estadual, Albino Feijó Sanches, de Londrina, participam todas as quartas, do curso de instalação de placas fotovoltaicas. A atividade faz parte do modulo energia solar, promovido pelo projeto ECO moradia, que visa capacitar futuros profissionais para atuar no mercado de energia solar. A ação e desenvolvida pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Londrina (ADECOL), com apoio do Instituto IMRV e Club de Engenharia e Arquitetura (CEAL).
Os alunos aprenderam desde conceitos básicos de energia elétrica passando por sistemas de segurança no trabalho, em instalações e a montagem das placas de energia solar. A presidente da Associação, Maria Inês, fala da importância da formação e atuação dos alunos. “ Pós formados eles poderão atuar em suas comunidades, fazendo um trabalho social de baixo custo para as famílias mais carentes, além da empregabilidade no mercado formal. ” Disse O estudante Igor Feitosa de 17 anos gostou muito do curso, para ele tudo foi novidade. “ Muito interessante uma área que não tinha noção de como funcionava pude aprender bastante coisa.”. Feitosa acha que no futuro poderá aproveitar os conhecimentos adquiridos para se engajar em novo um emprego. Já Juares Abrão está em dúvida sobre sua atuação nesta área.” Eu não tinha conhecimento dessa tecnologia, achei bem bacana, mas ainda não sei se vou seguir nesse mercado”. Falou
O mercado de trabalho do ramo de energia solar vive seu melhor momento de expansão. Fontes indicam que a potência instalada de energia solar no Brasil ultrapassou 39 gigawatts (GW) em 2024, o que representa 17% da matriz elétrica do país. O Brasil conta com mais de 10 mil empresas atuando com energia solar, em 2023 este mercado gerou mais de 264 mil empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário