A Superintendência-Geral da Cultura e o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) manifestam grande pesar pelo falecimento do publicitário, apresentador, produtor cultural e ex-conselheiro do CONSEC Fernando Durante, nesta terça-feira (06/04), no município de Ponta Grossa. “Perdemos hoje uma figura de extrema importância para a cultura paranaense. Alguém que soube unir sensibilidade às boas práticas para a política cultural”, lamentou a superintendente-geral da Cultura do Estado, Luciana Casagrande Pereira.
Com forte atuação na vida cultural da cidade, Durante foi o criador do FETECA (Festival de Teatro do Colégio de Aplicação, em 1973) e do FUC (Festival Universitário da Canção, em 1980). Entre 1989 e 1992, quando era diretor de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, criou o Sexta às Seis e o Quarta Cultural, além de participar da organização das três primeiras edições da MünchenFest. Foi o único ponta-grossense a receber os prêmios de Melhor Ator (1978) e Melhor Espetáculo Infantil (1981) no Fenata (Festival Nacional de Teatro).
Fernando Durante atuou com publicidade por quase 40 anos e foi o sócio-fundador da Ideia Três Publicidade. Apresentou os programas Caminho das Pedras (TV Educativa) e Cidade Entrevista (Rede Massa/SBT). Foi membro da AMCG Cultura, representou a macrorregião dos Campos Gerais no CONSEC. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura, da FUNEPO/TV Educativa, do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) e do Conselho Municipal de Política Cultural.
Nossa gratidão ao querido Fernando pela grande contribuição na formulação de políticas públicas de Cultura no Paraná. E a todos os amigos e familiares nossos profundos sentimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário